Blog da Linea

4 dicas para arrasar na decoração com a iluminação da sala

Spots, sancas, abajures, arandelas, luminárias… Isso sem citar os diversos tons de lâmpadas disponíveis no mercado. Com tantas opções, parece impossível garantir que a iluminação da sala saia do jeito certo. No entanto, com alguns cuidados, é viável criar um projeto bonito e aconchegante. Duvida? Então confira as 4 dicas listadas neste post:

 

1. Planeje a iluminação da sala

A sala é um cômodo multifuncional: ela pode ser o espaço para jantar, para ver televisão ou para receber visitas. E, em algumas casas, ela cumpre todas essas funções ao mesmo tempo.

Por isso, o planejamento é o primeiro passo para definir a iluminação da sala. É importante levar em conta como você e a sua família vão ocupar o ambiente. O lugar será uma espécie de cinema particular ou vai ser ocupado apenas nos fins de semana, quando os seus amigos decidirem se reunir no seu lar? Tudo isso deve ser levado em conta.

Outra opção é setorizar os pontos de iluminação. Assim, você pode clarear as regiões separadamente e garantir que a sala cumpra uma ou outra função, dependendo do seu desejo no momento.

2. Garanta o conforto durante o jantar

Durante uma refeição, a iluminação faz toda a diferença. Sendo assim, é fundamental caprichar na iluminação da sala de jantar. Você pode, para esse caso, investir em uma bela luminária pendente e transformá-la em um dos protagonistas da decoração do ambiente.

Os pendentes devem ser instalados a 60 centímetros de distância do tampo da mesa. E, caso o móvel seja muito comprido, é possível adicionar mais de um pendente. Lembre-se apenas de que a lâmpada deve proporcionar conforto, então o ideal é investir em uma luz amarela e que não emita muito calor.

3. Crie um cantinho do cinema

Que tal criar um cinema particular na sua casa? Se você gostou da ideia, precisará de um sofá, uma televisão e duas poltronas. Quanto à iluminação, ela deve ser pensada da seguinte maneira: 1 foco que clareie toda essa zona e 2 luminárias de apoio, uma em cada lado do sofá. Desse jeito você pode deixar a luz mais baixa durante o momento do filme com pipoca.

A iluminação indireta é outra alternativa. Spots e sancas são, portanto, uma opção a ser considerada. Mas é preciso ficar atento, pois esses focos não podem iluminar todos os cantos, como a televisão (que ficará com reflexo na tela) e o sofá (que poderá ficar incômodo para quem estiver sentado).

A dica é usar lâmpadas amarelas, que são mais relaxantes.

4. Destaque os itens de decoração

Se a sua sala é decorada com quadros ou outros objetos de decoração, não deixe de iluminá-los. Para isso, existem apliques de parede ou focos com iluminação pontual, que podem ser instalados em gesso, por exemplo. Essa técnica é ótima para quando se deseja destacar algum detalhe do cômodo.

Já as fitas LED podem ser usadas para iluminar nichos, estantes e aparadores. Além de criar um efeito diferente, essas fitas são compostas por lâmpadas muito econômicas. O seu bolso vai agradecer!

Quando combinada com móveis de qualidade, a iluminação correta faz toda a diferença na composição de um ambiente. Afinal, ela é capaz de valorizar o mobiliário e causar uma sensação de amplitude e de aconchego.

Você gostou deste post sobre iluminação da sala? Então continue com a visita em nosso blog, leia agora mesmo o nosso texto com 3 truques de decoração para salas de estar pequenas e se aprofunde no assunto!