Blog da Linea

Nichos para sala: 7 jeitos diferentes de usar e decorar

Os nichos decorativos já têm feito sucesso há algum tempo. E isso não acontece à toa: além de deixarem a sua casa mais moderna e agradável, essas peças são também excelentes para a organização de sua casa.

A grande vantagem é que é possível encontrar as mais diversas opções. As cores, tamanhos, formatos e materiais se diferenciam conforme as necessidades de cada consumidor — o que facilita a sua tomada de decisão. Na sala, por exemplo, é possível utilizar o objeto para mudar a cara do ambiente!

Continue nos acompanhando e conheça 7 jeitos de usar nichos para sala!

1. Acima do sofá

É possível dispor os nichos acima do sofá de sua sala de estar, por exemplo. Nesse caso, é usado apenas o potencial decorativo do objeto — que é também muito importante. Meça a largura do móvel e calcule a quantidade de peças necessárias para simular uma estante.

Você pode colocar os nichos lado a lado, com um pequeno espaço, ou colados um no outro. As duas opções dão efeitos bem interessantes. Dentro deles, coloque pequenos objetos de decoração.

Vasos de flores podem trazer um toque delicado e fresco ao ambiente. Por outro lado, action figures e quadrinhos tornam o clima mais divertido e lúdico. Faça a escolha com base em sua personalidade!

2. Dividindo ambientes

Quem disse que é preciso de paredes para dividir os cômodos de sua casa? Decorações modernas passam longe disso: atualmente, é legal tentar separar a sua casa de formas diferenciadas. Móveis e cortinas, por exemplo, são opções que designers e arquitetos têm mostrado com frequência.

Mas os nichos também podem cumprir esse papel. Aliás, este é um dos modos mais inovadores de criar uma divisória entre sua sala de jantar e de estar. E como fazer isso?

Basta juntar uma quantidade de peças que possa simular uma parede — que, na verdade, não precisa ir do teto ao chão. Como os nichos são feitos de variados tamanhos, você pode criar formas criativas de desintegrar os locais, sem deixar de usá-los para expor objetos decorativos!

3. Para organizar CDs e DVDs

Como você já viu, é possível fazer várias criações a partir da forma como você organiza os nichos para sala. E, para fugir do simples lado decorativo e visual, uma boa dica de organização é usar as peças para dar um espaço visível aos seus CDs e DVDs.

E é bem simples: basta organizar os nichos na vertical, formando uma espécie de armário. Ele pode sair do chão ou estar totalmente grudado à parede — é você quem decide.

A dica é excelente para deixar todo esse material à mão. Quando as visitas chegarem em sua casa, vai ficar bem mais fácil escolher a música para tocar ou o show que passará na televisão. Seus convidados também poderão ver e interagir com tudo.

4. Como rack

Você provavelmente conhece os racks — aqueles móveis em que colocamos televisão, DVD e demais aparatos necessários para uma sala de estar. É possível simular um rack com o uso de nichos, e essa é uma ideia bem simples, mas que faz toda a diferença no ambiente finalizado.

É só combinar diferentes tamanhos da peça para colocar a sua televisão e os outros aparelhos. Você pode, também, criar “gavetas” para guardar seus filmes logo abaixo desse local — tudo isso com nichos para sala.

E não precisa deixar a decoração de lado: pendure alguns deles para colocar seus adornos preferidos e chamar a atenção de seus convidados.

5. Álbum de família

Que tal usar seus nichos para sala não apenas para expor objetos decorativos, mas também para colocar em evidência algumas de suas fotos preferidas da família?

O melhor dessa forma de utilização é que ela é bem livre: você pode colocar os nichos em qualquer cantinho da sala e criar figuras diferentes e inovadoras conforme for distribuindo as peças.

Mas fique bem atento para não exagerar. O ideal é que o material dos porta-retratos escolhidos combine com o material dos nichos em que você os colocará. Você pode abusar de cores e prints diferentes, mas tome cuidado para que nenhuma texture “brigue” com a outra.

6. Nichos para sala redondos e triangulares

É bem possível que, até o momento, você tenha se deparado apenas com os nichos quadrados e retangulares. Realmente, eles são os mais encontrados e conhecidos, mas você pode ir muito além e ousar mais em sua decoração para a sala.

Os nichos redondos e triangulares são excelentes formas de fugir do lugar-comum e criar um ambiente ainda mais charmoso e moderno para sua casa. No caso dos formatos arredondados, é ideal que você os utilize como “moldura” para algum objeto decorativo.

Isso porque não há uma superfície lisa para que você equilibre as peças. Sendo assim, quadrinhos, imagens e flores são boas opções. Tudo para fazer diferente e deixar seu cantinho ainda mais personalizado!

7. Estante de livros

Seus livros não precisam necessariamente ficar no quarto ou no escritório. Mesmo que sejam objetos de estudo e entretenimento, eles também são excelentes para compor a decoração do ambiente. Por que não deixá-los expostos, então?

Os nichos são uma boa forma para colocar isso em prática. Os livros em evidência dirão muito aos convidados sobre a sua personalidade, e tornarão sua casa um verdadeiro reflexo de quem você é. Basta formatá-los no modelo de uma estante.

Eles podem ficar alternados, alinhados, em diagonal ou sem um modelo fixo, de forma livre: é você quem decide. A dica é levar para a sala aqueles livros grandes e bem bonitos — sobre moda, design, cinema, arte etc.

E eles não precisam ficar enfileirados. Colocar um em cima do outro também é uma boa alternativa. E você pode compor cada nicho com um objeto de decoração para além dos livros. Abuse da criatividade!

E aí, o que achou dessa formas de usar nichos para sala? Já quer colocar alguma delas em prática? Então não deixe de fazer o download do nosso catálogo e conferir uma série de ideias e inspirações para decorar sua casa do jeito que sempre sonhou!