Blog da Linea

5 dicas para escolher o rack ideal para uma sala pequena

 

Não dá para negar que o rack é um móvel versátil e multifuncional. Ele está presente em boa parte das casas brasileiras e não é difícil entender sua popularidade no universo do design de interiores.

Os racks servem para decorar a sala, otimizar o espaço e organizar o ambiente com elegância e personalidade. Eles são usados como suportes para os aparelhos eletrônicos e expositores de objetos decorativos, ou seja, são verdadeiros centros de mídia.

Para utilizar os racks a favor da decoração, é fundamental escolher a peça certa para o ambiente. Assim como acontece na moda, quando escolhemos roupas que favorecem nosso biótipo, é preciso escolher os móveis adequados para valorizar cada tipo de cômodo.

Veja essa e outras dicas para escolher o rack ideal para salas pequenas.

1. Acerte na escolha do tamanho

Quando a sala é pequena, o mais indicado é que o rack não tenha grandes dimensões. Prefira um móvel proporcional e totalmente compatível com as medidas do cômodo. A peça pode ser pequena no tamanho, mas deve ser grandiosa em estilo e bom gosto.

Vale ressaltar que os racks grandes não são recomendados, pois ocupam muito espaço, prejudicam a área de circulação e podem gerar poluição visual. Para acertar em cheio no tamanho do rack, o primeiro passo é medir o espaço no qual ele será colocado.

2. Pense nos outros elementos do espaço

O rack não é um móvel protagonista na decoração da sala, embora sua presença faça toda a diferença no ambiente. Por isso, é fundamental escolher um rack para sala pequena que combine com as demais peças do espaço.

A cor e estilo do rack devem dialogar com o sofá, mesa de centro, aparador, tapete, paredes, poltronas etc. Além disso, ele deve comportar bem os aparelhos eletrônicos, incluindo o televisor, caixas de som, Blu-ray, dentre outros. Não escolha o rack sem antes definir o que ele vai acomodar.

3. Aposte em cores claras

Nas salas pequenas, os racks claros são muito indicados, pois criam a sensação de amplitude no ambiente. Isso não quer dizer que as peças amadeiradas estão proibidas. Se você desejar um efeito aconchegante na sua sala de estar, os racks de madeira são mais do que bem-vindos.

4. Invista em um rack com painel

O rack com painel é uma opção interessante para salas menores. Trata-se de um móvel dois em um, capaz de tornar a sala mais bonita e funcional. Com ele, os fios não ficam aparentes, portanto, o visual do cômodo fica mais clean. Para completar, como o painel é fixo e suspenso, ele não atrapalha a circulação de pessoas no ambiente.

5. Atente-se à altura do móvel

Observar a altura do rack para sala pequena também é importante na decisão. Os racks altos demais fazem a sala parecer menor do que realmente é. Além disso, a altura excessiva interfere no conforto visual, uma vez que a TV também é instalada no alto, ficando fora de uma linha de visão desejável e agradável.

Como você já sabe, decorar uma sala pequena não é tarefa das mais fáceis, mas com as nossas dicas certamente a escolha do rack será simplificada. Agora aproveite para descobrir se a melhor opção para a sua sala é mesmo um rack ou se é uma estante.