A decoração é um dos setores que não para de crescer no mercado, afinal de contas, as pessoas estão sempre procurando deixar a casa mais espaçosa, confortável e com personalidade. Além dos revestimentos e de todas as instalações necessárias para que uma edificação funcione, a escolha dos móveis está diretamente ligada à estética e ao conforto.
Por isso, o mercado moveleiro torna-se um negócio promissor, com diversas oportunidades. Esse tipo de empreendimento, porém, exige uma certa habilidade em adaptar-se ao mercado, às demandas e às tendências. Além disso, é necessário planejamento, conhecer o segmento escolhido e o público-alvo a atingir, além dos funcionários necessários para que seu negócio funcione.
Com base nisso, preparamos este artigo a fim de mostrar a você 7 dicas importantes sobre como montar uma loja de móveis. Confira!
1. Pesquise os documentos necessários
Para o bom funcionamento de qualquer tipo de loja, é fundamental, antes de mais nada, providenciar os documentos necessários para a legalização de seu estabelecimento. Os principais são:
vistoria do corpo de bombeiros;
registro na Secretaria Estadual da Fazenda;
registro na junta comercial;
obtenção do CNPJ;
alvará de funcionamento;
registro na Caixa Econômica Federal (FGTS e INSS).
2. Defina quais produtos sua loja comercializará
A concorrência no mercado moveleiro está cada vez maior. Por isso, é necessário saber que tipo de móveis você venderá. Assim, será possível especializar-se em um nicho de mercado e saber quem serão seus clientes e como chegar até eles.
Você pode trabalhar apenas com móveis para escritórios, para comércios ou apenas para residências; eles podem ser novos, antigos ou planejados. É possível também trabalhar com apenas uma área ou vender móveis para ambientes diversos. Com essa definição, você conseguirá definir os materiais com que trabalhará.
3. Escolha a estrutura correta
Para o ponto físico de sua loja de móveis, é necessário um espaço médio, de aproximadamente 200 m², no mínimo. Metade desse espaço deve ser destinado ao showroom, ou seja, à exposição dos móveis, ao escritório, à copa e aos banheiros. O restante deve ser destinado ao estoque e às mercadorias à pronta-entrega.
Além disso, é necessário planejar o espaço para circulação dos clientes e criar uma ambientação para cada tipo de móvel, utilizando iluminação e revestimentos adequados para que a exposição das peças seja mais chamativa.
4. Defina a quantidade de funcionários e cargos
A quantidade de funcionários e os cargos necessários dependerão da dimensão da sua loja. É necessária uma equipe competente, que realize suas tarefas da melhor maneira possível. Para começar, contrate um pequeno grupo que atenda às principais demandas e aumente-o de acordo com o crescimento de sua loja. Veja alguns dos principais cargos:
caixa: responsável por receber o pagamento. Para esse cargo é necessário agilidade;
crediarista: cadastro dos clientes e análise de pedidos;
vendedores: informar e promover os móveis à venda. É necessário conhecimento sobre as peças e boa comunicação;
entregadores e montadores: montagem dos móveis internamente ou no local escolhido pelo cliente;
administrador / gerente: lidar com diversas situações e saber resolver problemas. Caso tenha conhecimento, essa tarefa pode ser realizada por você mesmo;
estoquista: manter o estoque de acordo com o planejamento da loja;
serviços gerais: manter os móveis e a loja limpa e organizada.
5. Escolha corretamente seus fornecedores
Além de ter seus documentos em ordem e uma equipe bem-qualificada, para que seu negócio funcione bem, é necessário que seus produtos sejam de boa qualidade. Por isso, é importante criar parcerias com fornecedores de boa reputação no mercado, que prezem por qualidade e atendam prazos. Pesquise sobre as empresas das quais pretende comprar, conheça os materiais com que elas trabalham e sobre outras empresas que as contratam.
O consumidor está cada vez mais exigente e, por isso, é importante conhecer seus fornecedores para que você possa oferecer produtos de alta qualidade.
6. Tenha um capital para investir em equipamentos de qualidade
O investimento em sua loja de móveis dependerá da estrutura que você pretende ter. Em geral, esse custo está em torno de 100 mil reais, sendo maior parte destinado à legalização da empresa, ao aluguel e aos equipamentos necessários.
Além dos itens básicos para uma loja, como computadores, mesas e cadeiras, lembre-se também de investir em equipamentos destinados à montagem e produção dos móveis, como furadeira, lixadeira, serras, martelos, parafusos, colas e entalhadeiras.
7. Divulgue sua loja
Um dos pontos mais importantes para qualquer tipo de negócio, é a divulgação. É preciso mostrar que sua loja existe e o que ela oferece. Uma boa divulgação faz com que você atinja seu público e se posicione no mercado.
Além das formas comuns de divulgação, como cartões de visita, painéis, folhetos e revistas, você também pode participar de feiras e eventos do setor de marcenaria, decoração e construção, por exemplo, apresentando-se como ótimas oportunidades para fazer contatos e fechar negócios.
A Movelsul, a Feira ABIMAD (Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração) e a Móvel Brasil são exemplos de feiras e eventos dos quais é possível participar.
Não podemos esquecer também da divulgação on-line, principal fonte de publicidade atualmente. Tenha um site e blog próprio para divulgar novidade e conteúdo, divulgue em sites e páginas parceiras, crie anúncios patrocinados no Google e no Facebook, por exemplo, e tenha perfis nas redes sociais.
Além das dicas citadas acima, se você busca o crescimento de sua loja, é importante atentar sempre às novidades e tendências do mercado. Participe de feiras e eventos, conheça os novos materiais e as novas formas de produção, tenha contato com seus funcionários e clientes de forma humanizada. Assim, será possível produzir e vender com qualidade.
Não se esqueça também de que, cada vez mais, os clientes tornam-se mais exigentes e, por isso, é muito importante que você também priorize um bom atendimento, inclusive após o fechamento da compra. Atualmente, o pós-venda é a ferramenta necessária para que seu cliente perceba a importância e a seriedade de sua empresa.
Nossas dicas esclareceram suas dúvidas sobre como montar uma loja de móveis? Então, compartilhe agora mesmo este conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como ter esse tipo de negócio!
Deixe uma resposta