Blog da Linea

Entenda como avaliar a durabilidade dos móveis

Os móveis são peças importantes e muitas vezes protagonistas na decoração de uma casa. É por isso que, durante a compra, as pessoas preferem se orientar pelo gosto pessoal e pelo estilo do ambiente. Se esse é o seu caso, saiba que o tempo de vida útil também deve ser um fator de peso hora de escolher móveis.

Veja no post como avaliar a durabilidade de diferentes modelos em 4 dicas!

Pergunte sobre o material usado na estrutura

Quando observamos um móvel na loja, só conseguimos tocar e avaliar o material aparente, certo? Acontece que a estrutura ou composição interna de uma peça pode ser feita com uma matéria-prima bem diferente daquela contida no acabamento.

Nesses casos, é importante solicitar ao vendedor detalhes sobre a composição do móvel. Pergunte como é feita a estrutura, como ocorre o processo de fabricação da peça e também verifique se não há mistura de materiais.

Os materiais mais resistentes para bases e estruturas são a madeira maciça, o inox e o ferro. Ao saber qual deles foi usado na peça, você tem condições de tomar as devidas precauções de acordo com o tipo de material e conservar seu móvel por mais tempo.

Conheça as opções de acabamento

Antes de sair para comprar os móveis, procure pesquisar um pouco sobre os principais tipos de materiais utilizados no acabamento. Com essa base de informações, será mais fácil avaliar e comparar os benefícios de cada modelo encontrado na loja.

Munido das características de cada tipo de matéria-prima, você também garante uma aquisição com bom custo-benefício e evita levar uma peça com acabamento inferior por um preço muito alto.

Avalie o tecido utilizado no móvel

Muitas peças de mobiliário possuem superfícies estofadas, e você também deve conferir a durabilidade desse material. Entre os tecidos utilizados, os modelos com grande espessura e tramas mais grossas tendem a ser mais resistentes.

Na hora de comprar, dê preferência para acabamentos em sarja, vinil, couro, lona e brim e evite o algodão, a linha e a seda que são mais frágeis. Se o móvel for para uso externo, é preciso optar por materiais impermeáveis e resistentes às intempéries.

Prefira móveis em MDF e MDP

O mercado possui uma infinidade de modelos de móveis para escolha. Para quem procura durabilidade a um preço acessível, a dica é optar por peças fabricadas em MDF ou MDP. Ambos os modelos são resistentes e garantem aparência muito próxima da madeira maciça, o que é vantajoso para quem valoriza esse tipo de material.

Confira os detalhes e acessórios

Além do material em si, é importante estar atento também aos detalhes de cada móvel, como a condição das gavetinhas, portas, puxadores e ornamentos. Problemas no transporte e más condições de armazenagem podem prejudicar o acabamento das peças que, em longo prazo, perdem a durabilidade.

Para evitar problemas, tenha paciência na hora de avaliar e não hesite em testar os compartimentos para verificar se cumprem sua funcionalidade de maneira eficiente. Fique longe de modelos com pintura descascando, presença de bolhas e manchas, fibras soltas ou irregulares e também com cantinhos amassados.

Se tomar esses cuidados na escolha, as chances de levar um móvel com boa durabilidade para casa são muito maiores. Na próxima compra, faça valer seu investimento e avalie cada cantinho da sua futura peça.

Quer mais detalhes sobre o assunto? Acompanhe agora 5 dicas para identificar móveis de qualidade!