Blog da Linea

Como escolher móveis para a sala que sejam seguros para as crianças?

Crianças em casa são um motivo de alegria — e, também, de preocupação. Afinal de contas, os pequenos são extremamente ativos e curiosos, o que requer atenção redobrada por parte dos adultos.

Só para se ter ideia, aproximadamente 70% dos acidentes com crianças ocorrem justamente em casa, o lugar que deveria ser mais seguro. E, em muitos casos, esses desastres acontecem em situações aparentemente inofensivas.

Você sabia que até mesmo a mobília e os itens de decoração podem representar um risco para as crianças? Pensando nisso, listamos 4 dicas incríveis para escolher móveis de sala que sejam seguros para os seus filhos. Veja só:

Compre mobília certificada

Para aumentar a segurança da sala, aliás, da casa de modo geral, adquira móveis certificados. O ideal é que as peças sejam produzidas por empresas de boa reputação, com técnicas e matérias primas de alto padrão. Além disso, você deve adquirir a mobília em lojas de confiança, sempre verificando a certificação do produto. Esse passo é fundamental para minimizar os riscos.

Opte por móveis macios e antialérgicos

Um fator essencial na sala de estar é o conforto, uma vez que os pequenos geralmente passam muito tempo nesse ambiente. Assim, você deve buscar móveis que deixem o cômodo seguro e aconchegante. Nesse sentido, é fundamental que as poltronas e estofados sejam macios ao toque e de material antialérgico para evitar problemas respiratórios.

Quando há crianças em casa, também é ideal que a mobília seja fácil de higienizar, a fim de eliminar os odores, as gorduras, os vestígios de alimentos e as sujidades causadas pelas brincadeiras.

Adquira móveis com travas, fechaduras e corrediças especiais

A depender da finalidade e dos objetos que você pretende colocar no móvel, o mais indicado é que a peça atenda às suas necessidades. Hoje em dia, é possível ancontrar peças de mobília com portas de trava, gavetas com fechadura e corrediças especiais que impedem que as gavetas se soltem e possam cair em cima das crianças.

Se você já tem a sala totalmente mobiliada e deseja evitar sustos com os pequenos, vale a pena usar acessórios como protetor anti batida de porta, travas adaptáveis para portas deslizantes, dentre outros elementos que aumentam a segurança da sala de estar.

Tome cuidado com os móveis baixos demais

Racks baixos são lindos e estão fazendo o maior sucesso na decoração. Entretanto, se você pretende colocar bibelôs de vidro, aromatizadores de ambientes e aparelhos eletrônicos sobre a mobília, evite esse tipo de mobiliário, pois esses objetos representam um perigo para as crianças quando ficam muito acessíveis.

Vale dizer que, embora os móveis suspensos sejam recomendados para salas, nos quartos das crianças, os móveis baixos são excelentes para o desenvolvimento da autonomia infantil, pois, nesse caso, os pequenos podem pegar livros e brinquedos sem a necessidade de recorrer aos adultos.

E aí, você gostou das nossas dicas? Vai ficar mais fácil escolher móveis para a sala que sejam bonitos, funcionais e, acima de tudo, seguros para as crianças? Se você curtiu este post, compartilhe-o nas suas redes sociais com os amigos!