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11 dicas incríveis para fidelizar os clientes com as vendas de final de ano

Todo fim de ano traz grandes oportunidades para que lojistas e prestadores de serviço façam boas vendas e tornem satisfatórios os processos de compras. Como este é um ponto alto do comércio, os empreendedores devem ficar atentos às oportunidades geradas no dia a dia para não vender somente em dezembro, mas durante o ano todo.

Para ajudar nessa missão, preparamos 11 dicas infalíveis que ajudarão você e a sua equipe a gerar satisfação e fidelizar os clientes. Leia com atenção e se prepare para colocá-las em prática.

1. Conheça bem os clientes

Quanto mais informações o seu empreendimento tiver sobre o público que realiza as compras, maiores serão as chances de fidelizar os clientes. Isso porque, tendo em mãos o perfil, as necessidades e os desejos de cada um deles, será muito mais fácil acertar na abordagem e, assim, vender mais.

2. Faça um bom atendimento

Mesmo que, a princípio, essa dica pareça não conter novidade, é preciso reforçar que o bom atendimento é o ponto-chave de sucesso de qualquer negócio.

Os profissionais que trabalham em uma empresa devem saber conduzir bem todo o processo de venda, da recepção ao fechamento de um negócio, a fim de cativar os clientes e fazer com que eles queiram retornar em todas as épocas do ano.

3. Estabeleça uma comunicação eficiente

Para que o cliente se sinta bem durante o processo de aquisição de um produto, ele precisa compreender com precisão tudo aquilo que o vendedor fala. Assim, é preciso que tal profissional consiga estabelecer uma linguagem universal, que seja de fácil entendimento para todos os tipos de consumidores.

É importante também ter em mente que o uso de expressões muito técnicas ou de informações que não são de conhecimento geral podem deixar o cliente inseguro, o que é um entrave para a compra e para o retorno dele ao estabelecimento. Portanto, tenha atenção à linguagem!

4. Ouça o que o cliente tem a dizer

Reclamações, sugestões e comentários gerais: permita que os seus clientes conversem com a sua empresa e exponham a opinião deles sobre qualquer assunto.

Esse tipo de acolhimento e de possibilidade de participação é fundamental para o processo de fidelização, pois, quando o consumidor sente que é ouvido, cria-se uma empatia quase instantânea que favorece o retorno dele à empresa.

5. Seja sempre profissional

Por mais que a aproximação e a personalização do atendimento sejam fundamentais para fidelizar um cliente, jamais seja invasivo. Trate o consumidor de seus produtos com respeito e atenção.

Caso ocorra alguma situação delicada durante o processo de compra (como a recusa de um crédito, por exemplo), aja de maneira profissional e mostre alternativas para ajudá-lo a resolver a questão, sem exposição ou constrangimentos.

6. Eduque o cliente

Aproveite o momento da venda para entender as reais necessidades do consumidor e, a partir disso, construir um atendimento que agregue valor ao que você comercializa e que ajude o cliente a usá-lo da melhor maneira.

Para entender melhor, veja este exemplo: se você tem uma loja de móveis, pode dar dicas de decoração, falar sobre as últimas tendências em design, apresentar objetivos que “conversem entre si”, entre outras dicas.

7. Não force a venda

Jamais empurre um produto para um cliente ou use argumentos inverídicos para fazê-lo fechar a venda. Quando esse tipo de situação acontece, há grandes chances de o consumidor se arrepender logo após a compra, o que causará mal-estar nele e o impedirá de voltar à loja mais vezes.

Para fidelizar um cliente, você não precisa necessariamente realizar uma venda, mas sim ser receptivo e estar disposto a ajudá-lo a encontrar a melhor solução para o que é buscado. E mesmo que seja frustrante perder uma venda agora, se o atendimento tiver sido adequado, muitas outras — e melhores — virão!

8. Cuide da logística

Muitas compras de fim de ano são feitas para presentear parentes e amigos. Por isso, o cuidado com as entregas deve ser redobrado. Atente-se ao estoque, aos prazos, às embalagens e à qualidade da entrega.

Não faça promessas que não possa cumprir e não venda o que não pode entregar. Suprir a expectativa do cliente quanto à logística nesse período do ano é fundamental para que a fidelização aconteça.

9. Ofereça brindes

Todos os clientes gostam de receber mimos. No fim do ano, um brinde tem um valor maior por se tratar de um período festivo, em que qualquer pequeno presente passa a ter um sentimento envolvido.

Assim, surpreenda os consumidores de seus serviços e produtos com um item especial. Não precisa ser nada muito caro ou inovador. Mas tem que ser ofertado com todo o carinho e cuidado, para que o cliente se sinta único.

10. Agradeça a compra realizada

Durante a venda, você pode aproveitar o momento para pedir autorização do cliente para mandar mensagens pelo e-mail ou pelo celular.

Caso haja o consentimento, finalizada a compra, mande uma mensagem agradecendo o negócio feito e fale sobre os votos da empresa para ele no próximo ano. Isso ajudará a criar um laço que será de grande valia para fidelizá-lo.

11. Invista em e-mail marketing

Aproveite a autorização para envio de e-mail e use os dados coletados no início da compra para mandar ofertas personalizadas para seus clientes por meio de um e-mail marketing.

Crie estratégias diferentes para consumidores com desejos e necessidades similares e encaminhe ofertas e dicas referentes ao seu nicho de mercado.

Sabe aquele exemplo dado acima, sobre a loja de móveis? Pois bem, crie conteúdos ricos que possam levar informações sobre as tendências de decoração para casa e escritórios. Assim, você pode acabar dando aos clientes ideias que farão com que eles voltem ao estabelecimento para comprar um sofá que combine com a sala de estar do apartamento, por exemplo.

Agora que você conheceu estas 11 dicas para fidelizar os clientes com as vendas de final de ano, que tal começar imediatamente a implementar todas as ações propostas?

E para que você tenha ainda mais sucesso neste mês festivo, leia também o nosso post Ambientação de lojas de móveis: atraia clientes e venda mais!