Blog da Linea

7 dicas criativas para economizar na decoração da casa

É muito bom gastar pouco em algo que gostamos, concorda? Isso vale para a aquisição de qualquer elemento, especialmente se for um artigo ou acessório para a casa. Por falar nisso, sabia que é possível economizar na decoração de diversos ambientes sem deixar o bom gosto de lado?

Com uma pitada de imaginação, você consegue criar soluções, reaproveitar objetos e valorizar seu dinheiro. Para ajudar nesse processo, separamos 7 dicas criativas que podem ser úteis no momento de repaginar sua residência. Confira!

1. Usar luzes de LED

A luz é um elemento importante na composição de espaços internos e externos. Ela costuma ser usada para criar sombras, destacar objetos ou para proporcionar um clima mais aconchegante. Independentemente do resultado desejado, sugerimos que você sempre priorize as lâmpadas de LED.

O custo de aquisição é um pouco maior que o dos modelos tradicionais, mas o investimento compensa em longo prazo. A economia vem na conta de luz, que passa a ser mais barata devido ao baixo consumo de energia para produzir lúmen (fluxo luminoso).

Saiba que o mercado oferece vários equipamentos e recursos com essa tecnologia. Há lâmpadas grandes e pequenas, cordões e mangueiras para você fazer a iluminação dos cômodos. Se quiser cobrir detalhes como rodapés, corrimãos e sancas, o ideal é apostar nas fitas de LED, pois são estreitas e se adaptam aos cantinhos.

2. Cultivar diferentes plantas

É difícil encontrar quem não curta um pouco de verde dentro e fora da casa. Por isso, a ideia de cultivar flores e folhagens também pode ser útil se o seu objetivo é economizar na decoração. A proposta é não se limitar e escolher diversas espécies para adicionar mais cores e texturas aos ambientes.

Claro que cada cômodo oferece condições diferenciadas de luz, sombra e umidade. Portanto, não deixe de se informar com o vendedor do viveiro ou floricultura para saber quais são as melhores plantas para sala, cozinha, quarto, banheiro e áreas externas.

Agora, se você é daquelas pessoas que não têm muito tempo ou jeito para cuidar das mudas, não se preocupe! Diversas lojas já trabalham com modelos artificiais que são réplicas perfeitas das plantas encontradas na natureza.

3. Reparar móveis antigos

Muitas pessoas guardam relíquias de família dentro da residência. Quando se trata de móveis de madeira ou ferro, é comum o desgaste de alguns componentes ou do acabamento. Uma boa maneira de manter essas peças na decoração é fazer alguns reparos. Veja duas opções que permitem renovar a mobília antiga:

Pintura

Para obter uma peça simples e discreta, aposte em tintas neutras. Branco, bege, creme e cinza claro são ideais. Tons pastel também são interessantes e combinam com o tema vintage. Por outro lado, se você faz questão de manter a mobília em destaque, o ideal é investir na pintura com cores vivas, como pink, amarelo, vermelho ou verde limão.

Estofamento

Cadeiras, pufes, poltronas e outros modelos com detalhes estofados podem ganhar uma nova cara com a simples troca dos tecidos usados no revestimento. Dependendo da condição da peça, você já aproveita o serviço de reforma para trocar a espuma interna e, de quebra, obter assentos e encostos mais confortáveis.

Dica extra: se você precisar adquirir um novo móvel de madeira, aposte nos modelos fabricados em MDF ou MDP. Eles são mais acessíveis que a madeira maciça, mas carregam a durabilidade e a qualidade necessárias para fazer a personalização do tamanho, estilo e formato.

4. Customizar peças para a casa

Praticar a reciclagem de objetos não só ajuda a natureza, mas também contribui para manter o seu bolso intacto (ou quase!). Uma dica interessante é transformar caixotes de madeira ou pallets em móveis originais e diferenciados.

Pode ser um buffet ou aparador, uma mesinha de centro, uma estante ou até mesmo um painel para cultivar um jardim vertical. Para fazer, basta escolher boas peças em feiras ou supermercados e cobri-las com tinta ou verniz.

Antes de tudo, é preciso lixar e lavar bem os modelos e aguardar a secagem. Depois, basta aplicar o acabamento selecionado e fixar as peças umas às outras. O objetivo é compor módulos utilizando pregos.

5. Instalar nichos e prateleiras

Aí estão duas peças que podem ser considerados ótimos investimentos. Afinal, nichos e prateleiras são funcionais, fáceis de instalar e se adaptam ao estilo de qualquer cômodo. Por ocuparem pouco espaço — a fixação se dá em superfícies verticais —, elas trazem praticidade para organizar objetos ou enfeitar o lar.

Aproveite a variedade de modelos para incluir prateleiras e nichos na decoração da sua casa. Você consegue utilizar a superfície das peças como um apoio para arranjos de flores, porta-retratos, velas aromáticas, livros e esculturas. Se preferir, também pode expor itens colecionáveis que considera importantes.

6. Fazer pintura com estêncil

Essa é uma maneira divertida de economizar na decoração porque foge um pouco dos tradicionais adesivos. Se você tem uma parede sem graça ou deseja adicionar mais informação a um cômodo simples, aposte na pintura com estêncil. A técnica consiste, basicamente, em aplicar desenhos, símbolos ou palavras sobre uma superfície.

Para fazer, você deverá escolher as figuras que pretende colocar na parede. Podem ser estrelas, flores, formas geométricas, arabescos ou qualquer outra representação que permita compor uma estampa. Em seguida, desenhe a figura sobre uma folha ou imprima um modelo feito em computador.

Recorte o centro do desenho para obter um molde. Este deverá ser posicionado sobre a parede e preenchido com tinta spray de sua escolha. Repita o processo quantas vezes achar necessário, até cobrir as áreas que você deseja.

7. Colorir portas e janelas

Um truque ousado para repaginar o visual da casa é adicionar cores ou texturas às principais aberturas. Se você tem uma sala toda branca, por exemplo, pode criar um ponto focal pintando a parte interna da janela de vermelho. Se o cômodo já tem muita informação de cor, a dica é investir nos tons sóbrios, como preto ou marrom escuro.

Para quem deseja testar a técnica antes de partir para algo definitivo, o ideal é investir em persianas coloridas. Existem vários modelos no mercado, no sentido horizontal ou vertical, para harmonizar com qualquer estilo decorativo. Se você gostar do efeito, pode partir para a pintura de uma porta ou janela específica.

E então, o que achou das opções para economizar na decoração? Se curtiu alguma ideia, não deixe de praticar e compartilhar o resultado com as pessoas de seu convívio. Com certeza, receberá novas sugestões para compor outros espaços da casa.

Ainda não nos acompanha nas principais redes sociais? Aproveite que está aqui para curtir a nossa página no Facebook!