Blog da Linea

Móveis multifuncionais: o segredo da decoração de espaços pequenos

Quem disse que a falta de espaço precisa impedir você de ter o que quiser na sua casa? Com uma ajudinha dos móveis multifuncionais, é possível transformar seus cômodos e aproveitar ao máximo cada metro quadrado disponível no seu lar para deixá-lo a sua cara, sem se preocupar com o tamanho.

Quer ver como? Saiba mais sobre esse segredo no post de hoje e fique por dentro das melhores formas de colocar os móveis multiúso na sua casa. Vamos lá!

O que são móveis multifuncionais?

Como o nome indica, esses itens pra lá de práticos se destacam por conseguirem juntar diferentes propósitos em um só móvel, reduzindo a quantidade de peças que você precisa ter em casa.

Dessa maneira, eles permitem matar não dois, mas vários coelhos com uma única cajadada, por assim dizer.

Alguns exemplos de móveis multiúso que você já deve ter visto por aí são:

Quais são suas principais vantagens?

Mas afinal, por que vale a pena investir nesse tipo de mobília para o seu lar? É o que vamos explicar agora!

Eles têm melhor custo-benefício

Em primeiro lugar, é bom ressaltar que juntar dois móveis em um só — como, digamos, um armário para a cozinha que também se transforma em mesa — significa unir o investimento de dois itens em um único.

Ou seja: mesmo que o “armário-mesa” custe mais do que um armário ou uma mesa individualmente, provavelmente ele sairá mais barato do que o valor somado desses dois móveis, quando comprados separadamente.

Ao comprar um móvel que vale por dois (ou mais!), portanto, você com certeza estará economizando no orçamento de decoração da casa.

Adaptam-se às suas necessidades

Fazer com que um cômodo funcione de acordo com o que você precisa é um dos maiores desafios de quem mora em um apartamento ou casa pequena. Com as peças multifuncionais, no entanto, fica fácil ter tudo aquilo de que você necessita, não importa como seja a configuração do seu imóvel.

Se você tem muitos acessórios e sapatos, por exemplo, mas pouco espaço no guarda-roupas, dá para armazenar esses itens nas gavetas de uma cama multifuncional. Por outro lado, o quarto de uma criança ou adolescente pode ficar bem mais prático com uma cama duplex, que conta com escrivaninha para estudar na parte de baixo.

Ocupam menos espaço

Outra vantagem dos móveis com várias funções é que eles aproveitam ao máximo cada cantinho disponível na sua casa, permitindo muita praticidade no menor espaço possível.

Um exemplo disso são as estantes para TV: com elas, você reúne as funções de rack e estante na mesma peça. Nas prateleiras, você pode colocar seus livros e itens de decoração, dá para guardar ferramentas e multimídias nos armários ou nichos, além, claro, do espaço para a televisão, com modem da TV a cabo, caixas de som e outros apetrechos.

Agregam versatilidade ao cômodo

Você queria ter um quarto de hóspedes para acomodar as visitas, mas não tem mais nenhum cômodo disponível em casa para isso? Pois com os móveis multifuncionais, em poucos minutos dá para transformar qualquer cantinho e dar a ele a funcionalidade que você quiser.

Um sofá-cama pode ser o que estava faltando para você fazer da sala de TV ou mesmo da sala de estar um quarto para as visitas a qualquer momento. Se tiver gavetas ou nichos na parte de baixo, melhor ainda!

Já uma mesa retrátil ou dobrável faz da sua varanda um espaço para refeições sem impedir que você também use aquela área para outras atividades. O mesmo móvel pode permitir que você tenha um home office na sala ou no seu quarto, sem que seja necessário usar um cômodo inteiro para isso.

São práticos e bonitos ao mesmo tempo

Por fim, vale chamar a atenção para o fato de que, além de toda a praticidade, os móveis multiúso ainda estão em voga no mundo da decoração e da arquitetura, deixando sua casa mais elegante ao mesmo tempo em que agregam em versatilidade.

Como se não bastasse, eles contribuem para manter os ambientes mais organizados e também dão aquela sensação de conforto. Afinal, com eles é possível armazenar mais itens, o que ajuda a manter cada coisa em seu lugar. E, como aproveitam melhor os espaços pequenos, a casa acaba ficando mais aconchegante sem estar bagunçada ou apertada.

Como usá-los na sua casa?

Agora que você já sabe o que é um móvel multifunção e quais são as maiores vantagens de tê-los no seu lar, é hora de aprender a escolhê-los. Confira o passo a passo:

1. Meça o espaço disponível

Não dá para estimar quais móveis seriam mais adequados ao seu cômodo sem ter uma noção precisa das medidas do ambiente. Antes de qualquer coisa, portanto, certifique-se de anotar a área disponível para a mobília, incluindo o posicionamento de portas e janelas.

2. Coloque mais praticidade nos seus sonhos

A seguir, será o momento de tentar conciliar aquilo que você deseja com a realidade, usando a flexibilidade dos móveis multifuncionais para chegar o mais perto possível da sua casa ideal.

Procure soluções criativas para deixar cada espaço mais versátil, sem perder de vista suas necessidades reais no dia a dia e as questões como a área de circulação, abertura das portas, uso das cadeiras, etc. Assim, seu investimento será mais produtivo.

3. Combine o móvel com a sua decoração

Finalmente, na hora de tomar a decisão final na compra dos móveis, não se esqueça de aliar praticidade e estética: ficar feliz com o visual também é importante para que o móvel valha a pena.

Opte por cores e materiais que se encaixam bem no estilo de decoração escolhido para aquele ambiente, saiba como enfeitar o lugar com os acessórios e invista em truques que deem sensação de amplitude!

Já está pensando em como usar os móveis multifuncionais para deixar sua casa mais bonita, moderna e versátil? Então que tal dar uma olhadinha no catálogo de móveis da Linea Brasil para ter mais ideias criativas?