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Entenda como usar o catálogo de produtos para impulsionar as vendas

Quando se trabalha no ramo de móveis, é importante conseguir mostrar o maior número possível de produtos para seus clientes no pouco tempo que eles têm disponível. Essa pode ser uma tarefa difícil, caso eles mesmos não sigam até a loja. Mas já existem algumas maneiras de otimizar esse processo: uma delas é o catálogo de produtos.

Um catálogo, como você já deve saber, é um encartado com uma lista de tudo que a loja oferece. Nesse caso, é uma lista de móveis que são vendidos no estabelecimento. Pode não parecer grande coisa, mas muitas compras são fechadas por meio de catálogos, o que alavanca consideravelmente as vendas.

Acompanhe a leitura e veja com usar essa ferramenta para melhorar a qualidade dos seus negócios!

Comunique claramente a qualidade do seu produto

Um catálogo de produtos que se preze sempre possui ótimas fotos, especificações técnicas, uma descrição, entre outras informações úteis para o cliente. Quanto mais dados relevantes forem oferecidos, maior é a chance de venda.

Contratar um designer profissional e um fotógrafo para construir o conteúdo pode ser um bom investimento, já que transmite mais confiança e seriedade. Além disso, é importante lembrar que a qualidade oferecida deve ser a mesma entregue.

Nunca coloque informações deliberadamente falsas em seus catálogos, como material incorreto ou medidas erradas. O cliente no mínimo vai pedir uma devolução e no máximo vai processar a sua empresa, além de toda a propaganda negativa que isso geraria.

Organize melhor cada atendimento

Uma vantagem considerável do catálogo de produtos é que ele melhora o processo de atendimento ao consumidor. Muitas empresas disponibilizam um consultor ou atendente para ajudar na escolha do cliente, mas estes acabam se perdendo em meio ao mar de opções, especialmente quando o vendedor é inexperiente ou não identifica a real demanda.

Porém, com o catálogo como guia, dificilmente haverá problemas nesse sentido. Basta olhar primeiro a lista e depois mostrar o modelo disponível no estoque. Isso economiza tempo e facilita o fechamento da compra.

Deixe o cliente escolher com toda a calma

Todo atendente ou consultor tem pressa em fechar negócio. Ele precisa conseguir a venda para ganhar seu pagamento e não quer ficar parado em um cliente indeciso, mas também não quer deixar nenhum comprador passar.

Ao oferecer a esse cliente um catálogo de produtos, é possível deixá-lo avaliar as opções no seu tempo, enquanto o vendedor atende outro prospecto, talvez um que esteja mais interessado em já fechar o negócio. Assim, nenhum cliente é perdido.

Sempre se disponha a tirar dúvidas

Todo cliente tem perguntas. Sejam elas sobre o produto, atendimento, entrega, critérios de devolução, montagem, complementos, promoções ou outros motivos. Muitas dessas informações podem ser disponibilizadas no próprio catálogo de produtos, o que reduz o custo de tempo mais uma vez.

E quando um cliente trouxer lacunas, reserve um tempo para preenchê-las. Além de oferecer a chance de mais uma venda, isso também aumenta o caráter consultivo e a credibilidade do seu negócio.

Agora que você sabe como o catálogo de produtos pode ajudar nas suas vendas, é hora de começar a usar esse recurso na sua empresa. Quer ver outras dicas para alavancar o rendimento da sua companhia? Então leia nosso artigo sobre ampliação do leque de produtos!