Blog da Linea

4 erros mais comuns de lojas no momento da seleção de fornecedores

Você ainda acredita que os fornecedores são meros prestadores de serviços ou comerciantes de mercadorias? É bom começar a rever agora mesmo os seus conceitos. Os fornecedores devem ser vistos como parceiros, afinal, quando bem escolhidos, podem garantir a produtividade e a qualidade dos serviços e produtos da sua organização. Em resumo, eles contribuem diretamente para o seu sucesso — ou fracasso.

Então, o que deve ser avaliado durante a seleção de fornecedores? Certamente, alguns erros podem comprometer completamente a sua escolha, e eles começam justamente na percepção equivocada de que o fornecedor não faz parte da empresa. Vamos conferir cada uma dessas gafes? Confira a seguir os erros que devem ser evitados quando você fizer a sua avaliação:

Avaliar apenas os preços

Um dos maiores erros do empresariado é acreditar que preço é tudo na hora da escolha do fornecedor. Sim, de fato, a precificação é um dos principais diferenciais que um fornecedor pode apresentar, no entanto, existem outros fatores que podem fazer toda a diferença para o seu negócio.

Um deles é a questão logística. Em quanto tempo o fornecedor consegue realizar a entrega? Em períodos de sazonalidade, ele consegue atender as demandas? Enfim, essas e outras perguntas precisam ser respondidas e, dependendo do caso, pesar mais na balança no momento de decisão final.

Contar com apenas uma opção

Vamos imaginar o seguinte cenário: para garantir os preços atuais, você conta com um fornecedor exclusivo. No entanto, em um Dia dos Pais, quando deveria dobrar a quantidade de mercadorias disponíveis, acaba recebendo a mesma quantia de estoques. Ao solicitar o resto, o fornecedor diz que se esqueceu da demanda e que não tem mais estoques disponíveis para suprir suas necessidades.

Esse cenário revela que, além de você não ter um bom parceiro, nem sempre é uma boa ideia apostar na exclusividade. Por isso, procure sempre diversificar os fornecedores — mas sem exageros, é claro. É uma forma de garantir uma boa cobertura de estoques.

Desconsiderar o uso da tecnologia

É fundamental que os processos internos da empresa estejam alinhados aos dos fornecedores. Essa é uma tarefa difícil, mas tudo fica mais fácil com a tecnologia. Por isso, o cenário ideal é quando a empresa tem o seu próprio sistema ERP (Enterprise Resource Planning) interno e o fornecedor também conta com a ferramenta. Assim, podem trocar informações sobre os processos constantemente, de maneira integrada.

Essa é uma forma de garantir a produtividade e a cobertura de estoques do seu negócio. Portanto, sempre procure por fornecedores que já se utilizem da tecnologia, e também faça a sua parte.

Ignorar as questões mercadológicas

Lembra quando falamos que o preço não pode ser considerado isoladamente? Pois é. Na maioria dos casos, o barato pode sair caro. É fundamental considerar a qualidade do produto ou serviço oferecido pelo fornecedor, bem como a receptividade do público a esses produtos.

Se no momento da seleção de fornecedores você aposta apenas no melhor preço, dificilmente atenderá as necessidades do seu próprio público, o que certamente pode trazer uma desvantagem de mercado significativa.

Gostou das nossas dicas? Já enfrentou algum problema sério com fornecedores? Deixe seu comentário e conte para nós!