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Conheça 11 dicas de visual merchandising para a sua loja de móveis

Qualidade e variedade de produtos, excelência da equipe de atendimento, ótima gestão, preços competitivos… Como você bem sabe, essas características são fundamentais para o sucesso do seu negócio. Mas já parou para pensar em como o visual merchandising impacta diretamente a forma com que sua loja atrai clientes?

Isso mesmo! Em meio à crescente concorrência do mercado, é cada vez mais necessário investir em técnicas certeiras a fim de chamar a atenção de todos que passam em frente ao seu estabelecimento. Assim, as pessoas vão sentir vontade de conhecer sua loja por dentro e, consequentemente, de comprar seus móveis.

Quer saber como atingir esse objetivo? Então, continue a leitura e conheça agora as 11 melhores dicas de visual merchandising para sua loja de móveis!

1. Conheça seu público

Quando você conhece os clientes da sua loja e o público que quer conquistar, fica mais fácil pensar em estratégias de atração eficientes. Ambos os grupos podem ser definidos a partir de uma pesquisa de mercado e da coleta de dados importantes.

Pensando especificamente no visual merchandising, esse conhecimento permitirá que você desenvolva um ambiente baseado no estilo e nas referências corretas. Isso evitará, por exemplo, que você invista em uma decoração irreverente e moderna que possa afastar seu público, que é mais conservador.

Você também poderá adotar tendências e modelos de móveis que provavelmente vão chamar ainda mais a atenção dos consumidores em potencial para sua loja, aumentando suas vendas.

2. Tenha uma tema para seu visual merchandising

Ainda que sua loja disponibilize móveis de diversos estilos e gostos, é importante que essa variedade não se transforme em um ambiente bagunçado e sem personalidade. Por isso, uma das principais dicas de visual merchandising é que você pense em um tema que esteja de acordo com o estabelecimento e o público-alvo.

Dessa maneira, você transmitirá instintivamente o estilo da loja, permitindo que os transeuntes percebam logo sua identificação (ou não) com ela. Uma decoração centralizada em um tema chama mais a atenção, pois demonstra personalidade.

Você ainda terá a oportunidade de montar seu visual merchandising a partir de peças, estilos e cores que harmonizam entre si. Além da decoração regular da loja, experimente apostar em datas comemorativas como tema em suas respectivas épocas.

3. Saiba trabalhar as cores

A ideia do visual merchandising e de toda a estética da sua loja é transformá-la em um espaço convidativo, que incentive o cliente a comprar. Portanto, nunca se esqueça de que as estrelas são seus móveis!

Sendo assim, as paredes devem ser claras e/ou neutras. Cores desse tipo — como branco, bege e cinza-claro — não interferem nos tons dos próprios produtos, fazendo com que o cliente tenha perfeita percepção deles.

Nas vitrines, a neutralidade das cores deve ser mantida, fazendo com que o olhar dos observadores vá imediatamente para os objetos. Aposte também em tons contrastantes, que darão ainda mais vitalidade aos itens expostos.

4. Não exagere na decoração

Se a intenção é manter o holofote nos móveis, também não é interessante exagerar na composição e investir em um visual merchandising over. Afinal, além de tirar o foco dos itens expostos, isso também causa poluição visual, dando a impressão de que o local está sempre bagunçado, confuso e cafona.

No pior dos casos, a decoração com excesso de ornamentos pode até repelir clientes em potencial. Para evitar o problema, faça testes com diferentes temas até encontrar um equilíbrio de cores e elementos. Além disso, tente se colocar no lugar dos observadores e faça uma análise crítica sobre a aparência da sua loja.

5. Pense na loja como um todo

Como já deu para perceber, a coerência é um ponto importante no visual merchandising. Nesse sentido, pense na experiência total do cliente dentro da sua loja, considerando o próprio espaço do estabelecimento em sua totalidade.

Dessa maneira, você poderá otimizar toda a jornada do cliente ali dentro, desde sua entrada até a finalização da compra, bem como pensar em táticas que funcionem em todos esses momentos.

Para tanto, não conte apenas com a decoração em si. A música de ambiente da loja, a posição dos móveis no espaço, a qualidade da climatização e até mesmo os aromas do local têm influência sobre a percepção do consumidor.

6. Faça uso da iluminação e dos espelhos

A iluminação pode fazer toda a diferença no seu visual merchandising! Colocando pontos de luz em locais estratégicos, você traz vitalidade e beleza para seu espaço e, além disso, consegue dar destaque para os móveis de sua escolha.

Os espelhos também podem ser uma mão na roda. Se você tem muitos itens à venda em um espaço físico reduzido, precisa evitar a impressão de “entulhamento” que isso transmite aos clientes. Os espelhos, então, poderão ser usados para fazer com que a parte interna da loja pareça maior do que realmente é.

O efeito acontece porque os reflexos imprimem amplitude ao ambiente, tornando o espaço mais agradável e estimulando que o consumidor se sinta confortável ali dentro por mais tempo — e, como consequência, compre mais!

Portanto, se você quer dar a impressão de que sua loja é mais ampla e agradável, aposte na instalação de espelhos nas paredes e até mesmo no teto.

7. Não esconda os preços dos produtos

Uma pessoa interessada em determinado modelo de mobiliário sempre terá curiosidade em saber o preço da peça. Portanto, não faz sentido para ela ter de ir atrás de um vendedor toda vez que precisar conferir essa informação.

Apesar disso, alguns lojistas insistem em esconder os valores de seus produtos, especialmente aqueles com preço mais alto. Sem perceber, acabam deixando os clientes cheios de dúvidas que, em muitos casos, contribuem para a desistência da compra.

Se você quer atrair consumidores, deve permitir que eles tenham autonomia para avaliar diferentes características dos móveis. Isso inclui dados básicos, como as dimensões da peça, tipo de material e, principalmente, o preço.

Além de facilitar a leitura do cliente, essa solução permite que você destaque aqueles itens que estão com uma oferta imperdível ou, ainda, divulgue promoções atrativas para qualquer pessoa que passe pelo estabelecimento.

8. Priorize a acessibilidade

As técnicas de visual merchandising têm diversos objetivos, e um deles é facilitar a rotina de quem pretende comprar na sua loja de móveis. Nesse sentido, é fundamental priorizar a acessibilidade, que deve estar presente desde a parte externa do estabelecimento.

Pense com carinho naqueles grupos que precisam de acesso facilitado, como é o caso dos idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Nesse exercício, verifique a condição de cada percurso realizado até a loja, observando calçadas, áreas de estacionamento, corredores e portas de entrada.

Se todos os caminhos estiverem adequados à passagem de pessoas, sua loja com certeza terá uma boa quantidade de visitas, retornos e, quem sabe, de novas indicações.

9. Sinalize áreas importantes

Outra estratégia que merece atenção entre as dicas de visual merchandising é a sinalização dos ambientes. Ela permite que as pessoas identifiquem diferentes setores dentro da loja e encontrem tudo o que precisam, sem grandes dificuldades.

Para colocar em prática, você tem diversos recursos visuais disponíveis: placas contendo setas, símbolos que representem uma atividade específica e, ainda, tipos de luzes para destacar diferentes áreas da loja de móveis.

Quando tudo estiver pronto, caminhe pelo local para se certificar de que todos os espaços importantes foram sinalizados. Uma boa solução deve evitar que os consumidores percam tempo buscando ajuda ou fazendo percursos indesejados.

10. Valorize os pontos quentes

Toda loja de móveis tem seus pontos quentes ou “hot points”, que nada mais são do que os locais de maior visualização no ponto de venda. Por serem facilmente percebidos pelo público, os pontos quentes apresentam um ótimo potencial de atração e devem ser valorizados.

A vitrine da loja é um hot point poderoso que, quando bem trabalhado, pode representar boa parte do sucesso na venda. Logo, é nela que você deve expor os produtos-chave do seu negócio, bem como os anúncios promocionais de cada época.

Outro ponto quente a ser explorado em muitos estabelecimentos é a área do caixa. Enquanto ficam nesse local para realizar trocas, fazer pagamentos ou obter informações, os clientes acabam prestando mais atenção nas peças de mobiliário que estão em volta.

11. Dê asas à imaginação do cliente

Quando alguém entra em sua loja de móveis, nada mais natural do que caminhar pelos corredores imaginando onde cada item interessante poderia ser colocado em sua casa, não é mesmo?

Os consumidores adoram deixar a imaginação correr solta! Como resultado, acabam adquirindo itens que nem haviam pensado em comprar, tudo isso devido ao fascínio daquele cenário imaginário que pintaram em suas mentes.

Seu cliente gostaria de prever como cada móvel à venda ficaria em sua casa. Portanto, você deve dar asas para a imaginação e facilitar o processo. Para tanto, disponha os móveis de maneira aproximada à configuração possível de um lar verdadeiro.

layout da loja pode ser dividido em diferentes áreas, para que cada uma simule um cômodo específico da residência. Outra ideia interessante é agrupar itens de estilo e/ou função parecida, permitindo que o cliente rapidamente escolha aquele com que ele mais se identifica.

Ao colocar nossas dicas de visual merchandising em prática, sua loja de móveis será capaz de oferecer uma experiência incrível para os consumidores e, assim, aumentar as vendas cada vez mais!

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