Blog da Linea

8 dicas incríveis para organizar o seu armário

A tarefa de limpar e organizar o armário de roupas costuma ser desafiadora, mas saiba que existem truques para controlar a bagunça dos calçados e vestimentas. Para poupar o seu tempo em pesquisas, reunimos neste post 8 dicas incríveis de organização. Acompanhe e veja como colocá-las em prática para resolver a bagunça por aí!

1. Separe peças de acordo com a estação

Apesar de parecer óbvia, essa dica maravilhosa nem sempre é levada a sério. O que muita gente faz é apenas guardar casacos e cobertores pesados quando o inverno vai embora, justamente porque são peças que ocupam muito espaço no armário.

Mas pense bem: em cada época do ano, as preferências por cores e estilos de roupas mudam, tanto no guarda-roupa masculino quanto no feminino. Logo, separar peças de acordo com a data pode se tornar uma estratégia para otimizar a rotina.

A cada mudança de estação, reorganize o seu armário para deixar à mostra somente aquilo que será usado. Aproveite o momento para fazer uma limpeza no móvel e separar as peças que deseja doar, vender ou levar para ajustes na costureira.

2. Invista em capas para proteger as roupas

Não sabe onde guardar as roupas que ficarão estacionadas em cada estação? Uma boa saída é apostar nas capas de plástico ou de tecido. Esses itens oferecem proteção contra a poeira e garantem que as peças fiquem dobradas adequadamente.

Os modelos para cabides podem abrigar mais de um conjunto de roupas em uma única capa, o que é uma vantagem na hora de economizar espaço. Aproveite-os para guardar camisas, vestidos, ternos e calças sociais.

Outros modelos de capa possuem o formato de caixa, ideal para abrigar mantas e cobertores. Esses conjuntos podem ser mantidos nos compartimentos mais altos (maleiro) do armário ou em cima do móvel.

3. Improvise gavetas e nichos com caixas organizadoras

Alguns armários possuem divisões pouco funcionais que não permitem aproveitar o máximo da capacidade de armazenagem. Para esses modelos, as famosas caixas organizadoras se tornam ótimas aliadas na hora de improvisar nichos e gavetas.

Nos compartimentos maiores e que costumam ficar vazios, você pode alinhar ou empilhar caixinhas com tamanhos variados. Elas são perfeitas para guardar itens pequenos, como meias, luvas, toucas e até peças íntimas.

Por falar em improviso, que tal colocar uma miniescadinha dupla dentro do armário? Essa peça aproveita bem a área vertical e pode servir de apoio para pares de tênis, botas, sapatos e chinelinhos.

4. Use cabides e divisores para organizar o armário

Peças de roupa escondidas dentro das outras são facilmente esquecidas dentro do armário. Para evitar isso, lembre-se de nunca economizar em cabides. Quando você tem uma grande quantidade deles, mantém visíveis todas aquelas peças que pretende usar na estação do momento.

Atenção: para pendurar tecidos fluídos que escorregam, a dica é prender pequenas borrachinhas nas pontas dos cabides. E se o armário tiver espaço de sobra, você pode instalar uma segunda haste para apoiar mais cabides ou calças de todos os tipos.

Outro item importante para organizar o armário é o divisor de gavetas. Trata-se de um objeto estruturado em módulos de diferentes tamanhos. O divisor reorganiza a gaveta em pequenas áreas para categorizar as roupas que serão guardadas. Com ele, fica fácil encontrar as peças desejadas e manter tudo no devido lugar.

5. Disponha sapatos em arranjos cruzados

Quem não tem sapateira e usa o armário para guardar os calçados sabe que alguns modelos podem ser bastante volumosos. Nesses casos, o ideal é distribuir tudo em arranjos cruzados para economizar espaço e evitar que qualquer par fique espalhado pela casa.

Faça da seguinte maneira: escolha um par e então disponha o primeiro pé com a parte da frente apontando para o lado de fora do armário. Já o segundo pé deve ser colocado com a parte da frente apontando para dentro. Dessa forma, os contornos dos pares vão se encaixar perfeitamente e ocupar uma superfície menor.

6. Instale ganchos dentro do armário

Quer solução melhor para evitar a bagunça do que manter os acessórios e bijuterias no armário? A melhor forma de fazer isso é instalando ganchos e suportes nas portas ou compartimentos internos do móvel.

Não economize na quantidade de ganchinhos e aproveite-os para pendurar cintos, bolsas, chapéus, gorros, lenços e colares de todos os tamanhos. Ah, e se achar que modelos com pregos e parafusos não são adequados, saiba que alguns suportes permitem a fixação com uma fita especial.

Essa última opção não danifica o acabamento do armário e traz praticidade para quem quer instalar e remover ganchos sem muito esforço.

7. Aproveite o espaço de malas e mochilas

Embora necessárias, as mochilas e malas costumam ocupar bastante área no armário. Em vez de tratar isso como um problema, por que não aproveitar o espaço interno desses itens (bolsos, compartimentos) para guardar itens pessoais?

A dica vale para relógios, bijuterias, roupa de praia ou até pequenos equipamentos e aparelhos eletrônicos, como secador de cabelo, chapinha, ferro de passar, carregador de notebook e de celular.

8. Conte com a ajuda da tecnologia

Sabemos que os aplicativos existem aos montes e possuem inúmeras finalidades. Com tanta variedade, é claro que não poderia faltar uma ferramenta voltada para a organização de armários, não é?

Um bom exemplar é o Stylebook, desenvolvido especialmente para quem quer manter um inventário das roupas, calçados e acessórios. Para funcionar, o app exige que você faça fotos de cada peça e depois armazene todas em categorias.

A ferramenta é útil porque mantém uma espécie de arquivo que garante a visualização rápida de tudo o que está guardado. Com essa ajuda, você nunca mais vai esquecer de alguma peça e ainda terá inspiração extra na hora de criar combinações.

Se você gostou das dicas, saiba que muitas delas podem ser usadas na hora de organizar o armário de outros cômodos da casa. Para isso, basta fazer adaptações de acordo com os objetos a serem guardados e então curtir o resultado.

Quer mais conteúdos como esse? Curta agora a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!