Blog da Linea

Entenda a importância do planejamento financeiro pessoal

Businessman pointing at document while discussing it with colleague at meeting

Satisfazer as necessidades do cotidiano, mesmo com pouco dinheiro; pagar as contas em dia e, ainda assim, conseguir ter uma casa aconchegante para toda a família; criar um espaço agradável para receber amigos sem se endividar. Esses são sonhos que muitas pessoas têm, mas poucas sabem o que precisam fazer para realizá-los.

Alcançar objetivos de vida e ter uma vida financeira equilibrada é possível. O segredo é ter, além de muita determinação, o planejamento financeiro pessoal como aliado. Ao controlar suas receitas e despesas e planejar como gostaria de gastar o que recebe no início do mês, você faz seu dinheiro trabalhar para você e usa esses recursos para realizar seus desejos e ter uma vida mais feliz.

Para planejar suas finanças de forma impecável, é preciso entender sua situação financeira, praticar o hábito de controlar o que entra e o que sai da conta-corrente e do cartão de crédito, comparar preços e fugir das compras por impulso, entre outros. Confira algumas dicas de como montar o seu planejamento financeiro pessoal:

Entenda qual é sua situação financeira

O primeiro passo para entender a importância do planejamento financeiro pessoal e começar a aplicá-lo na sua vida é saber qual é a situação real das suas finanças. Reserve um tempo para colocar no papel todas as suas receitas: salário, rendimentos, renda extra etc.

Em seguida, liste suas despesas, colocando não só o valor, mas a categoria à qual pertencem (Moradia, Alimentação, Educação etc.). Se as receitas superarem as despesas, ótimo. No entanto, se os gastos forem mais altos do que o que você recebe por mês, será preciso apertar o cinto.

Controle receitas e despesas

Depois de descobrir como está sua situação financeira, é hora de partir para a ação e manter suas receitas e despesas sob controle. Para isso, anote tudo o que ganha e, principalmente, o que gasta. São diversas as ferramentas que podem ser usadas para essa tarefa: do bom e velho caderninho a um dos diversos aplicativos de gerenciamento financeiro disponíveis no mercado.

Independentemente do método usado, é importante anotar todo e qualquer gasto, por menor que seja. Mesmo um chiclete no cinema ou o suco do almoço, somados, fazem a diferença no orçamento no final do mês.

Outro cuidado importante para manter seu planejamento financeiro em dia é não só anotar os valores das despesas, mas categorizá-las. Apenas dessa forma é possível saber para onde seu dinheiro está indo no final do mês.

Estabeleça metas

Uma parte importante para ter um planejamento financeiro eficaz é definir objetivos e metas de vida para, assim, usar suas receitas da melhor forma. Coloque no papel seus objetivos de curto, médio e longo prazo, em quanto tempo gostaria de realizá-los e quanto dinheiro precisará para isso.

A partir daí, você pode desdobrar esses objetivos em metas a serem atingidas. Caso você deseje, por exemplo, trocar os móveis da sua sala para receber amigos com mais conforto, avalie o custo da compra e estabeleça uma quantia a ser poupada todo mês para alcançar o valor em um ano.

Compare preços

Para se manter dentro do orçamento e alcançar seus objetivos e metas, é importante inserir na sua vida o hábito de comparar preços. Antes de comprar qualquer produto ou contratar um serviço, pesquise o valor em, pelo menos, três empresas. A internet pode ser uma aliada, com sites de pesquisa de preço como Buscapé e Google Shopping.

Um alerta importante principalmente para compras online: mesmo que o preço de determinada loja seja muito mais baixo do que o das outras pesquisadas, antes de fechar a compra pesquise a reputação da empresa para não ter dor de cabeça no futuro com produtos que não são entregues ou não têm garantia.

Evite compras por impulso

As compras por impulso podem minar todos os esforços de planejar suas finanças e manter seus gastos sob controle. São inúmeras as tentações oferecidas pelo varejo, como promoções e supostos descontos.

Por isso, se você tem dificuldades em resistir a ofertas e manter a carteira no bolso, pode ser uma boa ideia deixar o cartão de crédito em casa e sair apenas com o dinheiro que precisará no dia. Assim, não corre o risco de gastar em algo que não precisa realmente.

Prefira pagar à vista

Na hora de comprar um produto ou serviço mais caro, como um móvel ou uma passagem aérea, fica a dúvida: vale mais a pena parcelar ou comprar à vista? A resposta é simples: pagar o valor total é sempre a melhor opção para manter as finanças e o planejamento sob controle.

Para não correr o risco de se enrolar com as parcelas, o recomendado é economizar e só quando tiver o valor total comprar o que deseja. Além de evitar descontrole no orçamento, pagar à vista permite negociar descontos que podem chegar a 10% do valor total.

Tenha cuidado com o cartão de crédito

O cartão de crédito não é necessariamente ruim, mas, se mal utilizado, pode levar ao descontrole na hora de gastar e ao desequilíbrio financeiro. Use essa forma de pagamento com sabedoria, dando preferência para cartões que ofereçam algum tipo de benefício, como acúmulo de milhas ou descontos em produtos e serviços.

Evite parcelar as suas compras e fuja do pagamento mínimo da fatura, para não ter de arcar com os juros altíssimos cobrados. O ideal é sempre controlar tudo o que você gasta no cartão considerando não apenas o valor, mas a categoria. Caso as despesas sejam basicamente com itens supérfluos, é importante repensar sua forma de consumir e colocar o pé no freio.

Para usar o planejamento financeiro pessoal a seu favor, é essencial ter disciplina e trocar a satisfação imediata pela promessa de equilíbrio financeiro no futuro. Tenha em mente que, ao passar a consumir de forma mais consciente, você usa o dinheiro que recebe a seu favor e fica cada vez mais próximo de realizar seus sonhos mais caros. Comece agora!

Gostou deste conteúdo? Aproveite e leia também nosso post com 5 dicas para comprar sem se endividar.