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E-mail marketing: o que é e como aumentar suas vendas com ele?

Você não sabe como aumentar suas vendas nessa crise? Não se desespere! Temos uma estratégia online extremamente eficiente para ajudá-lo a vender seus desafios — o e-mail marketing, é claro!

De acordo com a Direct Marketing Association, o e-mail marketing possui um dos melhores ROI (Retorno Sobre Investimento) para as empresas. Segundo ela, a cada US$ 1 que for gasto com e-mail marketing, o retorno pode ser de até US$ 40. Simplesmente impressionante!

Como qualquer outro empresário inteligente, com certeza você gostaria de saber como utilizar essa ferramenta para aumentar suas vendas também, não é mesmo? Então continue lendo este post. Vamos lá!

O que é o e-mail marketing

E-mail marketing é uma ferramenta extremamente eficiente para promover, ampliar e mostrar a sua empresa dentro de seu mercado consumidor. É uma mensagem otimizada com o objetivo de dar informações, avisos, divulgar seus produtos ou serviços, converter leads para compra, entre uma infinidade de outros propósitos que se deseja alcançar.

Cuidados ao trabalhar com essa ferramenta

Para que seus e-mails marketing atinjam seus objetivos e não sejam associados aos famosos SPAMS (aqueles e-mails enviados sem o consentimento do cliente) é preciso seguir algumas regras básicas.

Procure enviar e-mails para as pessoas que realmente têm interesse em seus produtos, e nunca compre listas de e-mail de nenhuma empresa. Essas listas podem estar seriamente comprometidas, e utilizar esse artifício poderá colocar sua empresa em uma black list, o que trará uma repercussão bastante negativa, podendo inclusive ser punida judicialmente por isso.

Como trabalhar corretamente com o e-mail marketing para aumentar as vendas

Para ajudá-lo nesse quesito, elaboramos as 5 dicas mais importantes. Confira:

1. Monte sua própria mailing list segmentada

Mailing list — ou “lista de correio”, traduzindo para nosso idioma — nada mais é do que uma lista, um banco de dados contendo informações de determinadas pessoas, possivelmente seu público-alvo. Essa lista será utilizada para criar e manter um relacionamento direto com seus clientes ou prospects (futuros consumidores de seus produtos).

O mailing list é criado para enviar seu e-mail marketing a pessoas ou a um grupo de pessoas de forma direta, sem a preocupação de que seus e-mails sejam confundidos com spams. Ele pode ser segmentado, de acordo com os objetivos das campanhas, promoções ou outros assuntos que você achar relevante.

2. Ofereça recompensas aos seus clientes mais fieis

O ideal é categorizar seus clientes levando em consideração seu engajamento e lealdade em relação ao seu negócio, e oferecer algum tipo de recompensa para eles, como descontos, promoções, brindes e e-books com conteúdos relevantes.

3. Aproveite a sazonalidade para mandar seu e-mail marketing

Aproveitar a sazonalidade e as datas comemorativas para lançar suas campanhas é uma ótima estratégia de venda. Esteja de olho no calendário e comece a preparar conteúdos para serem enviados durantes as principais datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, etc.

Assim você aproveita o potencial criativo e comercial que essas datas oferecem e pode lançar campanhas para engajar seu público de maneira mais efetiva.

4. Personalize campanhas de aniversários

Enviar e-mails marketing personalizados em datas de aniversário com um brinde surpresa, ou algo do tipo é uma forma de não só aumentar sua taxa de abertura, mas também é uma estratégia para começar a ganhar a confiança do cliente.

Com certeza, todas as vezes que encontrar um e-mail seu na caixa de entrada ele o abrirá para verificar o que há de novidade.

5. Utilize estratégias de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia utilizada em e-mail marketing para entregar conteúdos relevantes e de interesse do cliente. É uma forma de passar conhecimento sobre o seu mercado e, ao mesmo tempo, ajudar o cliente a resolver algum tipo de problema.

Concluindo

Você pode utilizar essas e muitas outras estratégias em seu e-mail marketing como estratégia. E a sugestão final que deixamos aqui para que você saiba como aumentar suas vendas se resume em uma única frase: construa uma relação verdadeira com seu cliente! Mime-o, crie laços, ajude-o, crie a política do ganha-ganha — e você verá como ele sempre se lembrará de sua marca quando precisar dela.

Pronto para começar a vender mais? Então deixe-nos o seu comentário!