Blog da Linea

Estante para sala: entenda como é uma aliada da organização

As estantes são móveis tradicionais e atemporais que podem ajudar — e muito — na organização residencial. Elas possuem prateleiras intervaladas que servem para guardar documentos, livros, DVDs e acessórios decorativos, como vasos e porta-retratos.

Do home office à sala de estar, as estantes ajudam a compor os ambientes com estilo e bom gosto. Além disso, elas otimizam o espaço e colaboram para a manutenção da organização da casa, mantendo cada coisa no seu devido lugar.

Quem pensa que as estantes perderam a importância com a ascensão dos racks, nichos e outros móveis de sala está muito enganado. Elas continuam em alta, afinal são verdadeiras aliadas da organização e decoração. Continue lendo o nosso artigo e comprove!

Por que investir em uma estante para sala?

Não faltam razões para ter uma bela estante para sala, especialmente porque as estantes são móveis capazes de tornar os ambientes mais organizados e funcionais. Além disso, elas ajudam a aproveitar cada centímetro do cômodo de maneira elegante e inteligente.

Vale ressaltar que as estantes possuem também um enorme potencial decorativo, pois criam um ponto de destaque na sala, assumindo, assim, o protagonismo no ambiente.

Quais são os tipos de estante disponíveis no mercado?

Existem diferentes tipos de estantes disponíveis no mercado. São modelos, estilos, tamanhos e materiais distintos. Certamente algum deles vai complementar a decoração da sua sala com muita personalidade.

Há estantes de vidro, espelhadas, em MDP, de madeira etc. As estantes amadeiradas são as preferidas, pois agregam um toque clássico e acolhedor às salas.

Como escolher a estante ideal para a sala?

Ao escolher uma estante para sala, vários fatores devem ser considerados. Confira abaixo os principais aspectos aos quais você deve atentar:

Tamanho

Nada pior do que escolher uma estante desproporcional para o ambiente. Salas amplas pedem estantes grandes, ao passo que salas compactas pedem estantes pequenas. Considere também o tamanho da televisão e demais aparelhos que você pretende expor. E se a sua intenção é economizar espaço, uma boa pedida é recorrer a estantes com porta de correr.

Estilo

A estante deve combinar com a proposta decorativa do ambiente. Se a decoração da sala é clean, aposte em um móvel simples e claro. Caso o estilo seja rústico, não abra mão da textura natural da madeira. Mas se a decoração seguir uma linha mais sofisticada, dê preferência a estantes luxuosas, com detalhes diferenciados e acabamento brilhante.

Design

O design do móvel também é um importante aspecto a ser levado em conta. Opte por estantes com formas que harmonizem bem com o ambiente em questão. Se quiser um efeito mais moderno, não tenha medo de investir em um móvel de design arrojado e inovador.

Qualidade

Beleza não é tudo! Quando for comprar uma estante para sua sala, avalie a qualidade do material, o padrão do acabamento, o tempo de garantia e a marca do móvel. Opte por peças fabricadas por empresas bem-conceituadas no mercado. Quanto melhor for a estante, maior será sua vida útil. Pense nisso!

E então, está pronto para escolher sua estante para sala? Se você curtiu este post, não deixe de conferir o nosso texto com três truques para decorar salas pequenas. Provavelmente você vai gostar! Até a próxima.