Blog da Linea

Marketing no ponto de venda: 6 dicas para a sua loja de móveis

Não dá para negar que os pontos de venda (PDV) são extremamente importantes para lojas de todos os segmentos, inclusive empreendimentos do setor moveleiro.

O PDV é uma espécie de ponte entre o cliente e a marca, pois ele aproxima a empresa do público, aumenta a interação entre eles e torna a experiência de negociação mais agradável e interessante para ambas as partes.

Um bom ponto de venda é capaz de atrair o público-alvo, refletir a imagem da empresa e contribuir efetivamente na decisão de compra da clientela. Por essas e outras, é fundamental investir no marketing no ponto de venda da sua loja de móveis.

Só para ter ideia, o poder do ponto de venda é tão grande que, de acordo com recente pesquisa feita pela Nielsen, 70% das decisões de compra dos consumidores são tomadas diretamente no PDV.

Veja a seguir 6 dicas para melhorar o marketing no ponto de venda e assim alavancar grandes resultados para o seu negócio. Acompanhe!

1. Faça um planejamento estratégico detalhado

O passo primordial para montar um ponto de venda de sucesso é criar um planejamento estratégico detalhado. Esse plano inicial norteará suas decisões e ações de maneira mais consciente e segura, o que aumenta as chances de ter um PDV realmente eficiente.

Ao elaborar o plano, defina as metas de curto, médio e longo prazo, procure traçar o perfil do público-alvo, conheça a concorrência e, também, as variáveis do mercado. Com base nessas informações, programe as estratégias de marketing no ponto de venda.

2. Escolha uma boa localização para seu ponto de venda

Seja uma loja física, um showroom ou stand em feiras e eventos, é indispensável ser criterioso na escolha da localização para o ponto de vendas. O ideal é que o PDV seja bem localizado e o mais próximo possível do público. Além disso, o lugar deve ser adequado ao tipo de produto comercializado pelo negócio.

Para escolher o melhor local, conheça o perfil demográfico da região na qual o ponto de venda será instalado. Considere fatores como a movimentação no lugar, acessibilidade, visibilidade, segurança, vizinhança, infraestrutura etc. Vale ressaltar que as lojas que vendem mais são aquelas que estão localizadas em pontos estratégicos, com grande concentração e trânsito de pessoas.

3. Capriche no projeto visual do espaço

A estética do ponto de venda cumpre uma função insubstituível na atração do público-alvo, além de influenciar na experiência e na decisão de compra. Sendo assim, a decoração do PDV deve ser usada a favor do negócio, de modo que chame a atenção de potenciais clientes e estabeleça uma conexão imediata com os visitantes do ponto de venda.

O projeto visual deve ter a ver com o perfil do negócio e, também, com as preferências do público. Por exemplo, se a loja de móveis for elitizada e o público-alvo tiver um poder aquisitivo maior, a decoração deve ser elegante e sofisticada.

Caso a loja seja voltada para o público das classes C e D, o projeto visual deve ser atrativo, simples e acessível, para criar uma comunicação íntima e não verbal com a clientela. Em ambas as situações, o bom gosto e a criatividade precisam se fazer presentes.

Ao cuidar do visual do seu ponto de venda, leve em conta aspectos como iluminação, materiais gráficos, disposição, apresentação e combinação dos móveis, beleza da fachada e espaço livre de circulação. Cuidado com excessos decorativos, pois eles sobrecarregam o ambiente e comprometem a funcionalidade.

4. Capacite e motive a equipe

É impossível falar das estratégias de marketing para pontos de venda sem mencionar a importância da equipe da loja de móveis. Um time disposto, bem treinado e motivado certamente realizará um ótimo trabalho. Bons funcionários realmente elevam o PDV a outro patamar, contribuindo até mesmo para o aumento dos lucros da empresa.

Diante disso, é indispensável contratar profissionais competentes e estar disposto a capacitar ainda mais essas pessoas, dedicar tempo à troca de experiências e compartilhar com a equipe os valores e os objetivos do negócio. Até porque o time precisa estar alinhado e deve falar a mesma língua da empresa.

De nada adianta ter um ponto de venda amplo, bem localizado e lindo, produtos incríveis a serem vendidos e um planejamento estratégico bem-feito, se a equipe de trabalhadores não estiver bem preparada para receber os clientes, envolvê-los, cativá-los, esclarecer as eventuais dúvidas e apresentar os produtos da melhor maneira possível.

5. Crie experiências sensoriais

O PDV é o lugar ideal para possibilitar experiências sensoriais ao público. É nesse espaço que o potencial cliente é colocado frente a frente com o produto, e esse contato é o passo inicial para que ele efetue a compra.

Se sensações forem estimuladas durante o processo, a propensão ao fechamento do negócio aumenta. Sons, cores, sabores, texturas, aromas… Tudo isso tem o poder de impactar a decisão do público.

Sendo assim, vale a pena caprichar no visual dos múltiplos espaços do PDV, incluir som ambiente no ponto de venda, apostar em cartazes, investir em belas embalagens, incentivar o toque e a experimentação dos produtos, dentre outros recursos sensoriais.

6. Venda móveis de qualidade

A maior e melhor estratégia de marketing para o ponto de venda é oferecer produtos de qualidade. Portanto, selecione produtos de marcas confiáveis, fabricados a partir de boas matérias-primas, que sejam duráveis e que tenham alto padrão de acabamento.

Não basta ter um PDV incrível se os produtos comercializados forem duvidosos. No final das contas, todo cliente busca itens que atendam às suas necessidades, sejam bonitos, confortáveis, resistentes e caibam no seu orçamento.

Isso não quer dizer que sua loja de móveis deva trabalhar com itens caros, sofisticados e assinados por designers famosos. Significa que ela deve oferecer os melhores produtos possíveis, respeitando sempre o perfil do público ao qual se destina.

E então, gostou das nossas dicas? Vai colocá-las em prática no seu ponto de venda? Se você quiser obter mais informações para melhorar seu PDV, aproveite para baixar gratuitamente o nosso Guia do Visual Merchandising para loja de móveis. Até a próxima!