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Como explorar a sazonalidade de vendas na sua loja de móveis!

A sazonalidade de vendas é um fenômeno que deixa muitos comerciantes receosos de se arriscarem e investirem mais nos seus negócios. Principalmente quando se trata do setor moveleiro, como é o nosso caso, o caráter sazonal acarreta uma concentração bem menor de vendas em períodos como o início do ano,  tornando o processo ainda mais desafiador.

Mas então, como encarar esses altos e baixos das vendas durante o ano todo? Para que o impacto não seja muito grande e não afete sua posição no mercado — que é bastante competitivo, por sinal —, o ideal é investir em estratégias que explorem positivamente a sazonalidade.

Ao adotar essa atitude, além de garantir o sucesso da loja de móveis em todas as temporadas, você ainda consegue visar novas oportunidades no mercado, bem como fidelizar cada vez mais clientes.

Se você se interessa por esse assunto, confira neste post como explorar o caráter sazonal das vendas e aprenda algumas dicas práticas para colocar a mão na massa. Vamos lá?

 

Faça um bom planejamento dos seus investimentos

Aqui no Brasil, as pessoas costumam investir mais em móveis e reformas no segundo semestre do ano, de acordo com apurações feitas pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco (DEPEC). Isso acontece pois o orçamento é mais tranquilo a partir de outubro, com o décimo terceiro salário se aproximando.

Então, é compreensível que no início do ano as vendas realmente caiam um pouco. Diante desse cenário, você pode até pensar que vai passar aperto, principalmente diante da atual conjuntura econômica do país — que não é das melhores. Mas não é preciso temer a situação sazonal se você tiver um bom planejamento para manter os investimentos e os ganhos estáveis durante todos os meses.

Estabeleça uma relação mais próxima com os fornecedores

Você pode aproveitar esses períodos de baixa para conseguir negociar bons descontos com seus fornecedores, por exemplo, já que todo o mercado fica mais parado.

Organize-se, então, para utilizar o dinheiro faturado no final do ano em investimentos no primeiro semestre do próximo ano. Mas faça isso tendo em mente o que vai ser tendência nas próximas temporadas, para não ficar com estoque parado por falta de procura.

Registre tudo em planilhas

Ninguém perde por ser organizado, disso você pode ter certeza. Então, esqueça a ideia de que consegue comandar os negócios fazendo contas de cabeça. Nenhuma empresa funciona assim, ainda mais nos dias atuais. Então, utilize ao máximo estratégias que auxiliem a manter tudo registrado.

As planilhas de fluxo de caixa e volume, por exemplo, são ótimas para você ter dados reais de análise, que te mostrem quais são os períodos de maior venda e aqueles que estão em baixa. A partir delas, você pode se preparar melhor, sem “achismos” e riscos.

Esteja preparado para buscar coisas novas

O que deixa a sazonalidade negativa, na maioria dos casos, é ter medo de investir em produtos novos, por exemplo. Batendo sempre na mesma tecla, realmente fica difícil captar novos clientes em períodos de baixa.

Então, tente pesquisar ideias novas em feiras, viagens e até mesmo na internet, para oferecer novidades que vão atrair e fidelizar clientes em períodos alternativos àqueles que dão mais lucro no ano.

Conte com a ajuda do Google

Para encontrar essas novidades e tendências que podem levantar suas vendas nos períodos ruins, você pode contar com a ajuda do poderoso Google. Ele possui ferramentas eficientes que auxiliam na busca dessas sazonalidades, como é o caso do Google Trends e do próprio Planejador de Palavra-chave do Google Adwords.

Ao pesquisar determinados termos, você consegue identificar os picos de procura, visualizando quais são os meses em que existe mais demanda por certo produto. Dessa forma, você desenha suas estratégias tendo como base essa pesquisa de mercado, acompanhando e comparando os períodos de tráfego dos termos mais buscados na internet.

Organize o estoque e a logística da sua loja de móveis

Já foi falado aqui da importância da organização, e isso interfere na logística e no estoque também. É fundamental, aliás, que você tenha total controle sobre isso para não se desequilibrar nos períodos de aumento ou baixa de vendas.

A sua loja de móveis deve ter produtos suficientes no estoque para atender à alta demanda do final do ano, mas de forma que não fique com produtos estagnados nos primeiros meses que seguem. Fique atento!

Prepare sua equipe para lidar com a sazonalidade de vendas

Não adianta preparar a sua equipe para lidar apenas com os períodos de grande fluxo de vendas. Esse, aliás, é um grande erro de várias lojas e empresas, que treinam seus funcionários para a grande demanda em períodos de datas comemorativas, por exemplo, mas se esquecem de que eles também devem saber lidar com as baixas temporadas.

O ideal é manter toda a sua equipe de vendas sempre motivada e atrás de inspirações que tragam lucro até mesmo nas épocas mais difíceis do ano, como é o caso do primeiro semestre. E o segredo disso tudo está no padrão de qualidade de atendimento, principalmente.

Coloque em prática ações para lidar com a sazonalidade de vendas

1. Conte com o auxílio das redes sociais para divulgação

Não é só a linha de frente que deve se manter motivada no período de baixa temporada, mas toda a equipe da sua loja de móveis. E, para ajudar na missão de manter o caixa em dia, você pode contar com ferramentas eficazes na atualidade, como é o caso das redes sociais.

Se você souber explorar essas mídias de forma correta, vai conseguir atrair clientes nos meses mais parados. O Facebook e o Instagram, principalmente, são ótimos aliados para divulgar produtos, manter um relacionamento mais próximo com as pessoas e atraí-las para a sua loja, por exemplo.

2. Realize promoções antes que a alta temporada acabe

O que se vê por aí são promoções sendo feitas só depois que a alta temporada de vendas termina. Mas a ação mais correta é antecipar um pouquinho as campanhas, para que você consiga aumentar as suas vendas antes que o boom acabe.

 3. Entenda melhor os seus clientes

Apesar de ser a última dica, talvez seja a mais importante: entender os seus clientes. Só a partir da aproximação e da compreensão do que eles querem é que você saberá se posicionar e criar estratégias para ficar tranquilo durante o ano inteiro.

Ao conhecer bem o público-alvo, você tem noção da melhor época para fazer investimentos, aumentar estoque, fazer promoções, negociar com fornecedores, entre outras ações. Afinal, todo o seu trabalho é direcionado especialmente para eles, os seus clientes. Esse entendimento — e um atendimento de qualidade, é claro — faz toda diferença na manutenção do caixa nas épocas de sazonalidade.

Depois da leitura ficou mais claro como você deve explorar a sazonalidade de vendas na sua loja de móveis? Esperamos que sim! Aproveite e baixe também o e-book sobre como aproveitar datas comemorativas e vender mais, para ampliar suas ideias a respeito da sazonalidade, que tal?