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Conheça os 7 pilares da gestão de fornecedores para lojas de móveis

A relação entre fornecedor e loja em várias áreas do comércio é sempre um pouco delicada, inclusive com relação à produção de móveis.

Em uma visão mais tradicional, a gestão de fornecedores tinha um único propósito: reduzir o custo do fornecimento. Isso acontecia porque a crença geral era de que os fornecedores também têm a única intenção de lucrar tanto quanto puderem com um cliente antes de seguirem para o próximo.

Porém, esse não é bem o caso, tanto que a forma como as lojas de móveis lidam com seus fornecedores tem mudado bastante nos últimos anos. Ao invés de agirem como rivais, cada vez mais empresas estão atuando de forma cooperativa. Considerando o quanto a concorrência já é grande no mercado, esse é um movimento bem inteligente.

Claro, nem tudo são flores. Você precisa entender como melhorar a gestão de fornecedores na sua empresa se quiser garantir que ela traga benefícios para o seu negócio. Por isso trouxemos aqui 7 pilares fundamentais para sustentar o relacionamento entre fornecedor e loja de móveis. Confira!

1. Minimize o número de fornecedores

Existem vários motivos para ter apenas um ou dois fornecedores na sua empresa. Primeiro, quanto menos for necessário administrar, melhor. Você terá que gerar menos contratos, menos papelada, menos trabalho depois do expediente e menos dor de cabeça.

Segundo, com menos fornecedores, você poderá dedicar mais tempo a fortalecer as relações com cada um deles.

Não é necessário restringir a variedade de produtos que você oferece. Apenas tenha em mente que você não deve comprar várias versões do mesmo produto com diversas empresas. Além de dificultar a gestão de fornecedores, você cria uma “concorrência interna” para eles com relação à sua loja, o que não é positivo para nenhuma das partes envolvidas.

2. Permita-se negociar

A gestão de fornecedores deve ser feita com flexibilidade. Uma boa negociação não serve para saber o quanto você pode ganhar, mas sim o quanto você está disposto a abrir mão para continuar com a contraparte. E se você pretende manter um bom relacionamento com outra empresa ou empreendedor, é melhor saber o que tem para entregar.

Tente resistir à tentação de correr para a defensiva em uma negociação. Tenha em mente que se a sua empresa perder vendas ou for à falência, os fornecedores também perderão um cliente.

3. Seja um cliente importante

Esse ponto complementa muito bem o tópico anterior. Fazer a gestão de fornecedores também envolve mostrar que a sua loja merece atenção. Se eles veem como seus pedidos são lucrativos e que suas negociações tendem a ocorrer de forma mais prática e rápida, é muito provável que os fornecedores também se tornem mais flexíveis ao lidar com você.

Existem várias formas de aumentar sua importância diante dos fornecedores. Por exemplo:

Da mesma forma que você prioriza os clientes que são mais lucrativos, os seus fornecedores vão priorizar você se tirarem benefício disso.

4. Promova um relacionamento mais pessoal

Muitas empresas já usam a pessoalidade para nutrir o relacionamento com seus clientes, e você também pode aplicar a mesma lógica com a sua gestão de fornecedores.

É provável que alguns já tenham enviado mensagens em datas comemorativas, convites para eventos, entre outras coisas. A diferença é que os dois são representantes de suas empresas. Portanto, o relacionamento é mais horizontal do que o de cliente e fornecedor.

Como você estará inicialmente na posição de cliente, pode ser uma boa ideia tomar a iniciativa e elevar seu status para “empresa” diante do fornecedor. Tente estabelecer um espaço comum, mostrando que entende as demandas pelas quais o vendedor passa. Além de reduzir a tensão, vai tornar a negociação mais fluida e honesta.

5. Pense em tudo como uma parceria

Ao fazer sua gestão de fornecedores, lembre-se de que ambos estão trabalhando juntos. Um precisa produzir para que o outro possa vender. Essa relação não deve ser plenamente hierárquica, mas sim simbiótica. Simplesmente pensar dessa forma já vai moldar suas atitudes para que ambos consigam criar uma relação de negócios mais saudável.

Para que essa troca seja benéfica, é importante ter em mente suas responsabilidades e a ética do seu negócio. Fornecer todas as informações necessárias antes de fechar um acordo, por exemplo, é algo que deve ser básico na relação entre sócios.

6. Estabeleça seus limites de antemão

Claro, você não precisa ser totalmente permissivo para que essa parceria seja positiva. Pelo contrário, estabelecer os limites de uma negociação antes de iniciá-la é a melhor atitude que você pode tomar. Preços, tempos de entrega, atrasos, padrões de qualidade exigidos, tudo é mais fácil de lidar quando está às claras desde o começo.

Da mesma forma, você deve pedir que o fornecedor estabeleça seus próprios limites. Termos de devolução, frequência de compras, descontos etc. Isso deve ir além do contrato, precisa ser uma promessa pessoal feita entre os negociantes. Se ela não for quebrada, uma relação de confiança será estabelecida mais facilmente.

7. Evite parcerias de caráter negativo

Dizer para se afastar de coisas de “caráter negativo” é algo bem vago, é verdade. Mas vamos entender melhor o que isso significa. Quando falamos em “negativo” nos referimos a algo que seja prejudicial não só a uma das partes envolvidas, mas também a terceiros. É preciso observar o preço e a qualidade em conjunto.

Fornecedores que utilizam material de origem duvidosa (madeira ilegal, por exemplo) não são muito promissores, não importa o preço das mercadorias. Fiscalizar suas parcerias deve ser uma atitude regular. A reputação da sua loja é diretamente atrelada à reputação de seus produtos, que vêm de seus fornecedores.

Da mesma forma, você não deve se aproveitar de uma empresa que esteja claramente desesperada e caminhando para a falência. Lembre-se: uma parceria é uma via de mão dupla. Pague sempre o preço justo pela mercadoria.

Agora que você já sabe o que fazer para melhorar a gestão de fornecedores na sua loja de móveis, é hora de conferir suas parcerias e ver se precisa fazer alguma mudança. E se quiser já procurar mais opções de fornecimento, confira o Catálogo Linea agora mesmo, gratuitamente.