Blog da Linea

Indústria moveleira: conheça as principais tendências do setor

A indústria moveleira é uma das mais antigas e bem-sucedidas do mundo – e, em especial, no Brasil, que é o 6° maior produtor de móveis do mundo, segundo a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel).

Conforme as mudanças da sociedade, o setor foi evoluindo e, até hoje, continua trazendo novidades adequadas às principais tendências de decoração.

Continue lendo este artigo para conhecer a evolução da indústria moveleira, como está o mercado hoje e quais são as principais tendências. Confira!

A evolução da indústria moveleira

Há cerca de 30 mil anos, nossos ancestrais utilizavam ossos, madeira e pedras para esculpir móveis. Existem registros de diagramas de camas, cadeiras, bancos que remetem à China antiga, à Índia, à Mesopotâmia, ao Egito e à Roma.

Durante o século XIV e XV, os móveis ganharam mais adornos finos (sobretudo em casas e instituições religiosas) e mais funcionalidades, incluindo gavetas, cômodas e armários. As pessoas também aprenderam a criar móveis mais resistentes e duráveis.

Com a sofisticação das técnicas, surgiu o marceneiro, o profissional especialista na fabricação de móveis.

Com a Revolução Industrial, o trabalho parou de ser totalmente manual, e as máquinas chegaram para trazer maior produtividade à indústria moveleira. Assim, o processo de fabricação ficou mais padronizado, e o controle da qualidade dos produtos, maior.

No século XIX, ocorreu outro marco: a indústria moveleira separou o produtor dos móveis e o vendedor dos móveis. Antes, o profissional que fabricava era o mesmo responsável por vender. Com isso, surgiram as lojas e os fabricantes.

Além disso, a produção do mobiliário, que antes utilizava apenas madeira, introduziu novos materiais na fabricação, como o plástico e o metal.

No século XX, aconteceu a Terceira Revolução Industrial, resultando em um novo progresso na indústria moveleira: a utilização de sistemas eletrônicos na fábrica. Isso ajudou a aumentar a produtividade, reduzir o desperdício e melhorar a qualidade dos produtos.

Atualmente, estamos no que seria a Quarta Revolução, com a implementação de novas tecnologias.

Como a Quarta Revolução Industrial influenciou o setor moveleiro? 

Entre as novas tecnologias advindas da Quarta Revolução estão a Internet das Coisas (IoT), que nasceu para conectar o mundo físico ao digital, a realidade aumentada, que permite enriquecer a experiência visual, robótica, inteligência artificial (IA), entre outras.

Um exemplo de aplicação dessas inovações é a possibilidade do cliente utilizar a realidade aumentada para poder ver como ficaria um móvel na sua sala ou quarto.

Afinal, qual é a situação do setor moveleiro em 2022 no Brasil?

O setor moveleiro passou por diversos altos e baixos nos últimos anos.

Desde a abertura comercial do governo na década de 1990, ocorreram diversas mudanças, sendo que algumas foram boas, como a compra de novos equipamentos de alta tecnologia, e outras nem tanto assim, como a questão da concorrência com as empresas estrangeiras.

Em setembro de 2022, a Abimóvel divulgou os resultados do 1º semestre do ano no setor. São eles:

Como você viu, alguns indicadores estão melhores que outros.

Considerando o período da pandemia, que impactou bastante o setor, e a movimentação da economia nos últimos meses, o resultado está muito positivo.

Quais são as principais tendências para o setor moveleiro?

O setor moveleiro sempre acompanha as mudanças da sociedade. A seguir, confira as principais novidades do momento.

Móveis versáteis e multifuncionais

Como as pessoas estão morando mais sozinhas e tendo menos filhos, as residências estão reduzindo de tamanho. Desse modo, aumenta-se a preferência por móveis multifuncionais, que atendem a mais de uma demanda, como bicama, móveis pet friendly e estante-mesa, para ocupar menos espaço nos cômodos.

Minimalismo

Essa é uma tendência de decoração com o foco de “menos é mais”. Nesse caso, o setor moveleiro aposta em um visual moderno, simples e elegante, utilizando cores neutras e padrões. Desse modo, a pessoa tem maior liberdade para colocar o que quiser para ocupar os móveis.

Principais matérias-primas utilizadas na indústria moveleira

O material principal da indústria moveleira é a madeira, mas já existem outras matérias-primas utilizadas na fabricação, como:

E então? Você já faz parte do setor moveleiro? Esperamos que as informações tenham ajudado!

Conheça a Linea Brasil

A Linea Brasil é uma fabricante de móveis para a sala de estar, que oferece em seu catálogo os seguintes produtos:

Também temos uma linha especial de painel ripado, com vários modelos incríveis e em cores diferentes, do tradicional ao off-white, para combinar com a tendência de decoração atual.

Garanta para sua loja os móveis especializados da Linea Brasil. Para isso, fale diretamente conosco ou encontre um dos nossos representantes mais próximos de você.

Gostou deste artigo sobre a indústria moveleira? Então, confira outros títulos que separamos: