Blog da Linea

Como escolher as cores das paredes da sua casa?

Saber como escolher as cores das paredes é muito importante na hora de compor a decoração de uma casa. Além de refletirem a personalidade dos donos do lar, as cores têm o poder de influenciar no estado de humor das pessoas que estão em cada cômodo, harmonizar a energia dos ambientes e modificar a percepção visual dos espaços.

Ao selecionar certas cores em detrimento de outras, toda a atmosfera da casa passará a ser influenciada por aquela decisão. Por isso, é determinante conhecer as tonalidades mais indicadas para cada ambiente e refletir sobre quais são as sensações você quer que sejam transmitidas ali.

Confira algumas dicas para não errar na hora de pintar a sua casa:

Sala

É muito importante que as cores escolhidas para a sala reflitam a identidade dos moradores. Além de desempenhar o papel de espaço de convivência e descanso, ela também é o cartão de visitas de uma residência. É esse ambiente que determina a energia da casa para os hóspedes e visitantes, causando forte impressão a quem passa por ali. Por isso, não vá errar, hein?

Se o cômodo não for grande, utilize cores mais claras, como palha, bege, azuis e verdes para dar a sensação de amplitude. Com tons mais neutros, o ambiente fica bem mais leve e confortável tanto para repouso quanto para interação. Mas se o espaço for amplo, cores alegres ou mais fortes — até o mesmo o marrom e o preto — podem valorizar o ambiente e deixá-lo bem marcante.

Cozinha

A cor branca é sempre a primeira pedida para esse cômodo, pois passa uma ideia de limpeza e higiene. Podem ser trabalhados também os tons off-white, como gelo, palha ou creme. Se você quiser dar mais vida ao ambiente, utilize outra cor nos detalhes ou nos azulejos. Tons de amarelo, por exemplo, são indicados pois estimulam o apetite.

Quarto

O ambiente dos quartos deve ter cores que remetam aconchego e descanso. Tons mais neutros são uma boa pedida, como palha, salmão, rosa nude e pêssego. Enquanto tons derivados do laranja estão relacionados a sensações de unidade e fraternidade, os amarelos e azuis compõem um ambiente tranquilo e os rosas possuem efeitos relaxantes.

O ideal é usar cores frias, mas caso deseje usar um tom mais forte e estimulante, como vermelho ou laranja, coloque na parede da cabeceira da cama para evitar que o ambiente fique muito cansativo.

Escritório

Por ser um local de trabalho e estudo, as cores do escritório precisam ser bem equilibradas para não tornarem o ambiente cansativo nem aconchegante demais. Evite cores muito chamativas e tons de azul, que dão sono. Verde-claro, amarelo e areia são boas opções.

Varanda/área externa

Cores fortes e vivas são muito adequadas para esses espaços. Elas ajudam a compor um clima alegre sem correr o risco de causar a impressão de diminuição do ambiente, como pode acontecer quando são utilizadas em um cômodo interno.

Banheiro

Assim como a cozinha, as cores do banheiro também precisam demonstrar limpeza. Evite tons escuros como pretos, azuis, grafites e marrons. O ideal é usar cores como creme, terracota, verde ou areia. Se preferir algo mais colorido, é importante balancear com os tons mais claros para não perder a sensação de higiene.

Lembre-se que para saber como escolher as cores das paredes corretamente leva em consideração a harmonia com os móveis da casa. Esse equilíbrio precisa ser planejado para não deixar os ambientes muito pesados. Em um cômodo mais escuro, por exemplo, a sugestão é usar móveis claros para balancear. Se você já tem mobiliário, leve isso em consideração na hora de definir os tons das paredes.

Já está decidindo as cores que vai usar nas paredes da sua casa? Compartilhe o que escolheu nos comentários deste post!