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8 formas de aumentar a visibilidade da sua loja

Um dos pontos mais importantes para qualquer comerciante é aumentar a visibilidade da loja e atrair mais clientes para o seu estabelecimento. Ninguém quer ver esse espaço cheio de produtos, mas sem ninguém interessado em comprá-los, não é mesmo?

Para ganhar mais visibilidade, é preciso ir além do óbvio. Não basta usar cartazes ou sair por aí espalhando panfletos: você deve dedicar tempo e pensar bem no que fazer para receber mais atenção do público. Fazer isso é fundamental para aumentar as vendas, fidelizar clientes e tornar a loja cada vez mais conhecida, ampliando as chances de sucesso.

Se você quer dar adeus ao baixo movimento, confira agora 8 formas de aumentar a visibilidade da loja e ter mais clientes interessados em comprar os seus produtos!

Conheça os clientes

A 1ª coisa que você deve fazer para ter mais pessoas visitando a loja é conhecer bem o seu público. Não adianta querer vender para qualquer pessoa que tenha dinheiro para pagar pelos produtos: você precisa direcionar as vendas para um perfil específico de cliente. Ou seja, você deve focar o tipo de pessoa que tem interesse em comprar um produto como o que é oferecido no seu estabelecimento.

Mas, para saber quem é o seu público-alvo, você deve avaliar aspectos como:

Vale a pena fazer uma pesquisa para descobrir como é o seu cliente em potencial e, dessa forma, pensar nas melhores estratégias para atraí-lo.

Planeje as ações

Com uma boa pesquisa nas mãos, é hora do planejamento. Você deve estudar e definir quais as ações ideais para chamar a atenção de pessoas pré-dispostas a comprar os seus produtos. Cada iniciativa vai depender do perfil do consumidor e uma estratégia errada pode trazer gastos desnecessários e perda de tempo.

Planeje bem para que a comunicação com esse cliente em potencial seja efetiva. Considere todas as opções disponíveis e defina quais são as melhores para o público que você quer atingir.

Organize os pontos de venda

Seja no ambiente virtual ou na loja física, é fundamental organizar os produtos e as informações sobre cada um deles. Se estiver tudo bagunçado, os clientes não conseguirão localizar o que desejam e, ao invés de atrair, o ponto vai afastar as pessoas. E lembre-se de que um cliente insatisfeito podem passar a crítica para inúmeras outras pessoas. E aí: adeus, visibilidade!

Por isso, dedique tempo para a organização do ponto de venda. Capriche na vitrine (mesmo que seja virtual), na fachada e no interior. As pessoas devem ser atraídas, devem poder circular pela loja (pode ser um tour virtual) e localizar com facilidade os produtos oferecidos. Faça com que elas gostem de estar no espaço e queiram sair com o máximo de compras que puderem.

Saiba vender a loja

Conhecendo o seu público-alvo, você terá mais condições de saber como vender bem a sua loja para esses possíveis interessados nos produtos. Para isso, adote uma linguagem e uma tática de comunicação adequadas à realidade dessas pessoas que você quer atingir. Evite discursos genéricos ou com excesso de informações. Veja como o seu público fala e se comunique da mesma forma.

Procure ser simples, direto e criativo. Além disso, transmita como é a sua loja, quais os benefícios e vantagens que ela oferece, qual o valor agregado dos seus produtos e serviços. A ideia é fazer com que as pessoas percebam que é melhor comprar no seu estabelecimento do que no do concorrente.

Estreite relacionamentos com os clientes

Muita gente pensa que a relação com o cliente acaba quando o produto é vendido. Esse é um grande engano que pode impedir você de vender mais e/ou aumentar a carteira.

Afinal, depois da compra, a pessoa pode gostar tanto do seu produto e da maneira como foi atendido que pode voltar, comprar mais e até indicar a sua loja para amigos e conhecidos, gerando um marketing espontâneo e gratuito. De fato, relacionamentos saudáveis aumentam as chances de o cliente retornar e/ou fazer indicações da loja para familiares e amigos.

Ficando mais próximo dos clientes, você poderá também perceber mais rapidamente o aparecimento de novas necessidades e os melhores momentos para ofertar os produtos. Você pode usar diferentes maneiras de se aproximar: desde enviar um e-mail marketing até realizar pesquisas de satisfação. O importante é manter a proximidade com o cliente.

Acompanhe a concorrência

O mercado é um importante termômetro para qualquer loja que queira estar mais visível para as pessoas. A economia mais fraca, a queda de preços e, principalmente, o comportamento de seus concorrentes diretos devem ser acompanhados de perto.

Logo, fique de olho neles. Veja o que eles fazem para atrair clientes, qual o perfil de pessoa que compra deles e como eles fazem (ou deixam de fazer) para ter visibilidade. Essa observação dá ao empresário a oportunidade para se inspirar, adaptar ideias e não cometer erros que podem prejudicar a sua loja.

Use a tecnologia e o marketing digital

A tecnologia é uma grande aliada de um lojista. Hoje em dia, todo mundo usa redes sociais e a internet para fazer qualquer coisa, principalmente comprar. Por isso, você não pode ignorar o potencial que esses recursos tecnológicos têm. Use-os a seu favor.

Quanto mais prático for para o consumidor conhecer e comprar seus produtos, melhor. Vale criar um site, um blog, páginas nas redes sociais, facilitar formas de contato, usar e abusar de fotos: faça a loja ser vista, lembrada e, logo, frequentada.

O marketing digital também é uma importante ferramenta nessa área: propagandas veiculadas na internet, com uma linguagem adaptada para esse meio, têm mais chances de atrair a atenção das pessoas.

Aumente o portfólio da loja

O portfólio é um diferencial de uma loja. Quanto mais produtos são oferecidos, maiores são as chances de venda. Além da qualidade do material e da praticidade para comprar, o consumidor quer variedade.

Portanto, vale a pena aumentar o portfólio do seu estabelecimento. Com isso, as pessoas terão mais oportunidade de adquirir produtos diferentes e indicar o seu negócio aos amigos. O local acabará sendo visto como um bom ponto de compras que possui grande variedade, o que é um ponto a favor da visibilidade da loja.

Outra boa dica é ampliar também o seu portfólio de serviços de serviços agregados, oferecendo ao cliente suporte para a escolha do produto ideal. Você pode encontrar muitas orientações sobre isso na internet.

Como está a visibilidade da sua loja? Deixe o seu comentário e conte para a gente qual é a sua ideia para atrair mais clientes!