Blog da Linea

Buffet ou aparador: entenda a diferença e saiba como escolher!

Os móveis têm papel importante na decoração e organização de qualquer residência. Entre os modelos mais clássicos, estão o aparador e o buffet, duas peças diferentes que costumam confundir quem vai comprar móveis para a casa.

E você? Também tem dúvida sobre o uso do buffet ou aparador? Acompanhe o post e entenda as principais diferenças para fazer a escolha certa!

Função de cada móvel

Conhecer a utilidade de cada peça de mobiliário é o primeiro passo para uma escolha certeira. Veja abaixo para que serve um aparador e um buffet.

Aparador

Costuma estar presente na sala de estar ou jantar, mas pode ser usado em qualquer outro cômodo da casa. A versatilidade do modelo é tanta que muita gente aproveita o aparador para destacar áreas menos valorizadas, como halls e corredores estreitos.

Em qualquer ambiente, a principal função do aparador será oferecer apoio para objetos e itens decorativos, como quadros, esculturas e molho de chaves. No local de refeições, a peça pode servir de suporte para pratos, talheres e travessas com alimentos.

Buffet

Assim como o aparador, o buffet também tem utilidade decorativa por permitir o apoio de objetos e acessórios diversos. Mas ele vai além disso: complementado com gavetas e portas, o móvel também garante a função de armazenamento de peças e produtos.

Essa característica é valiosa principalmente nas salas de jantar, locais que geralmente precisam de um espaço extra para guardar copos, garrafas e utensílios usados no momento das refeições.

Formato e estrutura

Apesar de apresentarem formato e estrutura semelhantes, o buffet e aparador são fáceis de distinguir. Entenda mais sobre a composição de cada um.

Aparador

O aparador é um móvel simples formado por um material de base e um tampo. Ele se assemelha muito a uma mesa comum, com a diferença de que tem maior altura e menor profundidade. O formato estreito torna essa peça ideal para ambientes pequenos ou com área de circulação reduzida.

Buffet

O buffet é um móvel mais robusto do que o aparador. As gavetas e compartimentos da peça fazem com que sua profundidade seja maior e ocupe mais área útil do ambiente. Ainda que não seja tão compacto, o buffet pode ser vantajoso para quem precisa de espaço para guardar louças e outros elementos da cozinha.

Outras formas de uso

Como deu para perceber, a grande diferença entre o buffet e o aparador está nas dimensões das peças. E, apesar das funções bem definidas, esses móveis podem ser adaptados para oferecerem novas utilidades na casa. Veja algumas ideias:

Aparador

Buffet

Possibilidades na decoração

O investimento em buffets e aparadores compensa muito, afinal, são móveis multifuncionais que harmonizam com diferentes cômodos. Por esse mesmo motivo, eles oferecem várias possibilidades na decoração da casa. Confira as principais!

Delimitar ambientes

Em vez de manter um buffet ou aparador encostado na parede, que tal transportá-lo até o limite de dois ambientes para fazer uma separação discreta? Uma peça posicionada atrás do sofá pode fazer a transição entre uma sala de estar e jantar integradas. Nesse caso, experimente dispor alguns elementos sobre o móvel, como esculturas ou vasos com folhagens. Eles vão adicionar altura ao conjunto, trazendo o desejado efeito de divisória.

Uma alternativa é substituir a mureta ou bancada da cozinha por um desses móveis. Se o objetivo é ganhar área de trabalho e compartimentos para guardar produtos ou utensílios, opte pelo buffet. Se a ideia é combinar a peça com banquetas, escolha o aparador que, por ser vazado, libera espaço para as pernas na hora de sentar.

Destacar objetos

Os buffets e aparadores não só oferecem apoio para objetos e acessórios, como também são capazes de destacar esses elementos. Os primeiros são ideais para montar arranjos com louças especiais, jogos de jantar, cestas com produtos ou fruteiras elaboradas.

Já o aparador pode ser usado para exibir uma coleção completa de livros, discos ou bonecos. Quadros, murais de fotografias e espelhos pendurados na parede também ficam mais visíveis quando posicionados acima de um belo aparador.

Valorizar paredes

Paredes externas e internas ganham cores, volumes e texturas quando são complementadas por móveis. O ideal é preenchê-las ao máximo, seja com um buffet alto e robusto ou com um aparador recheado de itens decorativos na base. Sobre a superfície, você pode colocar acessórios de sua preferência ou recursos diferenciados, como um cordão de luzes ou um adesivo de parede.

Buffet ou aparador: qual escolher?

A escolha certa vai depender das suas necessidades e da área disponível no ambiente que acomodará a peça. Uma dica para começar é pensar na função: se busca um móvel versátil e que complemente a decoração, fique com o aparador. Caso queira um móvel mais completo e funcional, dê preferência para o buffet.

Agora que tem dados suficientes para fazer a escolha, já pode procurar um modelo que combine com os elementos do ambiente. Veja o que avaliar nesse processo.

Material

Os aparadores e buffets são fabricados em grande variedade de materiais, cores e tipos de acabamento. Os modelos mais comuns são de madeira crua, envernizada ou pintada e trazem um toque clássico. Veja outras opções:

Tamanho

Todos os aparadores têm pouca profundidade e por isso cabem em qualquer lugar. Na escolha desse móvel, você só precisa ter cuidado com as medidas de altura e comprimento para garantir que sejam adequadas ao espaço.

A altura padrão — 75 a 85 cm — costuma funcionar bem na maioria dos casos. Mas se a peça for instalada ao lado de um sofá, por exemplo, o ideal é optar por um modelo mais baixo. Assim, a superfície ou tampo do aparador ficará no mesmo nível dos assentos, trazendo mais conforto aos usuários.

Para a escolha do buffet, a dica é tirar todas as medidas do ambiente onde o móvel será instalado. Isso evita que a largura ou comprimento da peça prejudiquem a circulação de pessoas. Após essa etapa, leve as medidas até a loja e escolha um modelo que caiba no espaço selecionado.

Truque para não errar: a distância mínima para uma boa passagem entre os móveis é de 65 cm. E, considerando que o buffet é mais robusto e precisa de espaço para abrir suas portas e gavetas, o melhor é mante-lo em um espaço mais largo.

Estilo

A escolha do móvel ideal também deve levar em conta o estilo presente na casa para evitar combinações exageradas. Veja alguns exemplos para definir qual se encaixa na sua realidade:

Percebe como é fácil decidir entre um buffet ou aparador com as nossas dicas? Ainda assim, é importante lembrar que nada impede que você obtenha os dois exemplares para inovar na decoração e facilitar a rotina doméstica.

Gostou das informações do post? Aproveite para assinar a nossa Newsletter e garantir acesso aos próximos conteúdos!