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5 dicas de marketing para atrair clientes para sua loja

Um dos grandes mistérios para qualquer empresário é saber como atrair clientes para sua loja. Afinal de contas, nenhum estabelecimento fica de pé sem consumidores para adquirir os produtos vendidos.

Se você tem um comércio, com certeza, já deve ter quebrado a cabeça tentando criar estratégias para garantir mais clientes entrando pela porta da frente e fechando negócios com você.

Por sorte, existem algumas boas estratégias de marketing que são muito úteis nesses casos. Seguindo essas dicas todos os dias, com perseverança e dedicação, não demorará muito para que sua loja esteja lotada de clientes.

Quer saber como? Então continue lendo!

Como o marketing pode ajudar a atrair clientes para sua loja?

Não é fácil para um lojista se comunicar com os consumidores. São poucas chances de mandar uma mensagem para convencer um cliente a comprar com você em vez de ir para a concorrência.

Você precisará usar técnicas de marketing para otimizar as suas chances de estabelecer uma boa comunicação com o público e atrair mais clientes para a sua loja de maneira sistemática e sustentável.

Com o marketing ao seu lado, você poderá comunicar aquilo que deseja que os consumidores percebam sobre a sua loja, além de entender melhor o que eles procuram no mercado.

Nós listamos uma série de dicas e técnicas que você poderá colocar em prática, hoje mesmo, para começar a atrair mais clientes para o seu estabelecimento. Continue lendo para saber mais!

1. Não espere o cliente vir até você

Esperar que os clientes venham até a sua loja não é a única forma de vender. No mercado atual, quanto mais ativo você for, mais reconhecimento terá.

Portanto, crie estratégias de divulgação dos seus produtos e da sua loja para atrair mais consumidores. Seja criativo nessa hora e explore todas as ferramentas que você tiver a sua disposição.

Por exemplo, incentive seus vendedores a divulgar as ofertas e a convidar o consumidor para ir ao estabelecimento por meio do Whatsapp. Essa é uma boa ideia usada por vários estabelecimentos atualmente.

Para que essa dica dê certo, é necessário que os vendedores sejam estimulados sempre, com uma rotina definida para essas ações. A estratégia deve ser debatida nas reuniões semanais.

2. Faça reuniões com frequência

Reuniões semanais, com no máximo 30 minutos de duração, são essenciais para o bom andamento do seu negócio. Esses encontros são úteis para tratar de metas e detectar se há problemas relacionados aos clientes, assim como com os produtos. Além disso, são momentos excelentes para que os fornecedores treinem a sua equipe sobre os produtos comercializados.

Abrir mão dessas reuniões pode ocasionar problemas sérios para a sua loja, pois a equipe fica despreparada para atender bem os clientes. Tal fato pode comprometer o desempenho das vendas.

3. Escolha bem seus produtos

Um dos pontos primordiais para que a sua loja tenha boas vendas ultrapassa adquirir produtos de qualidade dos fornecedores. É preciso ir além. Solicite materiais de treinamento e parceria na divulgação dos produtos.

Você precisa pensar além dos lucros. Por isso, selecione mercadorias desejadas pelas pessoas e não produtos que podem ficar estacionados na sua loja e que te obrigarão a fazer futuras promoções forçadas, pois diminuem o lucro e afetam os resultados do seu comércio.

No caso de produtos duráveis, como móveis, a compra não é constante. Por conta disso, é permitido cobrar um valor adicional no preço final da mercadoria, quando ele é vendido para os clientes. Nesse quesito, também é recomendado investir no bom relacionamento dos vendedores com os clientes e tornar a marca mais visível por meio de publicidade, que deve beirar o institucional.

4. Use a Internet como forte aliada

A Internet pode ser uma grande aliada de sua loja, ainda mais se estratégias de marketing digital forem colocadas em prática. Cadastre o seu negócio no Google, que dá mais destaque para empresas locais nas buscas, pois podem estar próximas do usuário. Crie, também, contas da sua marca nas redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram.

Além de ser uma forma interessante de se comunicar com os consumidores, esses canais podem ser grandes auxiliadores no momento de divulgar um vídeo sobre a sua loja. É válido gravar o vídeo no celular desde que ele tenha boa qualidade e seja publicado no YouTube.

Para atrair ainda mais clientes, busque um profissional especializado em e-commerce e faça o possível para conhecer as ferramentas de vendas online antes de pensar em investir. Quando o assunto for mensagens, lembre-se de fazer um levantamento sobre o gosto dos clientes e o que os interessam.

Não se esqueça que algumas ferramentas na rede tem recursos próprios para divulgar seu comércio. O Facebook, por exemplo, permite que você impulsione publicações para alcançar um número maior de pessoas.

Já o Google tem um sistema de links patrocinados que você paga para que o site da sua empresa seja exibido com destaque para pessoas procurando por produtos que você comercializa.

Além disso, é possível anunciar sua loja para pessoas que estejam fazendo buscas na mesma cidade ou geograficamente próximos de onde seu comércio está estabelecido.

5. Invista em bom atendimento

Uma pesquisa recente realizada pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios mostrou que 61% dos consumidores valoriza mais o atendimento do que preços ou qualidade dos produtos na hora de fechar uma compra.

Saber como atender bem aos clientes é ainda mais importante se a loja comercializa bens duráveis, como móveis, pois produtos desse tipo costumam ser mais valiosos para os consumidores.

Dessa forma, as pessoas tendem a preferir comprar bens duráveis em locais confiáveis. Com um bom atendimento, a sua loja pode ganhar muitas indicações por parte de consumidores satisfeitos e ganhar vários clientes dessa forma.

É importante lembrar que o atendimento continua no pós-venda e que é necessário ter dedicação quando o produto for entregue na casa do consumidor. Por isso, é de extrema importância que essa etapa do negócio não apresente problemas para o cliente.

Além disso, um bom atendimento pode ser um ótimo diferencial competitivo que vai destacar sua loja em detrimento dos seus concorrentes.

6. Tome decisões com base em análises e dados

Muitos lojistas costumam decidir suas próximas ações com base no instinto. Eles “sentem” o mercado e respondem de maneira instintiva. Não à toa, acabam se deparando com problemas em suas lojas por causa disso.

Um lojista, por mais experiente que seja, deve pautar suas decisões com base em análises e dados.

Para coletar essas informações, você precisará manter um registro organizado sobre suas vendas, compras e outras movimentações. Deverá também fazer pesquisas constantes com seus clientes e sobre sua concorrência.

Além disso, é recomendado que você faça diversos testes para comparar alternativas para deixar sua loja mais atraente aos consumidores. É possível testar as melhores maneiras de abordar um cliente, organizar os produtos na vitrine ou até mesmo formas de pagamento.

Uma boa análise desses dados e resultados poderá dizer quais são os seus produtos mais lucrativos, qual a época do mês (e do ano) em que os consumidores gastam mais e qual o perfil do cliente padrão da sua loja.

7. Organize sua loja focando no visual

Você sabia que a primeira impressão de um consumidor sobre a sua loja é essencial para definir se ele fará uma compra ou não?

Normalmente, um cliente forma sua primeira impressão sobre uma loja em apenas 10 segundos, com o aspecto visual do local sendo responsável por 83% da opinião formada nesse tempo.

Ou seja: a maneira como você organiza sua loja para apresentá-la tem papel determinante em converter os visitantes em clientes.

Por isso, você precisa estudar sobre Visual Merchandising para aprender a organizar sua loja de forma a atrair o máximo de clientes possível e não afastar nenhum comprador em potencial.

8. Promova sua loja com eventos especiais

Uma boa maneira de atrair possíveis compradores para um estabelecimento comercial é através da oferta de acontecimentos únicos.

Eventos especiais possuem certas características que atraem as pessoas. Normalmente são acontecimentos singulares (ou seja, não haverão outras oportunidades de conferir essas ofertas) e com tempo limitado (o que aumenta o caráter de urgência para o consumidor).

Aliando essas características com um desconto chamativo, você verá um fluxo constante de potenciais compradores aparecendo na loja sempre que um evento desse tipo for organizado.

Se criar o hábito de fazer eventos regulares (uma vez por mês ou a cada dois meses, por exemplo), poderá educar o público consumidor a aguardar pelos seus eventos para fazer suas compras de móveis para casa.

9. Prepare sua loja para receber mais consumidores

Nossas dicas já devem ter dado ideias de como atrair clientes para sua loja. Porém, não vale a pena usar todas essas estratégias para ver os consumidores saindo do seu estabelecimento sem comprar nada, não é mesmo?

Se a sua loja não estiver preparada para receber essas pessoas e convertê-las em clientes ao fechar vendas com elas, então todo o esforço para atraí-las será inútil.

Para preparar o seu comércio para lidar com os novos consumidores, você precisará focar em dois pontos: seu atendimento e o aspecto visual da loja.

Uma boa maneira de ficar preparado para receber novos clientes é treinar seus vendedores para abordar os consumidores da melhor maneira possível. Realize testes com diferentes estratégias para que seu time de vendas descubra o discurso mais eficiente para fechar negócios.

Além disso, repasse informações sobre os produtos da loja para que seus vendedores saibam as características de cada produto na ponta da língua, caso os consumidores precisem tirar dúvidas antes de comprar.

Em relação à organização da sua loja, estude sobre técnicas de visual merchandising para exibir seus produtos de modo a causar o máximo de impacto positivo nos seus clientes.

Lembre-se de que você tem apenas 10 segundos para causar uma primeira impressão no consumidor, que ajudará a decidir se ele comprará ou não algo no seu estabelecimento.

Agora que você já viu como atrair clientes para sua loja, que tal continuar estudando e avançar para o próximo passo? Então baixe nosso Guia Completo de Visual Merchandising, um e-book gratuito que vai ensinar tudo que você precisa saber para fisgar clientes!