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Compras em grande escala: entenda como economizar

Em tempos de crise e vendas abaixo do esperado, chegou a hora de você maximizar os lucros da sua loja por meio da otimização operacional. E uma das formas de fazer isso é melhorar o seu sistema de compras, adotando o formato de grande escala.

Parece contraditório pensar em comprar mais de uma vez para revender em um mercado recheado de incertezas, mas acredite: comprar em grande escala representa uma economia real em contraponto às compras de varejo, e esse resultado vai aparecer no seu balanço financeiro.

Atacado x Varejo

Você sabe qual é a diferença entre comprar no atacado e comprar no varejo? As compras em grande escala são mais comuns entre os comerciantes, mas há mais aspectos a serem explorados. Vamos entender essas duas formas:

Atacado

Esse modelo de compras está ligado ao conceito de grande escala. É quando você adquire uma grande quantidade de materiais de uma só vez. Geralmente, esse tipo de compra é mais indicado para comerciantes, que vão revender os produtos nas suas lojas.

Varejo

As compras no varejo são aquelas praticadas pelos consumidores finais. Se você tem uma loja de móveis, dificilmente vai vender 10 ou 15 camas, ou mesas, ou sofás. Os clientes que compram no varejo adquirem produtos para seu próprio uso, em casa. Por isso, compram em quantidades menores.

As vantagens de comprar em grande escala

Agora que você já sabe que as compras em grande escala são mais indicadas para os lojistas, deve estar se perguntando: mas o que eu ganho comprando uma grande quantidade de produtos de uma vez?

A grande vantagem é o valor conseguido pelas compras. Os fornecedores que vendem em grande escala têm um cálculo mensal de faturamento que leva em consideração o fornecimento de materiais para as lojas de uma só vez. Embora exista a soma dos materiais que estão sendo vendidos, há um custo menor com transporte e mão de obra.

Imagine que um fabricante de cadeiras receba duas encomendas: uma loja quer comprar 100 cadeiras, ao passo que a outra quer adquirir apenas 10. O preço dos produtos, inicialmente, é o mesmo. Porém, a loja que comprou as 100 cadeiras terá produtos suficientes para revender durante o mês e não precisará fazer novos pedidos.

A loja que comprou apenas 10 cadeiras não conseguirá terminar o mês com seu estoque cheio. Precisará realizar um novo pedido, o que obrigará o fornecedor a cobrar um novo custo de transporte e mão de obra. Além disso, ocupará seus funcionários e seus veículos para fazer uma entrega que já poderia ter sido feita. Entregando todos os produtos de uma só vez, o distribuidor poderá conceder descontos no valor unitário.

Economia em grande escala

Com esse exemplo, podemos concluir que quem compra em grande escala gasta menos dinheiro no final, embora precise aplicar uma quantia maior no momento da compra. Isso porque a loja que compra em grande escala conseguirá negociar um preço melhor pelos produtos, já que o fabricante não precisará realizar várias entregas no mesmo mês para o mesmo cliente, podendo oferecer descontos e abatimentos nos valores finais.

Os cuidados com o estoque

Para obter o máximo de vantagens possível com as compras em grande escala, é preciso que você cuide muito bem do seu estoque. Afinal de contas, de que adianta comprar em grande quantidade se você não tem a organização necessária para coordenar a revenda desses produtos de forma que eles não se percam nos galpões da sua loja?

A primeira providência para gerir de forma eficaz o seu estoque é buscar ajuda da tecnologia. Atualmente, existem diversos softwares que permitem o gerenciamento online do acervo de produtos, garantindo que você não tenha perdas devido a má gestão.

Depois, é preciso que você treine a sua equipe para que haja o melhor aproveitamento possível do seu estoque de móveis.

O grande desafio de quem trabalha com um grande estoque é não deixá-lo vazio e nem com produtos em excesso — e quem compra por atacado precisa ficar atento a isso. Deficitário, o estoque prejudica suas vendas. Já quando está cheio demais, ele pode atrapalhar seus processos de compras, devido à ocupação do espaço físico na sua loja.

O consumidor final

Como vimos até aqui, as compras em grande escala favorecem o resultado operacional da sua loja, já que você pode conseguir maiores descontos na compra de produtos pelos quais, normalmente, pagaria mais.

Com isso, chega-se a uma matemática simples: se você comprou uma cadeira que custaria 100 reais mas pagou 90, com os descontos, poderá também melhorar o custo de revenda. Com isso, o cliente vai pagar menos pelo produto que adquirir no seu estabelecimento.

Mais competitividade

Em um momento de grande instabilidade financeira, é normal que grande parte dos clientes procure formas de economizar. Se a sua loja é capaz de oferecer produtos com menores preços e condições de pagamento mais vantajosas, naturalmente se tornará mais competitiva perante o mercado.

Isso certamente fará com que mais clientes busquem comprar na sua loja, melhorando seu resultado e maximizando seus lucros.

Parceria entre distribuidor e lojista

A relação entre o distribuidor e o lojista deve extrapolar o simples relacionamento entre consumidor e cliente. O distribuidor é o fomentador do negócio do lojista e, por isso, ambos devem estar em sintonia para buscar sempre as melhores soluções para o cliente.

Se a sua loja não vende bem, o seu resultado cai e a quantidade que você compra do distribuidor também diminui. Dessa forma, a saúde da sua loja é relevante para todos os envolvidos no ciclo de compras.

Portanto, esteja sempre atento aos seus distribuidores, veja se eles estão cumprindo os prazos acordados, se mantêm a qualidade dos produtos e se a parceria está funcionando bem. Se sentir que isso não está ocorrendo, faça uma pesquisa de mercado e procure novos parceiros. Certamente, muitos fornecedores devem estar interessados em vender para a sua loja.

Na hora de selecionar os melhores fornecedores, não cometa erros comuns que podem custar muito caro para a realização de negócios futuros. Fique atento ao mercado e melhore os resultados da sua loja!