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Como controlar os níveis de estoque em uma loja? Entenda aqui!

Quem trabalha no setor de estocagem, sabe muito bem que manter a organização de cada item armazenado é sempre um desafio, principalmente porque, além de não ser uma atividade exercida somente por uma pessoa, a rotatividade dos produtos que entram e saem da loja é muito grande. Os níveis de estoque, quando são bem administrados, possibilitam maior controle de tudo que está na loja e, consequentemente, caracterizam o seu diferencial competitivo no mercado.

Quando não existe uma gestão adequada, a desorganização nesse setor pode comprometer o faturamento e até mesmo a imagem da empresa. Se um consumidor não encontra determinado produto, dificilmente ele voltará ao seu estabelecimento para realizar compras futuras, afinal ninguém quer perder tempo dentro da loja esperando levar para casa um produto ofertado que não está disponível no momento. Mas você sabia que existem formas simples de realizar esse controle? Confira!

1. Organize os itens disponíveis

Para que se tenha mais agilidade de encontrar um produto no estoque, tenha em mente que a organização é fundamental. Classifique todo o acervo da loja por categorias ou ordem alfabética, por exemplo, e procure padronizar esse modelo para que todos os funcionários consigam localizar os itens ofertados de forma rápida.

A partir de uma organização adequada, é possível realizar o controle de entrada e saída de mercadorias, o que facilita gerenciar melhor o recebimento de produtos com o fornecedor e ter maior facilidade de acesso aos resultados das vendas. Mantenha todas as informações atualizadas para que o processo seja contínuo e não dê margem  erros.

2. Planeje o estoque conforme a demanda

Ter um estoque bem administrado, com o registro de entrada e saída de cada item, permite que você tenha informações de todas as mercadorias que mais são vendidas e aquelas que se têm uma procura maior em determinada época do ano. Com isso, é possível estimar a quantidade necessária de determinado item a ser reabastecido na loja, evitando fazer do estoque um verdadeiro amontoado de produtos empoeirados esquecidos e deteriorados pelo tempo.

Para investir na compra de produtos a serem incluídos em seu estabelecimento, procure identificar quais são os mais comprados pelos seus clientes. Prever a demanda com base na procura pelos itens ofertados permite que você acerte na reposição ideal daquelas mercadorias que serão rapidamente vendidas.

Em outras palavras, enquanto existir a procura, o importante é não deixar faltar. Estude o histórico de cada produto que entra na loja, desde o tempo em que é encomendado com o fornecedor, até a quantidade de dias de permanência na loja e o prazo de entrega aos seus clientes. Assim, antes mesmo que se esgote aquele modelo na sua loja, você já pode estimar o momento certo para solicitar uma nova remessa.

3. Reduza os níveis de estoque

Tendo o controle da entrada e saída de tudo que sua loja comercializa, nem sempre é necessário estocar em grandes quantidades, não é mesmo? Reduzir o estoque facilita e muito na otimização de todo o processo. Comprando determinado produto em menor quantidade, você vai ter o custo reduzido e pode ter menos gastos com a conservação das mercadorias no estoque. Outra vantagem é que o espaço físico fica mais limpo, proporcionando mais visibilidade e facilidade de localização de cada modelo em específico.

A partir do controle de cada produto existente e da previsão que esses produtos serão reabastecidos na loja junto ao fornecedor, dificilmente seu estoque estará defasado. Por isso que é importante classificar os produtos de maior procura e os que passam mais tempo estocados.

Em alguns casos, aqueles que são vendidos em menor escala são os que podem trazer mais lucros para a loja, justamente porque pode ser o produto que somente o seu estabelecimento tem disponível. Mesmo se tratando de produtos menos comprados, não deixe de repô-los enquanto a procura, mesmo que pequena, ainda exista. Esse pode ser o seu diferencial no mercado competitivo diante das empresas concorrentes.

4. Estoque o mínimo e o máximo, conforme a prioridade de cada item

Quando se trata do estoque mínimo, isso quer dizer que é você quem determina a quantidade mínima para fazer a reposição daquele item. Dessa forma, pode-se entender que essa medida se trata de um processo contínuo, pois constantemente serão solicitados novos lotes daquele item. Tendo o controle de tudo que sai da loja, quando se chega à quantidade limite estipulada, você já sabe que deve acionar o fornecedor para a aquisição daqueles modelos que em breve estarão em falta no seu estoque. Como consequência disso, se gasta menos com o armazenamento dos produtos. Mas cuidado para que a constante reposição não interfira em um custo elevado com seus fornecedores

Já o estoque máximo é exatamente o contrário. Neste caso, você estipula uma quantidade maior de determinado modelo a ser estocado. Geralmente são aqueles itens que mais são vendidos e sempre precisam de reposição. Portanto, sabendo da constante necessidade de reposição, a entrega da encomenda é previamente agendada com o fornecedor. Porém atente-se para que, mesmo sendo comprados em grandes quantidades, eles ainda não faltem em seu estoque, já que nessa situação você pode não conseguir fazer uma reposição imediata no tempo desejado.

Sendo bem aplicadas, a adoção de medidas de estocagem máxima e mínima de cada produto vendido vai trazer grandes benefícios para a sua empresa e uma lucratividade ainda maior. Por isso analise, no histórico de vendas, quais são os produtos de maior procura e aqueles pouco comercializados. Em seguida, avalie para a sua loja quais mercadorias se encaixam nesse modelo de estocagem.

5. Acerte na escolha dos seus fornecedores

Escolher um fornecedor barato pode sair mais caro do que você pensa. Por isso, pesquise a procedência do produto orçado, a qualidade, a previsão de entrega, o preço e as formas de pagamento. Estabelecer contato com mais de uma empresa fornecedora é fundamental para que você consiga negociar melhor com o fabricante de seu interesse de forma prática.

À medida que as negociações são realizadas, avalie se tudo que foi oferecido no orçamento foi devidamente cumprido. Seguir a risca o prazo de entrega, por exemplo, é fundamental para que você não passe por situações constrangedoras em que o cliente deseja um produto do catálogo que está indisponível no momento. Seria muito injusto ter a sua imagem comprometida por não possuir determinada mercadoria no estoque mesmo depois de ter solicitado ao fornecedor com antecedência, não é mesmo?

6. Implante um sistema

Para otimizar os resultados no controle dos níveis de estoque, é aconselhável a implantação de um sistema que possa gerenciar os produtos que loja comercializa. Hoje em dia existem programas auto-explicativos muito eficientes para isso, mas com o uso do excel, por exemplo, você consegue monitorar e quantificar tudo de forma simples e rápida.

Essas ferramentas possibilitam a catalogação e classificação de cada item que entra na loja, com registro da data de entrada, do tempo de permanência no estoque e da saída dos produtos. A partir dessas informações, é possível ter maior gerenciamento de tudo que precisa ser comprado, evitando que o produto se esgote por completo dentro da loja.

Além disso, implantar um sistema padronizado possibilita que demais funcionários envolvidos no setor de estoque consigam acrescentar constantemente as informações de cada produto armazenado. Como vantagem, um sistema incorporado na sua empresa vai proporcionar estatisticamente o balanço de todos os itens que estão acabando e quais são os de maior prioridade de compra.

Viu como medidas simples podem auxiliar no controle do estoque da sua empresa de maneira mais precisa? Tenha essas e outras informações em nossas páginas nas redes sociais. Siga a gente no Facebook e no Youtube!