Não dá para negar que o processo de decisão de compra é fortemente influenciado por diferentes fatores, como o preço de comercialização, o atendimento no ponto de venda, a qualidade do material, a exclusividade do serviço e a aparência do produto. É por conta dessa influência que as estratégias de comunicação, relacionamento e divulgação adotadas pelas empresas têm a finalidade de levar potenciais clientes ao consumo de fato.
O processo decisório possui etapas distintas e ocorre tanto em níveis conscientes quanto em níveis subconscientes. Não é à toa que toda a dinâmica desse processo desperta o interesse de profissionais de múltiplas áreas, incluindo especialistas em marketing, administração, comunicação e design. Todos querem entender como as marcas podem se destacar em meio à concorrência e induzir o consumidor a optar pelos seus produtos.
No mercado de móveis, tão importante quanto a qualidade dos produtos ou preço final da mobília, é o design. Longe de ser algo supérfluo, o design é um fator determinante na escolha dos consumidores, pois ele está atrelado não apenas à estética, como também ao status. Sim! O design no mercado moveleiro vai muito além da aparência. Continue lendo o nosso artigo e entenda como o design de móveis influencia na decisão de compra.
O design chama a atenção do cliente no ponto de venda
O design é o principal responsável por aumentar a visibilidade da loja e chamar a atenção do cliente no ponto de venda. As linhas e formas dos móveis cumprem o papel de atrair e encantar instantaneamente, despertando assim o interesse do potencial consumidor. No final das contas, a paixão à primeira vista influenciará na escolha do produto, pois a chance de o cliente optar por um móvel pelo qual se interessou desde o início é muito maior.
Esse fator aumenta o valor agregado do produto
Os móveis de design diferenciado possuem um valor agregado, afinal, não se tratam de peças de mobília comuns. Essa característica aumenta, inclusive, a disposição do consumidor em pagar mais caro pelos produtos. Vale destacar que, muitas vezes, o design de móveis chega a falar mais alto do que a marca, matéria-prima, nível de conforto e preço do produto.
Os clientes se preocupam com a beleza dos móveis
Que nos perdoem os móveis feios, mas beleza é fundamental quando se trata de mobília. Os clientes, sejam eles de classe média ou alta, se preocupam bastante com a aparência dos móveis. A maioria das pessoas deseja ter em casa móveis bonitos, estilosos, de bom gosto e com grande potencial decorativo. Justamente por isso, o design de móveis interfere tanto na decisão de compra dos consumidores. Ciente disso, o setor moveleiro tem investido cada vez mais em design.
Design é uma questão de status
Enquanto os consumidores da classe alta buscam móveis com um visual sofisticado, moderno e exclusivo, que traduza exatamente sua classe social, os consumidores da nova classe média deseja produtos que reflitam um nível social maior. Isso é possível ao investir em móveis com um belo design.
O design é uma ferramenta para aumentar a competitividade
Num mercado cada vez mais competitivo, o preço acessível já não é a única maneira de se destacar e vencer a concorrência. O design, combinado com diferenciais estéticos, como as cores, texturas e estampas, pode levar o cliente a escolher sua marca. Sem dúvidas, o design de móveis é uma ferramenta que aumenta a competitividade das empresas atacadistas e varejistas, fazendo-as crescer.
Viu como o design de móveis pode influenciar a decisão de compra dos consumidores? Se, além de beleza, sua empresa prima pela qualidade dos produtos, não deixe de ler nosso post com dicas para identificar bons móveis.
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