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7 dicas arrasadoras para diferenciar a sua revenda de móveis

Com a crise econômica, muitos lojistas viram o faturamento do seu negócio cair progressivamente. E, para contornar essa situação, eles tentaram de tudo: de mudanças na equipe a ampliação da variedade de produtos oferecidos. Apesar disso, as vendas continuaram caindo, e eles perceberam que precisam tomar outras decisões para diferenciar a sua revenda de móveis.

Quer saber quais são elas? Então continue lendo este post e confira, a seguir, 7 dicas para diferenciar a revenda de móveis na sua loja:

Encante na entrada

Quem trabalha com revenda de móveis sabe que a questão visual conta muito na hora de encantar o cliente. Entretanto, não são apenas os móveis de dentro da loja que devem estar organizados e em uma disposição harmônica.

A parte de fora da loja também deve ser convidativa: a situação do passeio, a fachada do estabelecimento, as condições do estacionamento (caso tenha), a limpeza da área externa. Tudo isso deve ser atraente o bastante para fazer o cliente entrar e se sentir à vontade.

Se o consumidor precisa se desviar de buracos ou lixeiras na calçada, ou se ele necessita se esforçar para ler a placa da fachada e entender do que se trata o seu negócio, existem problemas. É necessário cuidar para que o cliente veja um móvel por meio do vidro e se lembre que algo ali dentro será muito útil para ele.

Cuide da organização interna

Mesas, sofás, cadeiras, armários, aparadores, racks: tudo junto e misturado? Se a sua loja de revenda estiver assim, o cliente ficará confuso e não conseguirá achar o que ele quer.

Uma pesquisa do Sebrae-SP mostrou que uma loja organizada e com o visual bem cuidado é capaz de ampliar as vendas de 12% a 40%. O seu espaço deve estar organizado com base em alguma lógica: de acordo com os ambientes da casa, por tipo de móvel, por tipo de material ou outro critério que possa ser facilmente compreendido pelo cliente.

Esse critério de organização deve ser informado para o consumidor assim que ele entrar na loja, logo após a saudação de boas-vindas.

Outro aspecto que não dá para negociar é a limpeza da loja. O espaço deve estar sempre impecável e arejado. Chão sem folhas, móveis sem poeira e ar sem cheiro de mofo ou de ambiente fechado. Se a loja oferecer climatização, é importante verificar as datas de manutenção do sistema de ar-condicionado e se a temperatura está agradável para todos.

Realize um atendimento modelo

Esse é o quesito-chave para muitos revendedores de móveis: um bom atendimento. Alguns clientes costumam considerar esse o fator que determina uma venda. Para oferecer um atendimento de 1ª linha, é importante investir no recrutamento e seleção de vendedores e em treinamentos constantes.

A abordagem inicial deve ser simpática e objetiva. É importante saudar a chegada do cliente, perguntar se ele procura por algo específico, explicar a lógica de exposição dos móveis e se colocar à disposição para tirar qualquer dúvida.

Um bom vendedor tem a exata medida do contato com o cliente, não é “grudento” nem relapso. Explica a informação necessária e deixa o espaço para o cliente dar o retorno e manifestar a sua opinião e desejo. Mesmo que o vendedor não tenha o produto desejado na loja de revenda de móveis, pegará o contato com o cliente e tentará informá-lo caso o item chegue.

Aproveite a tecnologia

O mercado de revenda de móveis já oferece uma série de recursos tecnológicos que podem ajudar a alavancar as vendas da sua loja. Alguns aplicativos conseguem mostrar ao cliente como o móvel ficaria disposto de acordo com o espaço que ele tem disponível.

Há também ferramentas da área de decoração e arquitetura permitem alterar a cor das paredes, a posição dos móveis ou até visualizar o espaço em 3D.

Outra opção interessante é ter o portfólio digital com todos os produtos no site da loja de revenda. Ele pode ser acessado pelo cliente de casa, e, caso seja interessante para o vendedor, os produtos que não estiverem na loja podem ser mostrados ao cliente com o apoio de um tablet.

Divulgue o seu material

Para ser sempre lembrado pelo consumidor, é importante fazer parte do cotidiano dele. Mantenha um relacionamento constante com os seus clientes por meio das mídias sociais ou do envio de newsletters. O cliente precisa ter acesso ao material disponibilizado pela sua loja com alguma frequência, para conhecer novos produtos e ter acesso a promoções.

Algumas dicas de marketing podem te ajudar a estreitar e manter esse relacionamento com o seu público. Para criar uma cartela de clientes fiéis e adquirir novos a cada dia, é importante ter um posicionamento ativo para garantir novos mercados.

Participe de eventos do setor

Para que a sua loja de revenda de móveis esteja sempre à frente no mercado, é preciso participar de eventos da área e estar atento a tendências. Grandes eventos de decoração, parcerias com imobiliárias para lançamento de empreendimentos e outros tipos de feiras relacionadas ao mercado de móveis e design de interiores podem renovar as ideias.

Diferencie-se da concorrência

O mercado está cheio de cópias e de iniciativas pouco criativas. Para se manter, é necessário se diferenciar em diversos aspectos: portfólio, atendimento, preço, prazo, entre outros.

Pense no que os seus concorrentes estão fazendo e busque superar as expectativas dos clientes. Fazer o que todos estão fazendo não agrega valor à sua revenda de móveis.

Muitas vezes, um diferencial pode ser a oferta de um serviço de logística diferenciado, uma garantia ampliada para os produtos ou até mesmo manter uma loja em uma localização onde quase ninguém está. Ter um diferencial não é nadar contra a corrente, mas ser um ponto fora da curva para os seus clientes.

Essas 7 dicas podem contribuir para que você repense a sua loja de revenda de móveis. Especialistas acreditam que essas informações têm grande potencial para auxiliar os empreendimentos, desde que sejam adequadas à realidade de cada empresa.

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