Blog da Linea

7 dicas para reduzir os custos com logística na loja de móveis

Reduzir os custos com logística é um dos principais objetivos dos lojistas que trabalham com grandes estoques. Tornar esse setor mais eficiente é uma das atitudes que garantem os bons resultados da empresa, já que é uma economia que reflete diretamente nos indicadores financeiros.

A boa notícia é que a logística é uma das áreas que mais evoluem no mundo e, a cada dia, surgem novos métodos de estocagem e entrega de mercadorias que possibilitam flexibilidade, economia e agilidade.

Neste post, vamos falar sobre 7 dicas para você reduzir os custos com logística na sua loja de móveis.

1. Conheça os custos

O primeiro passo para reduzir os custos com logística é conhecê-los em detalhes. Para fazer isso, você deve dividir o seu setor de logística nas seguintes atividades: armazenagem, movimentação de materiais, estoque e transporte.

A partir daí você consegue mapear o quanto está gastando em cada um dos setores e como pode otimizar as atividades de forma que elas fiquem menos onerosas para a sua loja. A divisão também permite estabelecer metas de custo por atividade, de acordo com a particularidade de cada uma.

2. Trabalhe com previsão de demandas

Se você possui um planejamento anual, é possível realizar uma previsão de demandas para garantir um melhor gerenciamento do seu estoque. Para isso, você pode fazer uma avaliação do seu histórico de vendas e verificar quais são as épocas mais críticas em relação à movimentação de estoque, aquelas de menor movimento, quando são feitas as compras em grande escala etc.

Além disso, você deve incluir no seu estudo do histórico uma previsão com base em dados de mercado e economia, para saber o que os analistas estão esperando para o ano seguinte.

3. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia é uma grande aliada de quem trabalha com estoque. Atualmente, existem diversos softwares que são capazes de fazer a gestão do estoque da sua loja. Eles permitem que você acompanhe a movimentação em tempo real, pela tela do computador, tablet ou celular. Deixe a papelada de lado!

4. Invista na capacitação da equipe

Quem trabalha com logística deve estar constantemente atualizado com as melhores práticas de mercado. Portanto, estabeleça um rodízio de funcionários para que todos possam participar de cursos e seminários sobre o tema, compartilhando esse conhecimento com toda a equipe.

5. Tenha parceria com várias transportadoras

Ter mais de um fornecedor significa ter a oportunidade de negociar preços e prazos. O mesmo vale para as transportadoras parceiras do setor de logística. Quando você trabalha com apenas uma transportadora, fica nas mãos dela, que pode ou não ter disponibilidade para atender às suas necessidades.

A concorrência interna também é saudável para o negócio.

6. Busque maior flexibilidade

É muito importante possuir esquemas bem planejados de estoques e entregas, mas você deve ter flexibilidade para atender a pedidos excepcionais que podem ocorrer. Um cliente que realiza uma compra fora do padrão não vai querer esperar mais tempo para receber a mercadoria. Isso pode prejudicar vendas futuras.

7. Tenha uma parcela de veículos próprios

Um bom setor de logística deve ter parceria com transportadoras, para ter agilidade e eficiência nas entregas. Mas é interessante que sua loja de móveis invista em uma pequena frota própria, que pode ser composta de 2 ou 3 veículos. Eles seriam usados em casos excepcionais e para entregas que, se não forem feitas imediatamente, podem causar arranhões na imagem da sua loja.

Seguindo essas dicas, você conseguirá manter a eficiência no seu setor de logística, reduzindo custos e aumentando a sua margem de lucro. Experimente!

Que tal ler também nosso post sobre como economizar fazendo compras em grande escala?