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Conheça as boas práticas financeiras para sua loja de móveis

Todo empreendedor que deseja alcançar o sucesso em sua loja de móveis deve estar atento às boas práticas financeiras para a tomada de decisões, visando obter resultados mais eficazes. Tal atitude também é importante para gerenciar melhor os recursos e custos do seu negócio, além de descobrir quais aspectos consomem mais investimentos.

Afinal, manter um controle de gastos bem detalhado e amparado nas melhores práticas do mercado é vital, não só para o crescimento do empreendimento, mas para sua própria sobrevivência num ambiente cada vez mais competitivo e dinâmico. Por isso, é essencial focar na organização financeira. Para ajudá-lo nessa missão, veja as 6 dicas que separamos:

1. Foque na boa gestão de estoque

Um bom planejamento e gerenciamento financeiro necessita de uma gestão de estoque otimizada. Isso é preciso para controlar bem os recursos materiais e os itens disponibilizados para a venda, monitorando entradas e saídas de matérias-primas, custos de armazenamento, fluxo de estoque, identificando os produtos que mais agregam valor ao negócio e aqueles que mais vendem. Além disso, é preciso fazer o inventário da empresa para melhor controle.

Com esses dados em mãos, fica mais fácil fazer a gestão das finanças ligadas aos itens de estoque, entendendo quando é o melhor momento de comprar e quais produtos podem receber mais investimentos financeiros por gerarem melhores resultados.

2. Estruture centros de custo

Estruturar centros de custo é uma estratégia financeira que dá maior ênfase ao controle e divisão de recursos entre os setores da sua loja. Quando cada área tem seu centro de custo, é possível saber exatamente quais valores podem ser gastos e investidos. Isso contribui para uma gestão mais equilibrada e evita desperdícios.

Isso também permite buscar soluções que tragam retornos com investimentos menores, além de aumentar a responsabilidade dos colaboradores (especialmente líderes) em relação à eficiência financeira da empresa.

3. Acompanhe diariamente suas contas a pagar e contas a receber

É fundamental que o gestor financeiro da loja acompanhe diariamente as contas a pagar e a receber, primando por um bom controle do fluxo de caixa.

Dessa forma, será possível evitar confusões sobre a existência ou não de saldos positivos, identificar corretamente as fontes e destinos de valores, e até evitar dores de cabeça com lançamentos errados. Porque, quando isso ocorre, é preciso levantar todos as ações realizadas até a última conferência, e quanto maior for o intervalo entre as verificações, mais lançamentos precisam ser avaliados até que o erro seja encontrado. Ou seja, mais tempo perdido.

4. Controle o grau de endividamento

Todo gestor precisa acompanhar de perto o grau de endividamento do negócio para não se perder e acabar tendo surpresas desagradáveis. Por isso, é fundamental fazer um planejamento adequado na hora de pagar dívidas e empréstimos, escolhendo bons fornecedores que ofereçam condições de pagamento que se enquadrem nas capacidades da loja.

5. Invista em boas práticas na parte da contabilidade

É preciso também investir em boas práticas contábeis para manter seus controles financeiros, documentos fiscais e relatórios administrativos em dia, além de devidamente estruturados para que haja maior confiança nos dados. Dessa forma, você evita problemas com o fisco e pode contar com informações mais confiáveis para embasar suas decisões.

6. Não misture finanças pessoais com as da loja

Nunca misture finanças pessoais com as da sua loja de móveis! Isso costuma trazer muitos transtornos para a parte contábil e financeira da empresa, mascarando situações e até causando problemas com a fiscalização.

Quando você retira dinheiro da empresa ou tira do bolso e aplica no caixa, você pode acabar alterando os resultados e prejudicando a avaliação real de sua situação (se ela está dando lucro ou prejuízo).

Para evitar isso, estipule um pró-labore mensal para seu rendimento e evite injetar recursos de qualquer forma: consulte-se com um contador para saber qual a forma certa de colocar mais capital na organização.

Seguindo essas dicas, você aumentará as chances de ter uma loja de sucesso, além de permitir um crescimento sustentável e com dados mais confiáveis para tomada de decisões.

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