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O renascimento do varejo

 

Existe uma nova história sendo escrita pelos consumidores junto ao varejo e fabricantes de móveis. Bem como uma Fênix, que renasce das cinzas, assim será para toda cadeia produtiva. A evolução aponta para soluções nunca antes vistas ou imaginadas, e somente os que estiverem realmente preparados, sobreviverão.

Historicamente as formas de comércio passaram por grandes transformações ao longo do tempo. Inicialmente as ações eram feitas através do escambo com os excedentes produtivos de cada comunidade. Posteriormente iniciou-se o envolvimento com moedas e eram delimitados valores para cada tipo de produto. Já no Brasil, com a evolução da sociedade, o varejo também se expandiu. Assim, desenvolveram-se técnicas mercadológicas, que passaram a fazer parte da realidade das empresas varejistas. Com a expansão dos mercados, também houve o aumento e diversificação de produtos e da concorrência. O varejo ficou marcado por um longo tempo pelo comércio varejista em ruas, representado por pequenas lojas e vendedores ambulantes. Posteriormente, houve a mudança para a venda de mercadorias e também para a prestação de serviços em shoppings, que atraíam e cativavam clientes à procura de comodidade e segurança. Com a mudança do perfil, a população tem procurado outros ideais de consumo, mais práticos, seguros e ágeis. Como é o caso das compras pela internet, que crescem a cada dia no país. Este tipo de comércio tem feito com que meios de pagamento evoluam, assim como o controle e forma de estocagem. Há um emprego notadamente maior do uso da informatização e aplicação de tecnologias inteligentes para integração dos diferentes departamentos das empresas. Desenvolveu-se então um controle de vendas ainda mais articulado, além da constante evolução nos meios de entrega. Uma vez que é crescente o volume de compras neste tipo de comércio. O varejo também tem se adaptado à tecnologia móvel, uma vez que é comum que este consumidor utilize seu smartphone para pesquisar e comprar o que deseja. Contudo, o processo de evolução do varejo, não deve ser analisado somente no quesito comercial, em entrevista exclusiva com Sidney Nakama, Diretor comercial da tradicional moveleira paranaense Linea Brasil, apresentamos um case de sucesso que começou pela gestão.

 

Móveis Total: como foi o processo de startup estratégico da Línea Brasil?

Sidney: a empresa percebeu em 2007, que precisava rever o processo de gestão, e buscaram ajuda especializada. Foi então que comecei o trabalho como agente externo de recondução estratégica do negócio. Em 2010, iniciou-se um novo ciclo com a reestruturação societária, desde então, a empresa passou a ter um único norte, sob a direção de seu único proprietário Elio Pavanato. Culminou em um processo de expansão que em 2014 triplicou o tamanho da operação, tornando-se líder de mercado nacional e maior exportadora de racks e estantes do Brasil.

 

Móveis Total: quando falamos de pessoas no processo de expansão, como você vê o trabalho da equipe como um todo?

Sidney: a participação da equipe como seres únicos e pensantes, é fundamental em todo o processo e em todas as áreas. Seguramente temos uma das melhores equipes de representantes e gestão comercial do país, sendo reconhecida também como “a melhor assistência técnica do Brasil”, um dos melhores times de logística (da entrada da matéria prima até a saída do produto acabado, incluindo seu manuseio), equipe de operação, controladoria, financeiro, marketing e demais setores, oferecemos programas de estágio totalmente integrados. Em absoluto, todos buscam por um único objetivo. Ter metas, persegui-la, e saber onde se quer chegar, reforçam as expectativas que geram resultados antes de mais nada, mentais.

 

Móveis Total: quais estratégias foram utilizadas para realinhar a gestão comercial da Linea Brasil junto ao mercado ao logo deste período?

Sidney: aprendemos a ouvir o consumidor e o varejista. A época da tentativa e erro já passou. É preciso ser mais assertivo, e isso diminui custos, agiliza processos e abre espaço para qualidade e menor custo. A leitura dos desejos em design e funcionalidades, ano a ano, otimizam nossas vendas e os resultados, o que nos permite ampliar a carteira de clientes. Hoje, basicamente, todo importante varejista trabalha com produtos Línea Brasil.

 

Móveis Total: quais ações de expansão estão previstas para o segundo semestre de 2017 e nos próximos cinco anos?

Sidney: desenvolvimento de novos produtos e mercados foram pesquisados e mapeados para que estejamos aptos a ampliar ainda mais nossa atuação nacional e internacionalmente. A empresa passa por grandes e importantes transformações para poder absorver a demanda que surgirá nos próximos períodos, inclusive pós crise, onde o mercado atua sob uma lei natural de reajustes. Vale ressaltar que a Línea Brasil se prepara para tornar-se uma das melhores para se trabalhar nos próximos períodos, e hoje, é a única indústria moveleira que tem todos os seus números auditados, divulgando seu balanço publicamente e que caminha para sustentabilidade de seus processos, trilhando os caminhos da excelência moveleira.

 

A sorte não é amiga da crise.

 

Móveis Total: existe a possibilidade de novas frentes de negócios?

Sidney: sempre há trabalho neste sentido. O mercado aponta muitas oportunidades. A Línea Brasil busca aproveitá-las, cada uma em seu tempo oportuno.

 

Móveis Total: o que diferencia a Línea Brasil das outras empresas frente ao mercado?

Sidney: desenvolvemos produtos que funcionam para o consumidor. Investimos em pesquisa prévia.  Não testamos nada na “hora do jogo”. Isso é gestão e planejamento e não somente inovação e desenvolvimento de produto. A grande chave do sucesso é ouvir os desejos dos consumidores. Se ele estiver encantado com o produto, ele vai comprar. Bem como isso acontece com os smartphones e outros bens de consumo. Somos comparados, avaliados diariamente pelos consumidores e na resposta positiva, vendemos mais.

 

Móveis Total: o que sobrará depois da crise política- econômica brasileira?

Sidney: o mercado sempre existirá. Os que estiverem mais preparados e conseguirem enxergar quais são os desejos dos consumidores, sob a análise do perfil, renda e prioridades, terá mais chance de sucesso. Com toda certeza, estamos vivendo um período de grandes transformações. O mercado renascerá das cinzas, muito melhor do que já foi algum dia. E cabe a nós, nos prepararmos dia a dia para que tudo isso aconteça da melhor forma possível. Somos seres adaptáveis, evolutivos. Eu acredito nas mudanças.

Via Móveis Total / Maio 2017