Blog da Linea

Como escolher o ponto de venda adequado para minha loja?

Imagine a seguinte situação: você, investidor, procura um negócio para aplicar o seu capital e se depara com o empreendimento de uma professora da Universidade de São Paulo (USP) com doutorado em administração de empresas. Impressionado com o currículo, aposta todas as suas fichas na empresa — que fale em 8 meses.

O caso real, vivido por Kavita Hamza, mostra que nada garante o sucesso de um negócio. Às vezes, erros como a má escolha do ponto de venda pode comprometer o sucesso do empreendimento. Kavita vendia frozen iogurte e se instalou em um mercado, e o seu público preferia comprar os gelados vendidos no estabelecimento do que adquirir os produtos da loja em si.

Quer fazer uma história diferente? Então confira estas dicas para escolher o ponto de venda mais adequado para a sua loja:

Defina o público-alvo

Pode parecer um conselho óbvio, no entanto, são muitos os empresários que não conhecem com clareza o seu público-alvo — e isso pode impactar diretamente na escolha do ponto de venda.

É preciso, sim, compreender o mercado para ter uma noção dos clientes em potencial. No entanto, ferramentas como o CRM podem colher informações precisas sobre os consumidores, o que pode ajudar em momentos posteriores, como a escolha de sucursais.

Conhecendo o público, fica muito mais fácil fazer a compatibilidade entre o seu perfil e as características do bairro.

 

Estude a concorrência local

Pode parecer, em um 1º momento, que a concorrência é algo necessariamente negativo. Claro, se você pretende apostar em um espaço com uma empresa já consolidada, pode colocar o negócio em risco. No entanto, essa não é uma verdade absoluta.

É sempre importante visitar o local antes e, principalmente, estudar as empresas que oferecem serviços ou produtos similares. Isso porque, se os rivais prestarem serviços ineficientes, a sua empresa pode entrar para suprir as necessidades. O melhor de tudo é que a empresa ineficiente trará, indiretamente, consumidores para a sua loja.

Verifique a acessibilidade

A questão da acessibilidade gera impactos não só no sucesso comercial, mas, principalmente, na questão logística do negócio.

É preciso verificar se o ponto possui rotas claras para pedestres, como pontos de ônibus e estações de metrô. Claro que, se estivermos falando de uma loja de luxo, é importante descobrir se existe estacionamento ou fácil acesso para táxis, por exemplo.

Do ponto de vista logístico, a acessibilidade é importante, afinal, é preciso ter uma boa rota para receber mercadorias, evitando quaisquer problemas relacionados aos processos internos da empresa, como perdas.

Pense no longo prazo

Por fim, é importante que o gestor sempre mantenha o pensamento no longo prazo. A área onde se pretende instalar o negócio será revitalizada? Será que, no futuro, haverá uma clara necessidade de se realocar em outro espaço? Se pensar dessa forma, o empreendedor pode evitar custos extras e conseguir se consolidar como uma referência.

O pensamento no longo prazo, por sinal, não é importante apenas para definir o ponto de venda, mas para elaborar estratégias para que a empresa se mantenha sustentável!

Gostou das nossas dicas? Já enfrentou algum problema ao escolher o ponto de venda? Conte para nós a sua experiência. Deixe um comentário.