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6 dicas de exposição de produtos para alavancar as vendas

Em tempos de crise, a venda de produtos parece ser uma missão cada vez mais difícil — tanto que nem no Natal, época na qual os lojistas sorriem de orelha a orelha graças ao empenho do consumidor em adquirir presentes, os brasileiros parecem ter desembolsado tanto dinheiro assim. Apesar dessa dificuldade, ainda há esperança. Basta explorar algumas estratégias para estimular as compras. Uma delas é a exposição de produtos do jeito certo.

Veja, neste post, 6 dicas para trabalhar a exibição de itens na sua loja e garantir bons resultados para o seu caixa:

1. Invista em uma boa iluminação

Como a luz chama a atenção do cérebro humano, o 1º passo para garantir uma boa exposição de produtos é investir em uma iluminação eficiente. Nenhum cliente se sente atraído por uma loja escura, onde deve forçar a vista para enxergar as características de cada produto e o preço nas etiquetas.

É importante usar equipamentos de qualidade para não distorcer a cor dos itens à venda.  Por exemplo: imagine a frustração de comprar um sofá bege e, ao recebê-lo em casa, perceber que o tecido era, na realidade, branco. Uma situação muito chata, não é mesmo?

2. Organize toda a loja

Loja devidamente iluminada? Ótimo! Agora você pode partir para a organização e a disposição dos seus produtos. Um ambiente limpo e com itens organizados e dispostos de maneira lógica ajuda na atração de consumidores e no ato da compra. Afinal de contas, quem gosta de ficar procurando pelo produto desejado por muito tempo? E a situação só piora quando o preço não vale a pena.

3. Agrupe os produtos em categorias

Ainda no tema organização, há uma dica especial: agrupe produtos que se complementam. Por exemplo: o cliente que compra uma poltrona, por exemplo, poderá precisar de almofadas ou de mantas para decorar a nova peça. Sendo assim, é uma boa ideia posicionar esses acessórios próximos à área de venda de poltronas.

4. Aposte em recursos visuais

A tecnologia está aí. Então, por que não usá-la a favor das vendas? Para chamar a atenção de clientes, é indicado instalar fachadas luminosas nas regiões onde você quer dar destaque.

5. Destaque os itens em promoção

Capriche também nos acessórios de precificação. Em vez de usar etiquetas e folhas de papel, compre monitores e tags eletrônicas. Eles são uma ótima alternativa para as seções que estão em promoção ou que têm produtos que precisam sair logo do estoque.

6. Aproveite os arredores do caixa

A oportunidade para oferecer algo para os clientes não termina até que eles paguem pelos itens no caixa. Dessa forma, é aconselhável expor produtos que podem ser esquecidos — como itens de decoração e pequenos acessórios para a casa — ao longo da fila do caixa. Acredite, essa estratégia costuma trazer ótimos retornos!

Você gostou deste post sobre a exposição de produtos em uma loja? Então continue com a visita em nosso blog, leia agora mesmo o texto “Aprenda o que é importante considerar para ampliar o leque de produtos” e se aprofunde no assunto!