Blog da Linea

Nichos e prateleiras: ambientes decorados e organizados

Já pensou em deixar sua casa mais organizada e bonita ao mesmo tempo? Pois com os nichos e prateleiras, dá para fazer isso sem problemas! No post de hoje você vai ficar por dentro de tudo o que precisa saber para acertar no uso desses itens! Quer ver? Então confira:

Qual é a diferença entre nichos e prateleiras?

Em primeiro lugar, vale esclarecer a diferença entre um e outro para você não se confundir:

Diferentemente das estantes, tanto os nichos quanto as prateleiras ficam presos à parede, apesar de os nichos também poderem ser usados diretamente sobre o chão ou empilhados.

Quais são as suas vantagens?

O principal uso das prateleiras e dos nichos é na organização: eles podem ser colocados em praticamente qualquer cômodo para guardar e ordenar objetos que vão dos itens de toalete no banheiro aos temperos, louça e utensílios na cozinha.

Como não ficam no chão, tanto os nichos quanto as prateleiras ainda têm a enorme vantagem de ocupar pouquíssimo espaço e não impedir a circulação. Além disso, também podem contribuir bastante para a decoração das paredes em qualquer ambiente!

Como usá-los na sua casa?

Confira agora 5 dicas para não errar na hora de escolher e instalar prateleiras e nichos no seu lar:

Aproveite os espaços pequenos

Que tal trocar a mesinha de cabeceira ou a cômoda ao lado do sofá por um nicho ou várias prateleiras estreitas? Nesses e em outros cantinhos da casa, substituir móveis que ficam no chão por aqueles presos às paredes contribui para aumentar o espaço de circulação sem perder em armazenamento.

Saiba equilibrar organização e decoração

Como os itens guardados nas prateleiras e nos nichos ficam expostos, é essencial aliar organização e estética na hora de arrumá-los. Isso não significa que você só pode colocar enfeites e plantas ali, mas é muito importante dispor os objetos de modo a deixá-los mais atrativos.

Vale intercalar os itens de uso do dia a dia com outros mais bonitos para aproveitar a elegância e a funcionalidade dos nichos e das prateleiras ao mesmo tempo!

Aposte nas caixas organizadoras

Por falar em estética e organização, as caixas organizadoras são acessórios muito práticos para guardar as bagunças nas prateleiras ou nichos, sem prejudicar a decoração do cômodo.

Use-as para esconder objetos pequenos que não contribuem com o visual do ambiente, como fios, pilhas, papéis, canetas e outros cacarecos que podem dar a sensação de desordem.

Não tenha medo de inovar

Não são só os nichos quadradinhos e prateleiras retas que servem para organizar e decorar sua casa. Móveis desse tipo com formatos e cores inusitados também podem cumprir essa função!

Mesmo os tradicionais podem ganhar um ar moderno quando você os dispõe de maneira assimétrica, por exemplo, ou contrasta cores e materiais diferentes. Aproveite para ousar nesse quesito!

Fique de olho na qualidade

Por último, não se esqueça de conferir a qualidade dos nichos e prateleiras que você escolher para que eles durem muito mais! Outro detalhe importante é checar o peso máximo que cada item suporta, a fim de verificar se eles atendem às suas necessidades.

Agora que você já sabe tudo sobre esses dois itens, leia também nosso post com 7 inspirações de nichos decorativos para sua sala de estar e comece a planejar as novidades na decoração da sua casa!