Blog da Linea

O que fazer se seu cachorro come os móveis?

Quem tem cachorro em casa sabe que esse é mesmo o melhor amigo do homem. Mas vamos combinar que, se ser recebido pelos pulos de alegria do bichinho ao chegar em casa é uma delícia, por outro lado, ninguém merece se deparar com itens destruídos por ele na sua ausência.

Você sabe como resolver esse probleminha? Então fique de olho no nosso post de hoje e aprenda exatamente o que fazer quando o seu cachorro come os móveis. Com as nossas dicas, seu pet e você vão ficar muito mais felizes, acredite! Vamos lá?

Por que seu cachorro come os móveis

O 1º passo para resolver essa situação nada agradável é entender os motivos por trás do apetite do seu cãozinho pelo pé das cadeiras ou as almofadas do sofá. Geralmente, as mordidas podem estar sendo causadas por 3 razões:

Dependendo da idade do seu bichinho, ele pode, inclusive, estar comendo os móveis por todos os motivos acima. Em todo caso, fica mais fácil solucionar a questão depois de entender o que a está causando, não acha?

Truques para tirar os dentinhos do pet do sofá

Morder as coisas faz parte do instinto canino, por isso a resposta mais simples para fazer seu cachorro parar de comer seus móveis não vai ser impedi-lo de usar os dentes, mas sim dar a ele outras coisinhas que ele pode mastigar.

Ossos de couro, plástico, corda ou outros brinquedinhos apropriados para serem mordidos são ótimas opções. Além disso, dá até para fazer um brinquedo caseiro com uma garrafa de plástico (o tamanho vai depender do porte do seu cão) tampada e cheia de ração: é só fazer um furinho em um dos lados e deixar o pet se divertir enquanto tenta tirar a comida lá de dentro.

Também existem produtos específicos nas pet shops para impedir que os cães mordam os móveis. São soluções que deixam tudo com um gosto amargo e, assim, tiram a vontade deles de mastigar aqueles objetos. Só não se esqueça de ler as instruções para saber se o produto é compatível com o material do seu móvel, OK?

Aliando adestramento a um estilo de vida saudável

É claro que os brinquedos e ossos vão ajudar seu cachorro a tirar os olhos — e os dentes — dos seus móveis, mas é preciso ainda ensiná-los o que eles podem e o que não podem morder. Para isso, diga “não” bem alto, bata uma palma ou faça “shhh” quando eles aproximarem a boca de algum objeto que não podem mastigar, e em seguida dê o brinquedo ou osso.

Além disso, não deixe de passear pelo menos 2 vezes por dia com seu animalzinho, brinque com ele quando chegar em casa para que gaste bastante energia e leve-o para se exercitar regularmente. Uma caminhada de vez em quando vai fazer bem para o cachorro e para o dono!

Gostou de saber o que fazer quando seu cachorro come os móveis? Experimente as nossas dicas e, depois, conte para a gente aqui nos comentários o que deu mais certo na sua casa!