Blog da Linea

Como escolher a poltrona para sua sala de estar?

É difícil imaginar a decoração da sala sem a participação de belas poltronas, concorda? Se os sofás são os protagonistas desse ambiente tão especial da casa, as poltronas são coadjuvantes indispensáveis, afinal, trazem conforto, estilo, bom gosto e beleza para o espaço.

Toda sala de estar que se preze deve ter, no mínimo, uma poltrona para contrastar com o restante da mobília, otimizar o aproveitamento do espaço e agregar um charme a mais na composição decorativa.

Mas não é qualquer poltrona! É preciso saber escolher poltronas que conjuguem estilo, elegância, conforto e qualidade. Confira a seguir algumas dicas infalíveis para encontrar a melhor poltrona para sala e deixar esse cômodo ainda mais bonito e acolhedor. Vem com a gente!

Considere o estilo da decoração ao escolher a poltrona

Giratória, com pés palito, acabamento em metal, detalhes em capitonê, revestimento de veludo, tecido chenille, lisa, estampada e por aí vai. Existem poltronas de diferentes tamanhos, cores, materiais e modelos, portanto, para acertar na escolha, é fundamental que você leve em consideração o estilo decorativo do ambiente. Assim fica mais fácil tomar uma decisão coerente.

O design e o tom da poltrona devem conversar com a proposta da decoração e com outros elementos do cômodo, como paredes, revestimentos, racks, sofás, painéis, mesas de centro, estantes, nichos e acessórios. Isso faz toda diferença na harmonia do ambiente!

Uma sala com decoração rústica pede uma poltrona com acabamento amadeirado ou detalhes em vime; m uma decoração clássica, cai bem com poltronas Luís XV; enquanto que a decoração moderna combina com uma charmosa poltrona egg.

Pense no conforto para optar pela poltrona perfeita

Outro aspecto importantíssimo a ser levado em conta é o conforto. Não adianta comprar uma poltrona linda que vai apenas ocupar espaço e que ninguém vai desejar sentar nela. A poltrona é, antes de mais nada, um móvel funcional, que deve trazer comodidade para a vida dos usuários. Sendo assim, é indispensável optar por uma poltrona confortável, com maciez e densidade adequadas.

O tecido deve ser agradável ao toque, e o encosto tem que oferecer boa sustentação. Poltronas reclináveis e modelos com grandes braços tendem a oferecer um conforto adicional e são sinônimos de aconchego. Nada melhor do que chegar em casa depois de um dia cansativo de trabalho e desfrutar de todo acolhimento e bem-estar proporcionado por essas poltronas.

Preste atenção às dimensões da poltrona

O tamanho da poltrona precisa ser proporcional às dimensões do ambiente. Não escolha uma poltrona enorme para uma sala compacta, muito menos opte por um modelo minúsculo para um cômodo amplo.

O mais indicado é que você meça previamente a área na qual a poltrona vai ficar e invista em um móvel de tamanho equilibrado: nem grande, nem pequeno demais. Certifique-se de que a poltrona vai passar pela porta, caber na parede escolhida e não vai atrapalhar a circulação de pessoas. Essa estratégia ajuda a evitar transtornos!

Busque o melhor custo-benefício na compra

A poltrona ideal para a sua sala de estar nem sempre é a mais cara ou a mais sofisticada do mercado. Ela deve ser adequada às suas necessidades, atender suas expectativas em termos de estética e conforto, além de caber no seu bolso. É preciso buscar um produto de qualidade, com excelente custo-benefício. Em outras palavras, você deve observar a durabilidade, acabamento, funcionalidade e, também, o orçamento.

Lembre-se de que o preço não é tudo! Por vezes, vale a pena investir um pouco mais, ainda que você tenha que parcelar sua compra para ter um item mais bonito e durável. A médio e longo prazo, a compra de um item melhor representa uma economia significativa, já que você não terá que trocar de poltrona todos os anos.

Avalie a usabilidade do ambiente

Geralmente, as salas de estar são ambientes voltados para receber as visitas, no entanto, esse cômodo da casa pode assumir outras utilidades. Nesse espaço, é possível interagir com a família, assistir televisão, conversar com os amigos, descansar em meio à rotina agitada ou, até mesmo, relaxar lendo um bom livro.

Para escolher a poltrona certa, você deve avaliar a usabilidade do ambiente, quem vai ocupar o espaço, por quanto tempo as pessoas ficam sentadas e o que elas farão nessa parte da casa.

Se a sala somente acolhe as visitas, as poltronas devem ser firmes, elegantes e formais, com foco na estética. Caso as pessoas assistam televisão nesse espaço, as poltronas precisam ser reclináveis e macias. Para quem gosta de ler na sala, as poltronas devem ser confortáveis e ergonomicamente corretas, para favorecer a postura.

Inove nas cores e estampas das poltronas

Para quebrar a monotonia do espaço e acrescentar personalidade ao ambiente, aposte em cores vibrantes e estampas inusitadas. Poltronas coloridas e estampadas deixam a sala descontraída, leve e moderna. Se o seu sofá for liso e discreto, opte por uma poltrona estampada, cujas tonalidades dialoguem e harmonizem com o estofado.

O tom do sofá não precisa se repetir na padronagem estampada da poltrona, porém, é recomendável que a combinação de cores funcione. As nuances podem ser contrastantes ou complementares. Você escolhe! Tome cuidado apenas para o efeito visual não ficar sobrecarregado e desconexo.

Invista no mix de poltronas para sua sala

Caso você tenha muito espaço disponível, não precisa se limitar a uma única poltrona. É possível usar duas, três ou até quatro poltronas em uma grande sala de estar. As poltronas podem ser de uma mesma cor, um mesmo modelo ou podem não seguir o mesmo padrão. Sim! Dá para usar poltronas de diferentes cores e designs sem que isso prejudique a decoração, basta optar por peças que combinem entre si e que não deixem a decoração da sala de estar poluída e exagerada.

E aí, você gostou das nossas dicas? Elas vão te ajudar a escolher a melhor poltrona para sua sala de estar? Que outras estratégias você adota na hora de escolher móveis para esse ambiente da casa?

Compartilhe as suas opiniões e as suas experiências com a gente no campo de comentários. Queremos saber qual é a sua opinião!