Blog da Linea

8 dicas para ousar nas cores da decoração sem exagerar

Uma super tendência na decoração de interiores é apostar em espaços coloridos e modernos. As cores agregam vida e beleza aos ambientes, além de terem um potencial enorme para criar efeitos, reforçar ideias, traduzir significados, influenciar o humor e transmitir sensações. O branco, por exemplo, é um tom que remete à paz e gera amplitude, enquanto o laranja é uma tonalidade solar, que traz alegria, calor e vivacidade.

Para quem deseja acrescentar estilo, ousadia e personalidade à decor, transformar as cores em aliadas é uma bela estratégia. No entanto, é fundamental tomar cuidado para não exagerar na dose e acabar criando uma composição sobrecarregada. Normalmente, as revistas de design e arquitetura apresentam combinações inusitadas, como turquesa e amarelo. Nas imagens, esse tipo de combinação funciona bem, mas como fazer essas misturas darem certo dentro da sua residência?

Se você errar na escolha dos tons, seu lar doce lar pode parecer menor, cafona e visualmente poluído. Para te ajudar na missão de usar cores variadas com equilíbrio e bom gosto na decoração da sua casa, preparamos 8 dicas especiais. Vem conferir nossas sugestões para acertar em cheio nas cores da decoração da sua casa!

Invista em bases neutras e sóbrias

Sabia que uma das melhores maneiras de montar uma decoração colorida, harmoniosa e sem exageros é investir em bases neutras? Isso mesmo! Cores ideais para criar ambientes modernos e coloridos na medida são o cinza, branco, bege e preto. Essas tonalidades são sóbrias, discretas e versáteis — afinal, combinam com muitas outras cores, das mais suaves até as mais vibrantes. As paredes e móveis maiores devem ser preferencialmente dessas cores.

Inclua elementos coloridos nos detalhes

Como você optou por bases neutras, agora você tem uma espécie de tela em branco, livre para receber cores fortes e chamativas. Ouse incluir detalhes coloridos na decoração, como obras de arte, tapetes, bibelôs, souvenires, vasos, capas de almofada, arranjos de flores, louças, papéis de parede e outros acessórios.

A junção de cores sóbrias com cores intensas cria um efeito interessante, quebra a monotonia da decor e potencializa a personalidade dos ambientes. Vale ressaltar que tonalidades como vermelho, marsala, turquesa, coral e amarelo estão em alta nos projetos decorativos contemporâneos. Não tenha medo de usá-las para criar pontos de destaque na sua decoração!

Opte por tons que harmonizem entre si

Para que a decoração não fique excessivamente colorida e exagerada, é importante que as cores escolhidas harmonizem entre si. Isso não significa que as tonalidades devem ser combinadinhas! Você pode apostar em cores similares — isto é, análogas de uma mesma paleta — ou pode escolher cores contrastantes — que se opõem no círculo cromático e funcionam como tons complementares, a exemplo de verde com vermelho, de roxo com amarelo e de azul com laranja.

Abuse das estampas para complementar a decor

Outro jeito incrível de colorir a decoração é recorrer às estampas, seja nas capas de almofada, roupas de cama ou cortinas. Numa decoração basicamente neutra, vale a pena adicionar toques estampados, com padronagens variadas. Aposte em grafismos, adamascados, poás, listras, chevron, animal print, arabescos, florais, desenhos étnicos, frutais, xadrezes e por aí vai. Lembre-se de que, com estampas, a decor ganha um toque especial de estilo e irreverência.

Utilize os móveis a seu favor

Móveis são grandes aliados da decoração, até porque são artigos que unem estética e funcionalidade. Atualmente existe uma grande variedade de modelos, materiais e cores de mobília. Há opções para pessoas discretas e clássicas, porém, há opções maravilhosas para os mais modernos e extravagantes.

Se você prefere móveis tradicionais e neutros, complemente-os com detalhes coloridos. Agora, se você gosta mesmo é dos móveis vermelhos, amarelos, azuis ou em outros tons chamativos, os acessórios devem ser neutros. Sempre faça esse jogo com as cores. Assim não tem como errar!

Pinte uma das paredes

Nem sempre é preciso fazer mudanças drásticas para renovar os ambientes da casa. Por vezes, uma simples pintura na parede já muda completamente o ambiente sem demandar muito tempo ou envolver gastos excessivos.

Para quem deseja colorir a decoração de maneira rápida e prática, além das dicas mencionadas acima, um bom recurso é pintar uma das paredes. Escolha um tom que você goste e que combine com o estilo da decoração e demais elementos do espaço. Caso você queira transformar a parede sem pintá-la, recorra aos papéis ou adesivos.

Não exagere na quantidade de elementos coloridos

Ao usar cores nos espaços, a linha entre o bom gosto e o mau gosto é muito tênue. Para que o visual não fique sobrecarregado, é necessário dosar a quantidade de objetos coloridos. Por exemplo: se a sala contar com um aparador e mesa de centro coloridos, o ideal é que o tapete, os vasos e as paredes sejam neutros.

Evite acrescentar muitos artigos vibrantes num mesmo ambiente. De modo geral, as tonalidades neutras devem ser as protagonistas, mas isso não te impede de criar contrastes com tons alegres e coloridos. Isso vale para qualquer ambiente da casa, incluindo quarto, sala e cozinha.

Aposte em uma boa iluminação

Independentemente de escolher cores chamativas ou discretas, claras ou escuras, você jamais deve deixar de lado a iluminação. A iluminação é um aspecto fundamental na decoração e se você pretende utilizar várias tonalidades sem exagerar na dose, as luzes se tornam ainda mais fundamentais para que os ambientes não soem pesados.

Nesse sentido, é importante que você valorize a iluminação natural com janelas, persianas e cortinas fluidas. Além disso, garanta ambientes bem iluminados com pontos de luz, lâmpadas, lustres, plaflons, abajures, pendentes, arandelas e luminárias. Se o espaço tem uma boa iluminação, as chances dele permanecer elegante e clean são maiores, ainda que o cômodo seja mega colorido. Fica a dica!

E aí, você gostou do nosso texto a respeito das cores da decoração? Vai colocá-las em prática na sua casa para deixar a sua decor colorida e harmoniosa? Aproveite o embalo, continue com a visita em nosso blog e confira este post: “Como escolher o móvel para TV de acordo com a decoração de sua sala?”.