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Negócios em expansão: saiba o que é importante analisar

Quando as vendas de móveis crescem ou o empreendimento ganha proporções maiores, a expansão dos negócios passa a ser uma possibilidade e até realidade para o empreendimento. Todavia, esse processo deve ser analisado e planejado com cuidado, para que se avaliem riscos, necessidades de recursos, contratação de uma consultoria para orientação entre outros pontos. Afinal, negócios em expansão requerem decisões estratégicas e bem embasadas.

Se levarmos em consideração mercados competitivos, tais requisitos se tornam imprescindíveis, pois qualquer erro tático ou operacional pode causar sérios problemas para a empresa, incluindo para suas operações atuais.

O que é preciso para se expandir num mercado competitivo?

Para se expandir num mercado competitivo, existem alguns eixos que devem ser usadas como norte, pois fornecem à empresa diferenciais para enfrentar a concorrência e, assim, obter êxito, seja numa nova loja, revenda, filial ou na busca por alavancar as vendas de móveis. São eles:

Inovação

A inovação nos negócios é fundamental para a melhora das operações, desenvolvimento de novos produtos/serviços, otimização de processos, adoção de novos modos de gestão etc. É preciso focar numa política que dê espaço para as ideias dos funcionários, estimule a criatividade na resolução de problemas e permita adotar modelos/tecnologias novas nos processos.

Investir em tecnologia

E por falar em tecnologia, é fundamental investir em soluções tecnológicas que melhorem os serviços oferecidos, facilitem a comunicação com o público, automatizem tarefas manuais e repetitivas etc.

Para isso, é importante acompanhar as tendências do setor e ficar de olho nas novidades, pois, assim, será possível ficar à frente da concorrência, ou pelo menos não ficar para trás.

Apostar em boas técnicas de divulgação

Quando a expansão envolve a abertura de uma ou mais filiais, os próprios pontos ajudam a aumentar a visibilidade do negócio. Porém, é importante apostar em boas técnicas de divulgação, especialmente as amparadas pelas novas tecnologia e pela web (redes sociais, chats, fóruns etc.). Elas são mais econômicas e possuem grande poder de alcance e engajamento, como as ações de inbound marketing, mobile marketing etc.

Quais pontos necessitam de cuidados e foco?

Além de se atentar para os requisitos que podem ajudar os negócios em expansão, é importante identificar gargalos operacionais e analisar determinados aspectos do empreendimento atual que, se não estiverem devidamente estruturados, poderão ser entraves durante a ampliação. Entre eles, temos:

Logística

A área de logística deve ser bem planejada, necessitando de robustos investimentos para suportar a demanda de entregas e pedidos que uma expansão exigirá.

Isso porque o aumento nas vendas e a expansão para novos mercados costuma demandar melhorias no transporte, na capacidade de entregas, na estruturação de rotas otimizadas, na contratação de motoristas e funcionários, na busca de parcerias com transportadoras (principalmente se a expansão for por meio de um e-commerce) etc. Sem falar na parte de recebimento de móveis e outros materiais para revenda, pois o volume de compras também deverá aumentar.

Viabilidade do negócio

É importante montar um plano analisando a viabilidade da expansão do negócio, pois, por mais que seja um desejo da direção, o momento talvez não seja ideal. Além dos pontos mencionados acima, é preciso:

Atenção às parcerias

Por fim, é preciso montar parcerias para que o empreendimento cresça com mais segurança e solidez, podendo contar com ajuda externa. Para isso, vale a pena procurar uma transportadora de confiança para colaborar na logística, uma consultoria para orientar o processo, fornecedores que possam fazer boas condições de pagamento e dar maiores garantias caso surjam dificuldades na expansão etc.

Lembrando que essas dicas servem para diferentes tipos de expansão, como abertura de novas lojas, criação ou ampliação de vendas pela internet e aquisição ou fusão com outro empreendimento. Portanto, é necessário avaliar cada caso tendo em vista os pontos acima, buscando compreender bem o mercado e as legislações relacionadas, para que o processo corra da melhor forma possível.

Agora que você já sabe sobre os cuidados para negócios em expansão, que tal aprender mais sobre como gerir seu estoque até mesmo para deixá-lo preparado para o crescimento da empresa?