Blog da Linea

6 dicas para montar uma decoração vintage sem gastar muito

Nada melhor que avaliar e estudar diferentes estilos antes de repaginar o visual da casa. Entre as opções mais buscadas, a decoração vintage tem características que a tornam única. Muita gente confunde esse tema com o retrô, mas existem diferenças.

O termo retrô remete a uma releitura do passado, já o vintage representa algo clássico e de alta qualidade. Ou seja, enquanto os itens usados no primeiro estilo são atuais e trazem apenas a aparência de coisas antigas, as peças vintage são originais de épocas passadas, quando foram desenvolvidas/fabricadas.

De todo modo, ambos os conceitos abrangem elementos ultrapassados que marcaram determinadas datas, especialmente os períodos entre os anos 1920 e 1960. E aí? Ficou com vontade de adicionar algumas referências em casa?

Comece agora com nossas 6 dicas para compor ambientes vintage sem gastar muito!

1. Invista em cores neutras e tons pastel

Para manter a delicadeza do estilo, aposte nas cores neutras quando quiser cobrir grandes superfícies, como os pisos, tetos e paredes da casa. Bege, marrom, branco e cinza-claro são excelentes opções, e podem aparecer tanto na forma de tinta (pintura) quanto nos revestimentos (cerâmicas, pastilhas, ladrilhos, laminados).

Um piso de madeira ou uma parede de tijolinho, por exemplo, costumam harmonizar bem com espaços vintage, pois trazem tons terrosos e discretos. Além disso, ajudam a compor uma aparência rústica que era comum nas residências antigas. 

Se você curte um pouco mais de cor, a solução pode estar nas paletas de tons pastel, como rosa queimado, lilás, salmão, azul-turquesa e verde-água. Essas tonalidades podem ser complementadas por objetos com acabamento dourado ou acobreado.

2. Use papel de parede com estampa floral

O floral tem forte presença nos ambientes vintage. A boa notícia é que você pode encontrá-lo em materiais com preços acessíveis, como os adesivos ou papéis de parede. Inclusive, há quem aproveite tecidos antigos com esse tipo de estampa para revestir paredes, móveis e até elementos construtivos, como portas e janelas.

O segredo é escolher uma superfície bastante visível no ambiente e que possa se tornar destaque com a aplicação dos desenhos florais. Outras estampas que costumam se encaixar no estilo são os arabescos, as figuras abstratas e, também, alguns padrões geométricos delicados, feitos a partir de linhas curvas e traços suaves.

Para completar esse visual romântico, adicione vasinhos com ramos de trigo ou folhagens pela casa. Sobre os móveis e peitoris das janelas, experimente manter diferentes arranjos de flores  dispostos sobre bandejas ou garrafas de vidro.

3. Priorize peças de mobiliário em madeira

Nada é mais a cara do vintage que um belo móvel de madeira natural. Acontece que esse tipo de matéria-prima não é dos mais baratos no mercado, mas é possível fazer releituras com modelos fabricados em MDF ou MDP. A solução é mais em conta, e você ainda pode escolher o design e os ornamentos que acompanharão a peça.

Na hora de adquirir móveis, dê preferência para aqueles com ângulos bem marcados e formas arredondadas. Modelos com pés de palito, puxadores trabalhados e detalhes esculpidos já viraram tendência, afinal, lembram muito as décadas passadas.

Agora, se você é um dos sortudos que herdaram um exemplar de cômoda ou armário dos avós, comemore! Uma raridade como essa deve ser aproveitada na decoração da residência. Caso o móvel aparente muitos danos, você consegue revitalizá-lo com um trabalho de pintura, aplicação de verniz ou substituição de peças danificadas.

4. Garimpe objetos e acessórios antigos

É difícil encontrar objetos originais de décadas passadas nas lojas comuns. Por isso, a saída é procurar itens em antiquários, bazares e brechós localizados na sua cidade ou regiões mais próximas. Procure dedicar um dia para essa tarefa, pois garimpar raridades e peças diferenciadas exige tempo, paciência e um olhar afiado.

Analise todos os setores, prateleiras e gôndolas do estabelecimento para não perder a oportunidade de levar bons itens até sua casa. É interessante buscar acessórios para todos os cômodos, portanto, pense em utensílios de cozinha, porcelanas, luminárias, cristais, telefones antigos, relógios, aparelhos, quadros e porta-retratos.

Objetos metálicos, com acabamento prateado, dourado e acobreado são perfeitos para uma decoração vintage. Melhor ainda se eles apresentarem detalhes desgastados, a exemplo de um espelho oxidado (com manchas escuras) nas bordas.

5. Combine diferentes luminárias

Parte do aconchego transmitido nos ambientes vintage é obtido com o uso correto da luz. Nesse estilo, lâmpadas brancas devem ser evitadas para não criar um aspecto monótono ou artificial. O conforto visual pode ser garantido se você investir na iluminação indireta, com feixes de luzes distribuídos em vários pontos da casa.

Vale usar lustres pendentes, arandelas, abajures e até cordões de luzes. E você não precisa se limitar às lâmpadas incandescentes para clarear com cores amareladas: existem modelos de LED bastante econômicos que emitem luzes em tons quentes. Para completar, utilize candelabros e lamparinas que, ao trazerem o elemento fogo, deixam o espaço mais elegante e acolhedor. 

6. Customize elementos decorativos

Em tempos de fácil acesso à internet, tutorial é o que não falta para quem quer gastar pouco na hora de decorar a casa. Neste tópico, separamos algumas ideias de elementos inspirados no estilo vintage que você pode criar rapidinho e utilizando poucos materiais.

Confira e anote o passo a passo:

Mural de fotos

Você só precisará de uma moldura (de preferência ornamentada e antiga) e de diversas fotografias em preto e branco para compor um mural. Podem ser retratos da família, de animais ou de paisagens que tragam boas lembranças.

Em seguida, providencie um pedaço de cartolina que cubra todo o fundo da moldura escolhida. Fixe a cartolina sobre a parte de trás da armação com um pouco de cola quente. Depois, é só utilizar fita dupla face para preencher a área da cartolina com as fotos e, então, pendurar o mural no ambiente desejado.

Placas divertidas

Uma composição vintage fica mais alegre com plaquinhas que trazem histórias em quadrinhos, rótulos antigos de produtos e diferentes propagandas das décadas passadas. Para fazê-las, é muito fácil: procure figuras com o tema na internet e imprima no tamanho que você desejar ou achar melhor.

Depois, providencie folhas de cortiça. Esse material servirá como base (fundo) das imagens selecionadas. Com tudo em mãos, basta fixar as figuras impressas sobre a cortiça utilizando alfinetes. Pronto! Você já tem diversas plaquinhas para enfeitar a casa, e o melhor de tudo: dá para trocar o tema sempre que tiver vontade de mudar o visual.

Treliça decorativa

Tem uma parede vazia? Que tal decorá-la com uma estrutura de ferro rústica? Para criar uma espécie de treliça vintage, você pode escolher qualquer um dos seguintes materiais:

Com pregos e martelo, pendure o item escolhido na parede e enfeite a estrutura com fotos, luzes ou quadros. Outra possibilidade é manter um vaso de plantas trepadeiras sob a treliça para que as folhas se enrolem e preencham toda a grade.

Gostou das dicas? Perceba que todas são soluções acessíveis para criar uma decoração vintage que, mesmo inspirada em um tema específico, pode ter um toque da sua personalidade.

Aproveitando que você está aqui, compartilhe este post nas redes sociais para que mais pessoas saibam como repaginar a casa!