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Loja de móveis: 8 dicas de vitrinismo essenciais para o seu negócio

Entre as várias estratégias para fazer o negócio ir bem, você sabia que a vitrine de loja é um dos elementos que funcionam muito bem para atrair mais clientes para o seu estabelecimento? Afinal, quando o assunto é ambientação e decoração de vitrine, são poucos os locais que obtêm êxito no trabalho elaborado para chamar a atenção das pessoas.

Imagine, então, se você tiver as dicas certas para fisgar mais clientes pelas emoções. O grande truque, na verdade, é encantar o consumidor com um impacto que mexa com os seus sentidos. A valorização dos produtos acaba gerando também desejo e, é claro, criando uma conexão mais forte entre a loja e o seu público-alvo.

Se você se interessa em otimizar esse canal de comunicação na sua loja, então deve conferir as seguintes dicas para despertar o interesse das pessoas e convertê-las em clientes. Vamos lá?

1. Defina com precisão o seu público-alvo

Antes de qualquer coisa, o que você precisa ter em mente é que as vitrines da sua loja só podem ser montadas depois que o público-alvo estiver bem definido. Vários fatores influenciam nisso: poder de compra, hábitos de consumo, estilo de vida e faixa etária das pessoas.

Caso seu público seja mais jovem, inspirar-se nas decorações modernas mescladas com o retrô pode criar uma atmosfera energética, instigando esse perfil a frequentar o seu estabelecimento. Agora se a loja atende a um público mais maduro, que tal apostar em uma vitrine moderna, com tons sóbrios e poucos elementos excêntricos?

Pensar no público-alvo também significa planejar estrategicamente a organização dos preços dos produtos para neutralizar sua interferência na estética da vitrine. Busque sempre fazer composições nas quais um dos produtos tenha um preço mais acessível do que os outros — sem fazê-lo perder sua importância, é claro. Essa atitude faz com que o público entenda que a loja tem uma variedade de produtos de diferentes preços.

Todos esses detalhes e informações vão ajudá-lo a escolher a temática e os elementos certos para montar as vitrines da sua loja de móveis da maneira correta.

2. Busque inspirações e dicas para vitrine de loja na internet

A internet é o maior acervo de ideias que você pode buscar como inspiração para as suas vitrines. Não existe nada melhor para ativar a criatividade do que passar os olhos por imagens no Pinterest ou no Instagram, por exemplo.

Outra maneira de se inspirar é procurar por diversos artigos na web — em sites relacionados ao assunto — com o objetivo de fomentar novas técnicas para a criação de uma vitrine de sucesso. Utilize essas ferramentas digitais a seu favor!

Você pode também observar as vitrines de lojas maiores, que você admira. A ideia não é copiar, mas buscar referências em estratégias, recursos e maneiras de organizar os produtos.

3. Trabalhe com um bom projeto de iluminação

Um dos maiores segredos de uma vitrine bem montada é saber projetar adequadamente a iluminação. Caso você não saiba, quando trabalhamos com as luzes estamos mexendo também com os sentidos dos consumidores, uma vez que elas podem despertar diferentes sensações.

Se você está se perguntando como fazer isso, não se preocupe! Em geral, não existe um padrão correto de lâmpadas para usar em vitrines. Todas têm uma propriedade e é bem comum a utilização de vários modelos para resultar em uma iluminação mais eficiente e atrativa de acordo com seus tipos e suas formas de aplicação.

Tipos de iluminação

Lâmpadas refletoras

Esse estilo de iluminação costuma esquentar o ambiente e os objetos presentes no local. Para não haver tanta alteração nas cores dos produtos expostos em uma vitrine, é indicado que elas sejam instaladas de 1 a 3 metros de distância umas das outras.

​​Alguns modelos têm laterais espelhadas para criar um facho de luz dirigido, outras têm o topo espelhado, produzindo um facho aberto. De qualquer forma, as lâmpadas refletoras são excelentes para criar um ambiente agradável, com pontos de luz que destacam detalhes importantes da vitrine.

Lâmpadas halógenas incandescentes

A luz halógena se destaca por criar contrastes magníficos e ressaltar as cores, deixando-as mais brilhantes. Apesar de serem mais caras se comparadas às luzes incandescentes comuns, são mais econômicas e duram muito mais.

Lâmpadas fluorescentes

Por criar uma iluminação uniforme, com temperatura baixa e boa intensidade, as lâmpadas fluorescentes não têm o objetivo de chamar a atenção das pessoas. Entretanto, são perfeitas para solucionar questões como os reflexos nos vidros da sua vitrine.

Lâmpadas de LED

Caso escolha os modelos de luz fria, saiba que eles são excelentes para serem instalados próximos aos produtos, criando uma atmosfera moderna e tecnológica ao espaço. As lâmpadas de LED têm sua vida útil bem longa e consomem pouca energia, podendo ser usadas como iluminação difusa.

Efeitos de iluminação

Luz direta

As lâmpadas refletoras têm como finalidade direcionar a iluminação em um ponto específico da vitrine. Para um efeito satisfatório, a distância indicada entre a lâmpada e o produto é de 50 a 70 centímetros. Quanto mais afastada do ponto de destaque, menor será sua incidência.

Luz indireta

Também conhecida como iluminação difusa, essa forma de aplicação cria um efeito mais aberto. Com lâmpadas instaladas de forma não aparente, cria um ambiente intimista. Caso a vitrine seja produzida em tons mais escuros, mesclar com iluminação dirigida é bom para não deixar o espaço muito pesado.

Luz geral

Frequentemente é mais intensa. Como funciona para aumentar a visibilidade, é usada de forma indireta. Para essa finalidade, fazer uma mistura entre 60% de lâmpadas fluorescentes com 40% de halógenas incandescentes é perfeito para manter a fidelidade das cores dos produtos expostos.

Luz perimetral

Também conhecida como planos verticais, esse estilo de iluminação é direto e muitas vezes utilizado para destacar painéis ou cartazes de promoção. A luz perimetral cria uma atmosfera mais requintada, principalmente quando são aplicadas lâmpadas refletoras ou halógenas incandescentes.

Um projeto de iluminação é algo bem simples de fazer. Aproveite as dicas e crie um ambiente mais intimista e convidativo — que é o que os clientes procuram quando estão querendo mudar os espaços de casa com novos móveis.

4. Mude a vitrine da sua loja de móveis constantemente

O que faz efeito no vitrinismo não é somente a arte de montar os elementos em si. Também é preciso ter em mente que a sua vitrine deve ser renovada constantemente para que as pessoas sempre se surpreendam com algo novo na sua loja.

Por isso, modifique alguns detalhes no espaço todos os dias. Essa renovação no dia a dia permite que a sua loja apresente ao público produtos que não entraram antes por falta de espaço — e, é claro, renove completamente a vitrine a cada mês.

A parte boa disso é que você pode testar várias formas de montagem, brincando com focos de iluminação, cores, posições etc. Aliás, a mudança periódica da vitrine, sempre com novos produtos, mostra o bom gosto e a experiência no ramo para criar ambientes envolventes.

5. Saiba compor com cores e formas

Para uma vitrine bem montada, é necessário que você apure o olhar para criar composições harmoniosas. Isso envolve questões como cores, formas e objetos — além da iluminação, como já falamos anteriormente.

proposta de ambientação deve difundir uma sensação que induz o cliente a entrar na sua loja. Sendo assim, saiba trabalhar com cores que sejam chamativas mas não muito pesadas. Cuide da linguagem entre elas também nos objetos expostos, bem como nas texturas e nas estampas. A combinação deve ter equilíbrio, sempre dentro do contexto da vitrine.

Combinações do círculo cromático

Se você não sabe muito bem como combinar as cores em uma vitrine, não se preocupe: isso acontece até mesmo com os melhores profissionais, acredite! O que deve ser feito antes de tudo é escolher uma cor e, a partir dela, determinar se você quer um ambiente dinâmico ou suave.

Primeiramente, vamos descobrir o que é o círculo cromático. Para quem não sabe, essa é uma ferramenta fundamental para simplificar o processo de harmonização. Fisicamente, é uma paleta composta por 12 cores: 3 primárias, 3 secundárias e 6 terciárias — essas últimas são cores compostas pela mistura das 3 secundárias.

Existem algumas maneiras de criar combinações por meio desse recurso. As principais são:

Combinações contrastantes

Associar a cor escolhida a tons que se encontram opostos ao círculo cromático, como a harmonia entre o roxo e o amarelo. Isso cria um efeito dinâmico ao espaço.

Combinações análogas

Cores que estão até dois tons de distância da cor escolhida, gerando uma atmosfera mais suave ao ambiente — como é o caso da mescla entre o vermelho e o rosa.

Combinações triádicas

Tons com a mesma distância entre si, escolhendo uma das cores como dominante e as outras como detalhes. Nesse momento você terá suavidade e dinamismo caminhando juntas.

Uma dica interessante é aproveitar temáticas como as estações do ano ou datas comemorativas especiais para escolher as cores e formas da sua vitrine. Se estiver no verão, utilize tonalidades mais vivas. No inverno, reproduza ambientes aconchegantes e intimistas, e por aí vai.

6. Reaproveite materiais na sua vitrine

Como já dissemos, é importante mudar a vitrine com determinada frequência. Sendo assim, uma dica inteligente é saber aproveitar alguns materiais já usados em cenografias diferentes. Se você souber conservar os elementos utilizados em uma temática, pode muito bem usá-los novamente em outra produção. Apenas saiba trabalhar a criatividade para que nada fique igual!

Ao reciclar os itens decorativos, você acaba economizando custos de execução, tempo e até mesmo deixando a vitrine bem atrativa. Cuide apenas para manter a vitrine sempre limpa e organizada, de forma que os elementos e materiais estejam em boas condições para reutilização.

7. Utilize adesivos para decorar a vitrine

Um elemento decorativo prático e com alto potencial é o adesivo. Hoje ele é produzido facilmente com materiais de aplicação simples, como é o caso do vinil. Eles são uma ótima alternativa para compor a cenografia da vitrine e preencher o espaço que, na maioria das vezes, fica um pouco frio — já que dá mais trabalho para uma loja de móveis atingir o mesmo atrativo visual do que uma loja de roupas.

8. Aplique a regra de três para as vitrines

Dentro das técnicas de vitrinismo, existe uma bem famosa, chamada regra de três. Ela afirma que, na hora de montar uma vitrine, você deve posicionar os seus produtos em grupos de três, seja lado a lado ou em degraus abaixo do outro.

O motivo é simples: os olhos humanos estão habituados a buscar por imagens simétricas enquanto se movimentam. Essa técnica também vale para grupos de produtos separados por categorias de preço, cores ou tamanhos, estimulando o cliente a comprar mais sem perder tempo buscando outras opções ao redor.

Abuse dessa estratégia para manter suas vitrines sempre harmônicas. As vitrines não devem estar tão cheias, mas também não muito vazias. A dica é posicionar os produtos com uma distância mínima entre eles de 10 centímetros.

9. Agregue valor à vitrine

Aproveitar bem o espaço de uma vitrine garante diversas vantagens, e uma delas é o poder de agregar valor ao seu negócio. Você sabia que a vitrine é responsável por 70% das vendas de uma loja? Não enxergar possibilidades de investimento é jogar fora parte da estratégia de comunicação e o treinamento dos funcionários. Afinal, a vitrine será o grande cartão de visita da sua loja, então por que não investir tempo e dinheiro nela?

Aumente a percepção de valor da sua loja

Aliar o marketing do local a um design harmônico, que condiz com a filosofia da marca, é o primeiro passo para agregar valor à empresa.

Por meio das informações garantidas com a gerência, é possível obter dados suficientes para planejar estratégias adequadas e alcançar o resultado desejado nas vendas por meio do layout de uma vitrine.

Planeje uma estratégias de venda

Utilize recursos estratégicos para atingir clientes de forma emocional e convincente. Classificar os produtos por famílias, estilos e materiais é a melhor maneira de organizá-los para considerar o que será exposto ou não.

Depois de ordená-los, por meio dos dados fornecidos pela gerência, determine os produtos com mais visibilidade, escolha os que têm mais capacidade de otimizar as vendas e configure um design que se relacione com a identidade da marca e com o cliente.

Contemple sempre as datas comemorativas para a criação de vitrines estratégicas para promoções. Além disso, mantenha a identidade da marca não só na vitrine, mas em toda a loja — inclusive no modo com que seus funcionários atenderão as pessoas.

Com dicas de vitrinismo como essas, a apresentação estética da sua loja de móveis vai atrair muito mais consumidores e converter mais vendas. Nunca duvide do poder imagético e da maneira como as sensações e emoções influenciam o desejo de compra das pessoas!

Com uma vitrine bem elaborada, não há dúvidas de que você estará mais preparado para dar seguimento ao processo de venda. Gostou deste conteúdo sobre vitrine de loja? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de todas as nossas atualizações!