Blog da Linea

Estilos de decoração: descubra agora o seu!

Todos os estilos de decoração têm seu charme e podem ser aproveitados em ambientes distintos. Apesar disso, sempre há um elemento que chama mais a nossa atenção: um móvel com design marcante, um arranjo que lembra tempos passados ou uma combinação de cores que revela traços de personalidade.

Para muitas pessoas, é fácil definir um grupo de coisas que agradam o olhar. O desafio está em encontrar um tema que englobe todas as preferências de maneira harmônica. Pensando nessa dificuldade, trouxemos uma lista com diferentes estilos para mostrar as características e pontos positivos de cada um.

Acompanhe o post para descobrir qual deles mais combina com seu perfil e arrasar na decoração!

Clássico

Destaca-se pela riqueza de detalhes que deixam o ambiente com ar sofisticado. Esse estilo costuma ser composto por mobiliário e objetos herdados de família.

Principais características:

Outro estilo com inspiração no clássico e que traz uma pegada mais feminina é o romântico. Para trabalhá-lo, a dica é apostar na suavidade dos tons pastel e das estampas com flores e arabescos.

Moderno

Tem como princípio básico a funcionalidade. Diferentemente de muitos estilos de decoração, mantém os objetos e acessórios em segundo plano para dar lugar à simplicidade. Não é à toa que um ambiente moderno pode ser considerado atemporal e adequado a diferentes épocas.

Principais características:

Com sua atmosfera clean, o estilo moderno deu origem à estética minimalista, na qual cada peça tem sua utilidade e não apenas função decorativa.

Industrial

Teve origem nas residências nova-iorquinas de 1950, muitas delas instaladas em antigas construções de fábricas e frigoríficos. A aparência rudimentar mantida nos ambientes internos dos velhos prédios — também conhecidos como lofts — é a base do estilo industrial.

Principais características:

Rústico

Simples e aconchegante: esse é o estilo rústico. Por valorizar os elementos naturais, é o preferido daqueles que querem levar o clima bucólico da floresta para dentro de casa.

Principais características:

Vintage

É um dos estilos de decoração mais elegantes por utilizar peças originais de décadas passadas (principalmente do período entre os anos 1920 e 1960). Representa algo clássico, de qualidade.

Principais características:

Para quem quer gastar pouco sem abrir mão do visual vintage, a dica é apostar no estilo retrô. Este faz uma releitura do passado, utilizando elementos atuais com aparência de peças antigas — e que, por isso, apresentam custo mais baixo.

Temático

Todos os estilos inspirados no modo de viver de outras culturas ou que remetem a um tema específico são denominados temáticos. Trouxemos alguns exemplos para você ter uma ideia das variações e ampliar o leque de possibilidades:

Tropical

Retrato do Brasil, alia o frescor da natureza às cores intensas do verão. Nesse tipo de decoração, é comum o aproveitamento de todas as aberturas para valorizar a iluminação natural. Materiais como madeira, bambu, vime e palha são os preferidos, bem como estampas inspiradas em flores, folhas e frutas.

Se tiver uma temática náutica, o estilo tropical deixa as cores cítricas (verde e laranja) de lado para seguir a paleta de branco + azul + vermelho. Para complementar os ambientes, vale usar elementos que lembrem o mar, como conchas, âncoras, remos, réplicas de barcos, cordas e até aquários.

Oriental

Preza pela harmonia e equilíbrio e pode misturar itens de diferentes culturas orientais. Tons suaves, como branco, verde-claro e cinza são importantes para trazer sensação de paz. Móveis baixos e envoltos por futons e almofadas são comuns, assim como o uso de divisórias leves, que permitem modificar o layout dos ambientes.

Para decorar, são utilizados símbolos do budismo, como estátua de buda, flor de lótus e desenhos de peixes dourados. Elementos que representam a natureza também são bem-vindos, como fontes d’água, arranjos florais e jardins internos.

Escandinavo

Compõe ambientes simples, minimalistas e com visual contemporâneo. Assim como o estilo rústico e tropical, valoriza os elementos naturais. As plantas aparecem nas áreas externas e internas, em vasos no chão ou em arranjos sobre os móveis.

Outra característica é o predomínio de linhas retas e de materiais orgânicos, como couro e tecidos de lã, linho e algodão. Como na região da Escandinávia os dias são curtos, o uso do branco para clarear e refletir o máximo da luz natural é justificável. Tonalidades mais fortes e chamativas só aparecem nos pequenos acessórios, que são poucos.

E aí, conseguiu descobrir sua opção favorita entre os estilos de decoração apresentados? Perceba que muitos utilizam soluções semelhantes e que podem ser reaproveitadas toda vez que você resolver mudar o visual dos ambientes.

Antes de ir, aproveite para deixar um comentário no post. Ficaremos felizes em saber sua opinião sobre o conteúdo ou, quem sabe, receber sugestões para abordar outros estilos decorativos. Participe!