Blog da Linea

7 dicas para planejar uma cozinha gastando pouco

Você está querendo deixar a sua cozinha com cara nova, mas o seu orçamento está enxuto? Não é preciso se desesperar. Ao contrário do que muitos pensam, é possível, sim, criar um ambiente bonito e funcional sem desembolsar muito dinheiro. O segredo é tomar alguns cuidados, que vão desde o planejamento até a escolha dos móveis e o contato com profissionais que estarão responsáveis pelo processo.

Se você não acredita no que estamos dizendo, continue lendo este post. A seguir, listamos 7 dicas para planejar uma cozinha sem sentir o peso das contas no bolso. Confira:

1. Busque algumas referências

Antes de procurar um marceneiro, de visitar o shopping para comprar itens de decoração e de iniciar as obras, é importante buscar referências. Aqui, a dica é ficar de olho em revistas de decoração, em catálogos de lojas de móveis e em páginas da internet, como o Instagram e o Pinterest.

Assim você será capaz de encontrar imagens de projetos que são bonitos e que, segundo o seu ponto de vista, podem ser reproduzidos de uma maneira interessante no seu lar.

2. Faça uma lista de móveis

Depois de admirar tantas imagens de encher os olhos, chegou o momento de colocar a mão na massa e de começar a dar forma ao seu projeto. Nesse início, você deve fazer uma lista com os móveis que pretende ter na sua cozinha e elencar os itens que não podem, de forma alguma, ficar de fora. São eles:

Finalmente, você pode partir para os outros móveis e acessórios que deixarão o cômodo mais completo e, de quebra, darão um charme a mais para o ambiente. Considere os seguintes itens:

Pensando em cada um desses detalhes, você terá sempre em mãos uma relação de itens indispensáveis. Assim você pode fazer orçamentos, compará-los e escolher o melhor preço com mais facilidade.

3. Aposte em prateleiras, aparadores e racks

Quer economizar ainda mais? Então inclua as prateleiras na lista que você acabou de criar. Práticas e versáteis, elas podem compor, sem problemas, a decoração de uma cozinha ao lado dos armários.

Quando não há muito espaço disponível — o que acontece, sobretudo, em cozinhas de apartamentos —, as prateleiras se tornam excelentes ajudantes para guardar alguns objetos. Potes, copos, pratos, talheres, livros de receitas e itens decorativos são apenas alguns dos exemplos. A única diferença é que, quando comparadas aos armários, elas deixam os itens à mostra.

Você pode comprar as peças prontas ou planejá-las junto aos demais móveis (a nossa próxima dica). Outra opção é adquirir um aparador, que é simples, bonito e bastante práticos. Os racks, por sua vez, conferem requinte ao ambiente graças à sua versatilidade e aos seus espaços para acomodar objetos com muita discrição. Parece uma ótima alternativa, não é mesmo?

4. Opte por móveis planejados e em MDF

Finalmente chegou a hora de escolher os móveis. E, nesse momento, engana-se quem descarta a ideia de rechear o cômodo com móveis planejados. Na verdade, essa é uma excelente alternativa durante qualquer repaginada no visual de uma casa.

Você deve estar se perguntando por que investir no planejamento em vez de comprar as peças avulsas. Além de ter custo reduzido, esse tipo de móvel ainda oferece a segurança de que a mobília se encaixará perfeitamente em todos os cantinhos do espaço.

E lembre-se desta outra informação: os móveis planejados em MDF são os itens mais baratos do mercado. Ao procurar uma empresa, informe a sua opção pelas peças nesse material, que é bonito e não deixa a desejar quando o assunto é durabilidade. E, geralmente, os modelos com acabamento branco são os mais econômicos que você pode encontrar.

5. Arrisque-se em um esboço

Depois de reunir o maior número possível de ideias, libere o designer de interiores que existe dentro de você. Mesmo que não saiba desenhar bem, perca o medo, pegue um papel e um lápis e comece a rabiscar algumas possibilidades de projetos para a sua cozinha.

Durante esse processo criativo, não seja tão exigente consigo mesmo. Como você não é um profissional da área, atenha-se ao objetivo de dar vazão às suas ideias, sem julgá-las tanto. E tenha sempre em mente a estética que mais te agrada e, claro, a funcionalidade do cômodo. Guarde esses esboços para quem for, de fato, cuidar do projeto final.

6. Dê preferência a projetos em 3D

Se criar um esboço sozinho e a partir do zero não é uma ideia que te agrada, então você deve procurar a ajuda de um profissional, certo? Mas tenha calma, porque é possível economizar até mesmo nessa etapa.

Em vez de contratar um arquiteto ou um decorador — que costumam cobrar muito caro para fazer esse tipo de trabalho —, busque uma empresa que faz projetos em 3D. Da mesma forma que acontece com o profissional, a organização vai receber todas as suas ideias.

Lembre-se também de que você poderá dar sugestões até que o projeto fique alinhado com os seus gostos e as suas necessidades (e, claro, de maneira que a obra possa ser executada).

Acredite: com um bom desenho em mãos, você terá uma ideia melhor de como a sua nova cozinha vai ficar e, assim, poderá economizar em toda a etapa de realização das obras.

7. Faça azulejos adesivos

Por fim, uma dica para economizar na remodelagem da estrutura da cozinha. Se a parede desse espaço não te agrada mais, há um modo de atualizar o revestimento sem gastar tanto dinheiro com uma pintura fresquinha ou com a instalação de novas peças. Estamos falando dos adesivos com estampas azulejadas.

Nesse caso, você pode comprar os adesivos prontos ou, se deseja ser ainda mais econômico, imprimir padrões e desenhos — que podem ser encontrados na internet — em vinil. Basta procurar uma gráfica especializada nesse tipo de trabalho e realizar um orçamento.

Você gostou das nossas dicas de como planejar uma cozinha? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a descobrirem que também são capazes de renovar o lar sem estourar o orçamento!