Blog da Linea

5 dicas para escolher painel de TV para sala de estar

O painel de TV para sala de estar está presente na maioria das residências. Além de sua função principal — oferecer suporte para televisores de tela plana —, a peça também tem participação importante na hora de decorar as paredes do cômodo.

As principais lojas físicas e virtuais estão repletas de modelos de painéis. Se você não sabe qual levar para casa, acompanhe agora 5 dicas essenciais para acertar na escolha.

1. Definir o tipo de material

Você pode ter preferência por determinado material quando pensa em móveis para casa. Mas, além de pensar na estética e aparência do produto, é importante levar em conta outras características que acompanham cada matéria-prima, como durabilidade e resistência.

Veja, abaixo, alguns dos materiais mais usados em painéis e suas vantagens.

Madeira

Mogno, pinho, cedro, carvalho e nogueira estão entre as madeiras mais indicadas para a fabricação de móveis. Elas são resistentes e podem durar muitos anos se você cuidar da manutenção. Na hora de escolher para o painel, exija madeira certificada e evite peças que apresentarem muitos nós na superfície.

MDF ou MDP

O MDF e o MDP são placas de madeira reconstituída e se tornaram ótima alternativa às madeiras de lei. Os painéis feitos com esses materiais são revestidos por uma capa de madeira e podem durar anos. A principal vantagem está na versatilidade e no preço, já que costumam ser mais acessíveis e prático do que outros materiais.

Revestimentos

Alguns painéis podem ser obtidos com o uso de revestimentos na parede. Podem ser pedras naturais, cerâmicas, azulejos, porcelanatos, tijolinhos ou qualquer produto que você imaginar. A solução tem a vantagem de permitir inúmeras composições, mas exige um trabalho especializado para fazer a paginação e o assentamento das peças.

2. Respeitar o estilo da sala

Apesar de simples, um painel chama bastante atenção no ambiente. Assim, é preciso ter cuidado ao combinar diferentes acabamentos, cores e texturas na sala. Para não errar, siga o estilo presente no cômodo e, a partir daí, procure uma peça que harmonize com a decoração. Veja exemplos de painéis para diferentes temas.

Rústico

Ambientes rústicos prezam pelo conforto e não exigem acabamentos perfeitos, totalmente simétricos ou retilíneos. Nesse caso, um painel feito com pedras de corte irregular ou com madeira de demolição é muito bem-vindo.

Industrial

Essa decoração combina elementos metálicos e detalhes estruturais aparentes para simular um espaço da indústria. Ela pode ser complementada por um painel de tijolos ou de MDF com acabamento cinza — para reproduzir a aparência do concreto.

Minimalista

Um ambiente minimalista é muito fácil de trabalhar porque traz poucos elementos e cores. Você pode usar um painel colorido para contrastar com as paredes neutras ou um modelo feito com madeira de tons claros, a fim de manter o visual discreto da sala.

3. Avaliar a área disponível

Agora que você tem uma noção do estilo e material que deseja no painel, precisa atentar para as medidas do ambiente onde ele será instalado. Avalie também a disposição dos móveis da sua sala de estar para saber se a configuração atual pode ser melhorada.

Os televisores mais modernos são grandes e, por isso, não devem ser mantidos muito próximos do campo visual do telespectador. Quando isso acontece, sentimos os olhos cansados de tanto forçá-los para acompanhar a imagem da TV.

Por questão de conforto visual, a parede mais distante do jogo de sofá é a mais indicada para receber o painel. Logo, se ela está ocupada por estantes ou objetos decorativos, o ideal é mudar esses itens de lugar e deixar a superfície livre para a nova peça.

Veja dicas para adaptar o painel a cômodos de diferentes tamanhos.

Sala ampla

Os donos de salas grandes têm mais liberdade para compor o ambiente. Se é o seu caso, aproveite para usar um painel largo, que ocupe boa parte da parede. Os modelos que vão do piso ao teto também são indicados, já que mantêm boa parte do material exposto e, assim, dão destaque à decoração.

Sala compacta

O painel de TV para sala de estar compacta deve se adequar ao espaço disponível. Nesse caso, os modelos suspensos são ideais, já que não ocupam a base da parede e podem ser instalados acima de um rack existente. Painéis com muita profundidade também devem ser evitados para não prejudicar a área de passagem das pessoas.

4. Considerar o peso e tamanho da TV

Sabendo que o painel também tem função decorativa, não queremos deixá-lo totalmente coberto pelo televisor, certo? Esse erro pode ser evitado se você conferir o tamanho da TV antes mesmo de definir as dimensões do móvel. Algumas lojas, inclusive, trabalham com modelos prontos para telas de diferentes polegadas.

Na dúvida, procure por um painel que seja, pelo menos, 15 centímetros maior que a sua TV. Outro ponto a considerar no momento da compra é o peso total do eletrônico. Essa informação pode ajudar vendedores na hora de indicar um painel para TV que suporte aquela carga específica.

5. Pensar em funcionalidade

Outro fator determinante na escolha de um painel de TV é a funcionalidade da peça. Se você precisa de área extra para guardar eletrônicos, videogame e outros objetos que ficam espalhados pela sala, vai se contentar com os modelos equipados com gavetas, nichos e prateleiras.

Alguns painéis ainda trazem compartimentos para esconder as indesejadas fiações dos aparelhos. Com eles, você não só decora a sala de estar com um belo material, como também desfruta de mais espaço de armazenamento para manter tudo organizado e no devido lugar.

Agora que sabe o que levar em conta na escolha do painel de TV para sala de estar, basta ir até a loja mais próxima e adquirir o modelo que atende os seus objetivos. Depois de pronto, não se esqueça de completar o conjunto com quadros, espelhos e outros acessórios próprios para decoração de parede!

Ficou com alguma dúvida ou quer mais ideias inspiradoras? Aproveite para entrar em contato com a Linea Brasil e conhecer toda a linha de produtos para sala de estar!