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6 dicas para aumentar o ticket médio de vendas na sua loja de móveis

Você sabe qual é o valor médio das compras que os clientes fazem na sua loja de móveis? Já imaginou como o seu lucro pode melhorar se você conseguir incentivar compras maiores sem precisar subir o preço dos seus produtos?

É justamente isso que veremos no post de hoje! Vamos entender a importância de aumentar o ticket médio e descobrir 6 dicas de como você pode promover essa melhoria nas vendas. Confira!

O que é o ticket médio de venda?

O ticket médio é um valor que indica quanto a sua loja fatura, em média, por cada venda em determinado período de tempo.

Se tivéssemos que definir o ticket médio em uma fórmula, seria:
Ticket médio = Receita bruta / Número de vendas

Suponha que, em determinada semana, uma loja de móveis tenha realizado 100 vendas, que totalizaram R$ 85.000. Nesse caso, o ticket médio para aquela semana seria de R$ 850 (85.000 / 100).

E se colocarmos em prática estratégias para aumentar esse valor? O que isso representaria para o seu negócio?

O que ter um ticket médio alto significa para o negócio?

O ticket médio é bastante utilizado por lojistas como métrica para avaliar a eficiência do negócio.

Mas um alto valor de ticket médio pode ter diversos significados. Listamos abaixo algumas das principais razões:

Vejamos então quais técnicas você pode colocar em prática para ampliar o valor do seu ticket médio.

Como aumentar o ticket médio da sua loja de móveis?

1. Escolha um bom fornecedor de móveis

Se os seus clientes não encontrarem produtos com bom custo-benefício na sua loja, provavelmente eles vão preferir procurar um concorrente.

Portanto, procure fazer parcerias produtivas com fornecedores de móveis que prezem os materiais resistentes e de durabilidade elevada. Além de atrair mais clientes devido ao padrão desses produtos, essa ação evita que você receba reclamações e tenha que se desgastar tentando resolver os problemas de insatisfação dos consumidores.

2. Ofereça montagem e/ou frete grátis

Essa tática chama bastante a atenção dos clientes, especialmente para a compra de móveis maiores que, em geral, são mais pesados e mais difíceis de montar.

Trata-se de uma ótima estratégia para aumentar o ticket médio da sua loja, mas é preciso analisar a situação das finanças da empresa, afinal, esse tipo de cortesia também tem que trazer vantagens para o lojista.

Uma solução interessante é fazer o frete e/ou a montagem grátis apenas quando o cliente comprar determinado produto, um conjunto previamente estabelecido de mercadorias ou nas compras que somarem valores mais altos.

Mas cuidado! Mesmo sendo uma cortesia, fique atento em relação ao serviço prestado na entrega e/ou na montagem. Essas etapas fazem parte da experiência de compra do cliente e, se forem ruins, ele provavelmente não voltará a frequentar a sua loja.

3. Presenteie seus clientes

Outra forma de cortesia consiste em dar um brinde de presente para quem fizer compras de importâncias mais altas. Se desejar favorecer apenas os clientes recorrentes, faça essa promoção para aqueles que já têm cadastro na loja.

Uma opção seria oferecer uma pequena mesa de canto ou um item de decoração para os clientes cadastrados que realizarem uma compra de no mínimo R$ 900. Para chamar ainda mais a atenção do público e, ao mesmo tempo, proporcionar maior controle em relação ao número de cortesias, deixe evidente que dará o presente enquanto durar o estoque.

4. Promova descontos progressivos

A ideia aqui é: quanto mais produtos o cliente comprar, maior será o desconto. Ou seja, o cliente vai adquirir mais mercadorias em uma mesma compra para assim aumentar o ticket médio.

Portanto, deixe bem claro o quanto é possível economizar de acordo com o número de unidades que o comprador escolher.

Por exemplo, podemos usar essa estratégia para a compra de móveis que custem pelo menos R$ 500 cada. Se o consumidor comprar dois móveis, recebe desconto de 5%. Se a compra for de três móveis, o desconto é de 10%. E, ao comprar quatro móveis, 15%.

5. Ofereça desconto para produtos em conjunto

Outra tática que utiliza descontos é a de oferecer um preço menor para móveis comprados em conjunto. Nesse caso, quando o cliente compara o valor desses produtos adquiridos separadamente, percebe que levar o conjunto é um bom negócio.

O ideal aqui é vender itens que estejam relacionados de alguma forma. Por isso, faça uma análise dos móveis que você mais vende em uma mesma compra antes de implementar essa campanha.

Só para citar um exemplo, você pode oferecer um desconto de 5% na compra de uma estante juntamente com um complemento.

6. Forneça cupons de descontos por e-mail

Enviar cupons de desconto por e-mail é interessante porque os clientes percebem a vantagem de ter um cadastro na sua loja, além de sentirem que o seu negócio realmente se importa com eles. Trata-se de uma ótima tática para a retenção de consumidores, já que ajuda a encorajá-los a comprar na sua loja.

O uso de cupons deve ser por tempo limitado, conforme o estoque da empresa e de acordo com a saúde do caixa. Então, deixe claro o período durante o qual ele será válido e não exagere no desconto — entre 5% e 50% é suficiente.

Portanto, podemos perceber que há formas variadas de aumentar o ticket médio da sua loja e certamente haverá pelo menos uma que combinará melhor com o momento do seu negócio e as características dos seus clientes. Ao fazer uma ou mais dessas campanhas com cautela, você terá ótimas condições de potencializar o faturamento da sua empresa.

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