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7 princípios para ter sucesso com a venda de móveis pela internet

Investir na venda de móveis pela internet é um excelente negócio. Afinal, mais da metade dos brasileiros faz compras online. Entretanto, o peso dos itens, a fragilidade e a necessidade de montagem são alguns dos desafios dos empreendedores do ramo.

Também é essencial traçar estratégias a fim de sair na frente da concorrência que está cada dia mais acirrada. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para quem já tem ou pretende abrir uma loja virtual de móveis.

Acompanhe e aumente as suas vendas!

1. Elabore um site limpo, prático e bonito

Conhece a famosa frase “a primeira impressão é a que fica”? Pois saiba que ela também vale para os negócios online. É preciso investir em um site bonito, limpo e que passe credibilidade.

Além disso, uma pesquisa recente constatou que o consumidor considera a praticidade e a agilidade como os principais pontos positivos de um site.

Assim, deixe todas as informações acessíveis ao cliente. Crie um menu com os principais departamentos do seu negócio: móveis para sala, quarto, cozinha etc.

Confira outras dicas fundamentais para a elaboração de um site de sucesso:

Cores

Em um site, as cores se referem aos aspectos subjetivos do layout. Afinal, elas despertam sentimentos e atitudes no subconsciente das pessoas. Para fazer a melhor escolha, pense no seu público-alvo e defina-o com o máximo de atributos que for possível, como gênero, localização, costumes, culturas, entre outras características relevantes ao seu processo de criação.

Desenvolva uma versão mobile

Você sabia que o Brasil lidera o ranking de compras pela internet utilizando smartphones e outros dispositivos móveis? Por esse motivo, é imprescindível apostar em um site responsivo.

Existem inúmeras vantagens de ter um site responsivo. Por se adaptar ao tamanho de tela pelo qual o usuário está usando, os textos ficam legíveis, os elementos clicáveis e o site mais interativo.

Além disso, sites responsivos contribuem para o SEO (otimização para mecanismos de busca) e têm prioridade no ranking do Google, resultando em um bom posicionamento a partir de buscas realizadas por meio de smartphones e tablets.

Dê importância à experiência de usuário

Não adianta desenvolver um site com cores perfeitamente relacionadas com seu público-alvo e design responsivo, se ele gera obstáculos durante a navegação. Sempre pense na experiência do usuário.

Produza um site utilizando tons mais claros, que seja conciso e de navegação simples. As pessoas devem ser capazes de percorrer todo o site de maneira intuitiva, principalmente saber de antemão quais são os passos do carrinho de compras e as formas de contato para possíveis sugestões, reclamações ou dúvidas.

2. Capriche nas fotos e nas descrições dos produtos

Além de chamar a atenção do consumidor, fotos de alta qualidade e descrições completas diminuem os índices de trocas e devoluções, gerando economia à empresa.

Para ajudar você a ter sucesso nesse quesito, separamos algumas dicas valiosas. Confira:

Além dessas informações, é muito importante deixar claro que o item será entregue desmontado. Quando for o caso, também diga que a montagem é de responsabilidade do cliente. Isso demonstra honestidade e compromisso com o consumidor.

3. Capriche no pós-venda

Querer sucesso de vendas via internet é o desejo de todas pessoas que decidem criar sua loja online. Porém, muitas não dão a devida importância para a estratégia de pós-venda.

Garantir que o seu público tenha absoluta certeza de que realizou a escolha correta é o modo mais adequado de fazer um pós-venda. Essa atitude fideliza o cliente e constrói um relacionamento de longo prazo, resultando em novos pedidos. Para isso, elabore uma estratégia eficiente.

Mantenha o contato com o cliente após a venda

O cliente finalizou a compra? Maravilha! No entanto, o contato não pode parar por aí. Não seja esquecido por esse consumidor. Conforme diz a maior referência do marketing mundial, Philip Kotler, “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Por isso, a fidelização é essencial nesse processo.

Sua preocupação em captar novos clientes é importante, mas saiba que seu crescimento será bem mais significativo por meio de uma estratégia efetiva de fidelização.

Solicite feedbacks sobre a sua marca

Quem melhor do que seus clientes para avaliar os serviços da sua empresa? É ele que acessa o site, se relaciona com a marca nas redes sociais, conclui as compras e aguarda a chegada dos produtos da loja virtual. O comprador conhece os processos e sabe o que pode ser aprimorado para simplificar a usabilidade da sua plataforma por novos usuários.

Dessa forma, além de manter o contato com o cliente com o objetivo de fidelizar, solicitar que esses enviem feedbacks sobre produtos, procedimentos de compra, atendimento dos funcionários etc, é muito importante para a otimização do seu negócio.

Outra função dos feedbacks é oferecer credibilidade à marca. Grande parte dos consumidores só finalizam uma compra depois de pesquisarem os comentários sobre os itens citados. Ser uma empresa transparente com seus usuários é excelente no meio online.

Antecipe ações e surpreenda o consumidor

Quer coisa mais admirável do que receber uma mensagem de uma empresa dias depois de ter efetuado uma compra online? Pois é! Isso é surpreendente e de deixar qualquer um de queixo caído.

Dependendo do seu segmento, após 7 ou 30 dias, entre em contato com seu consumidor para saber se está tudo certo com o produto. Ele tem alguma dúvida? O serviço foi executado de acordo com o combinado? É até uma forma de adquirir feedbacks dos usuários e fidelizá-lo.

Envie promoções e conteúdos exclusivos por e-mail

Alguns dias depois da conclusão de uma compra, envie para esse consumidor um conteúdo exclusivo para baixar. Seja um e-book sobre o produto adquirido ou uma promoção exclusiva que seja capaz de complementar a mercadoria comprada anteriormente.

O importante é ser pessoal como se ele estivesse trocando e-mail com um conhecido. O consumidor deseja se sentir parte do grupo, que tal aproveitar a oportunidade e fazê-lo conhecer mais sobre a sua marca? Isso garante credibilidade e um cliente fiel.

4. Facilite a vida do consumidor

Tudo o que você puder fazer a fim de facilitar a vida do consumidor é bem-vindo! Lembre-se de que, em tempos de internet, ninguém tem muita paciência para procurar nada.

Por isso, além de fornecer o máximo de informações possíveis sobre o móvel, uma boa prática é enviar junto ao produto um manual detalhando como a montagem deve ser feita.

No ato da entrega, também é importante disponibilizar informações sobre a assistência técnica. Oriente o cliente a procurar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) se ele tiver dúvidas, reclamações ou elogios.

Muitas vezes, o cliente deixa de finalizar uma compra porque ficou com alguma dúvida referente ao produto e não sabe como esclarecê-la. Nesse sentido, é essencial que você forneça um meio de contato (chat, telefone, e-mail etc.) bem visível em seu site.

No entanto, não adianta disponibilizar esses canais se não houver pessoas disponíveis para atender os clientes, não é mesmo? Por isso, deixe alguns profissionais responsáveis somente pelo atendimento online.

5. Invista em marketing para a venda de móveis pela internet

Diferentemente do que acontece nas lojas físicas, nenhum cliente vai passar em frente ao seu e-commerce. Assim, é preciso investir em estratégias para divulgá-lo.

A melhor solução nesse caso é o marketing digital. Existem diversos métodos de desenvolver uma estratégia online, seja campanhas em redes sociais, links patrocinados, entre outros.

Vale salientar que o marketing deve ser constante. Por isso, deixá-lo nas mãos de profissionais ou agências especializadas no assunto é muito vantajoso, ok? Agora conheça algumas técnicas que farão você conquistar mais vendas:

Google AdWords

Cadastrar campanhas no Google Adwords pode aumentar a exposição da sua marca no buscador. Esse método proporciona alcance imediato e eleva o tráfego no site um curto prazo.

Os anúncios são realizados por meio de palavras-chave e seu planejamento exige que você conheça o seu público-alvo a fundo para que o alcance seja efetivo. Além disso, fazer uma análise de mercado é importantíssimo para deixar a divulgação ainda mais personalizada.

Tenha um blog

O blog pode impactar os consumidores em vários momentos, além de ajudar nas vendas e agregar valor à sua marca.

Quando você domina um assunto o dissemina esse conhecimento aos usuários, você estará estabelecendo liderança de mercado, estimulando a interação entre cliente e empresa e conquistando a confiança dos usuários.

Para finalizar, alimentar um blog com determinada frequência contribui para que o seu conteúdo seja encontrado pelo Google gratuitamente.

Faça parte das redes sociais

Ser ativo nas redes sociais é até simples. Entretanto, para garantir o sucesso desejado para a sua loja virtual, é necessário que você esteja presente nas redes sociais das quais o seu público-alvo está.

Não adianta muito publicar diariamente no Twitter sobre as suas promoções e atualizações do blog se muitos dos seus consumidores estão no Facebook, não acha?

Falando nisso, é fato que atualmente as publicações orgânicas estão tendo cada vez menos atenção, levando em consideração o bombardeio de assuntos que são discutidos nas redes. Dessa forma, é preciso ter consciência que precisará desembolsar um investimento para impactar seus clientes.

Estar nas redes sociais também auxilia na captação de recursos e compreensão do que os concorrentes estão fazendo paralelo ao seu planejamento. Pense nisso!

Envie e-mail marketing

Ao contrário do que muitos dizem, o e-mail marketing é uma das estratégias mais relevantes. Porém, construa a sua própria base de e-mails. Como conseguir isso? Uma dica é criar conteúdos dos quais podem ser acessados após cadastro do endereço eletrônico.

Ao enviar um e-mail marketing, elabore uma comunicação atrativa com uma linguagem referente ao público-alvo. É indicado desenvolver um calendário editorial para que haja uma constância nas emissões e, claro, dependendo do seu segmento, um e-mail a cada 7 ou 30 dias é excelente!

Ao final disso tudo, mensure os resultados. Nesse momento que você descobrirá informações sobre a quantidade de usuários que abriram o material, cliques nos links e partir daí planejar novas ações.

6. Demonstre credibilidade ao vender móveis pela internet

Se a sua loja é nova, provavelmente poucos consumidores a conhecem. Portanto, é normal que algumas pessoas fiquem receosas em finalizar uma compra com você. Uma forma de contornar esse problema é adquirir selos de segurança.

Quando o site tem um Certificado SSL, por exemplo, um cadeado aparece para o cliente no momento que ele vai inserir os dados pessoais. Esse símbolo mostra que as informações fornecidas serão criptografadas, ou seja, todos os dados serão sigilosos e estarão seguros.

7. Escolha bons fornecedores

Todas as dicas fornecidas neste post são extremamente úteis para quem deseja ter sucesso com a venda de móveis pela internet. No entanto, nenhuma delas será eficaz se o seu produto não for de qualidade. Afinal, de nada adianta ter um trabalhão atraindo o cliente se ele não ficar satisfeito com o que adquiriu no e-commerce.

Por isso, é essencial escolher bons fornecedores de mobílias. No momento da seleção, diversos fatores devem ser considerados. Para ajudar você, reunimos alguns dos mais importantes:

Todos esses detalhes são fundamentais para que o cliente saia satisfeito e, consequentemente, recomende a sua loja aos conhecidos.

Lembre-se de que o mais importante é proporcionar uma boa experiência no e-commerce (com um site limpo, responsivo e com boa usabilidade), investir em divulgação e ter peças de qualidade.

Agora que você entende melhor sobre venda de móveis pela internet, já pode entrar em contato com a gente e ver quais são os serviços e produtos que temos à sua disposição. Basta acessar nossa página e conhecer a indústria de móveis líder no Brasil!