Blog da Linea

9 ideias para decorar a parede de sua casa sem gastar muito!

As paredes da casa têm uma enorme importância na decoração, não é mesmo? Elas são capazes de deixar os ambientes mais acolhedores ou mais frios, maiores ou menores, mais sérios ou mais irreverentes.

Tão importantes quanto o teto e o piso, as paredes são elementos essenciais na decor e, se elas não estiverem bem cuidadas e bonitas, a casa não ficará linda por completo.

Quando se trata de decoração de paredes, logo vem à mente elementos caros, como textura e papel de parede, mas é possível renová-las sem que isso pese no orçamento. Veja a seguir 9 estratégias para decorar paredes sem gastar muito:

Use quadros de tecido

Uma maneira super econômica de decorar a parede de sua casa é usar quadros de tecido. Em vez de investir em obras de arte caras, aposte em seu próprio talento, emoldure tecidos bonitos e os transforme em quadros cheios de personalidade. Você pode utilizar um mix de estampas que dialoguem entre si. O efeito é maravilhoso!

Aplique adesivos decorativos

Outra maneira barata de mudar o visual das paredes de casa sem gastar muito é aplicar adesivos decorativos. Os adesivos, além de baratos, são fáceis de encontrar e aplicar. Além disso, há uma enorme variedade de cores, estilos, padronagens e tamanhos. Você pode escolher adesivos digitais com fotografias ou adesivos vinílicos recortados, com frases e desenhos. Fica a seu critério!

Monte um jardim vertical

As plantas trazem vida, beleza e frescor para os ambientes. Geralmente, os vasos são colocados sobre mesas e bancadas, mas uma forma de uso que tem feito muito sucesso no design de interiores é a verticalização das plantas, ou seja, a colocação de espécies nas paredes.

Você vai precisar de prateleiras ou suportes para o jardim vertical, mas a montagem em si é muito simples. Caso você deseje, use plantas artificiais no lugar de plantas naturais, pois elas representam economia e praticidade.

Aposte em uma bela iluminação

Sabia que a iluminação também é uma ótima pedida para transformar a decoração das paredes sem gastar muito? Você pode usar arandelas em paredes externas, lâmpadas dicroicas no teto para ressaltar paredes internas ou refletores para direcionar o foco de luz para detalhes que você queira destacar.

Coloque molduras na parede

Molduras são muito democráticas, afinal, elas combinam com diferentes estilos e ambientes. É fato que existem molduras caras e baratas, mas, com criatividade e bom gosto, você pode usar esses objetos na sua decoração de forma econômica.

Garimpe molduras de tamanhos, formatos e modelos distintos para compor um mix interessante em. Se quiser criar um efeito moderno, pinte as molduras com uma cor que contraste bem com a tonalidade das paredes.

Renove a pintura

Não há decoração mais econômica e prática do que a pintura, uma vez que os materiais necessários são bastante acessíveis. Como se não bastasse, a pintura não requer gastos com mão de obra especializada.

Na escolha das cores, leve em consideração os significados e os efeitos das tonalidades. Se desejar um toque de arrojo, vale a pena montar uma parede lousa na sua casa. Fica incrível!

Ponha pratos nas paredes

Sabe aqueles pratos estampados que você usa pouco? Pois bem, eles podem dar um up o visual da sua parede. Faça uma mescla com diferentes pratos em uma das paredes da casa. Misture pratos étnicos, florais, frutais, lisos e por aí vai. Só tome cuidado para manter uma coerência decorativa.

Instale nichos, painéis e prateleiras

Os móveis de parede também se configuram como uma estratégia econômica de decoração, pois quando o móvel é funcional e tem qualidade, o custo-benefício é excelente e você ainda ganha em praticidade e organização no dia a dia. Fica a dica!

Crie uma galeria com porta-retratos

As fotografias trazem sentimentos para a decoração e reforçam as memórias afetivas, agregando emoção e acolhimento à decor. Por essas e outras, é muito bacana montar uma galeria na parede com fotos da família, dos amigos e de momentos especiais. Para criar um efeito decorativo harmônico, escolha porta-retratos que dialoguem entre si.

E aí, gostou das nossas dicas? Vai colocá-las em prática na hora de decorar as paredes de casa? Comente!