Blog da Linea

5 tipos de revestimento para deixar sua casa mais bonita!

Ao contrário do que muitos pensam, os revestimentos da casa não são responsáveis apenas por agregar valor estético aos ambientes. Mais do que elementos decorativos, eles são itens funcionais, que podem facilitar a rotina dos moradores, especialmente no que diz respeito à limpeza.

Os revestimentos devem sempre ser escolhidos com base em seu potencial decorativo e na sua facilidade de higienização — até porque materiais brilhantes demais podem refletir a sujeira, enquanto os materiais muito claros denunciam pequenas manchas, respingos de gordura e até fios de cabelo.

Escolher o revestimento ideal para a casa nem sempre é tarefa das mais simples, pois o mercado oferece inúmeras opções. São cores, texturas e materiais distintos, o que pode deixar as pessoas confusas na decisão. No final das contas, a escolha vai depender das preferências e das necessidades de cada um.

Para te ajudar a optar pelo melhor revestimento para casa, listamos 5 tipos que deixarão o seu lar mais bonito. Veja:

Porcelanato

O porcelanato é um revestimento moderno, bonito e bastante prático. Usado para revestir paredes e pisos, esse material é frio e tem a vantagem de criar um efeito clean e sofisticado. Há várias cores, texturas e tamanhos de porcelanato, sendo que o acabamento pode ser fosco, acetinado ou brilhante. Vale ressaltar que o porcelanato é resistente, fácil de limpar e possui baixa absorção de água.

Cerâmica

Mais barata que o porcelanato, a cerâmica também é uma excelente opção de revestimento frio. A versatilidade e bom custo-benefício são as maiores vantagens desse material, que também pode ser utilizado em pisos e paredes.

O revestimento cerâmico não mancha e é bastante fácil de limpar. Entretanto, é uma opção menos resistente do que o porcelanato. Em relação à aparência, existem modelos lisos, estampados, esmaltados, foscos, texturizados, marmorizados etc.

Laminado de madeira

O laminado de madeira é um material que está se tornando muito popular na atualidade. De preço acessível e de rápida instalação, o laminado deve ser utilizado apenas em áreas livres de umidade. O ponto positivo é que ele pode ser instalado em cima de qualquer outro piso, até mesmo cerâmica, concreto e vinil.

A praticidade também conta a favor desse material, pois a limpeza é feita unicamente com pano umedecido em água com detergente neutro. Produtos como cera, silicone, saponáceos e palhas de aço devem ser evitados, afinal, eles podem danificar a superfície.

Taco

Muito usado no passado, o taco é um revestimento perfeito para quem deseja um efeito tradicional na decoração. Por ser composto de peças de madeira, o revestimento taqueado traz elegância e acolhimento para o espaço. Além disso, são mais resistentes do que o piso laminado e oferecem a vantagem de manter uma agradável sensação térmica.

Cimento queimado

O revestimento em cimento queimado está com tudo! Agora que as decorações industriais estão em alta e que a tendência do concreto à mostra veio forte, o cimento queimado tem conquistado espaço.

Ideal para uma estética moderna e despojada, esse material é indicado para quem deseja espaços contemporâneos, rústicos e  surpreendentes. Para prolongar a durabilidade, é preciso aplicar resinas com  base acrílica no cimento queimado.

E aí, quais desses tipos de revestimento para casa mais te agradam? Conhece outro material que ficou fora da nossa lista? Compartilhe a sua opinião nos comentários!