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Ponto de venda: 4 estratégias para sua loja vender mais

Aumentar as vendas tem sido o maior desafio em tempos de crise e principalmente para empresas de ponto de venda físico, atrair clientes até a loja está cada vez mais difícil.

Este momento exige uma ação rápida, mas também certeira, pois investir em métodos caros de atração de clientes pode aumentar ainda mais os problemas financeiros da loja.

Você sabe como os investimentos no ponto de venda podem realmente melhorar ou afetar os números da sua empresa?

Separamos neste artigo algumas estratégias claras que vão mudar a realidade do seu negócio sem o risco de afetar a saúde financeira dela.

Atraia a atenção dos clientes para seu ponto de venda

Os pontos de vendas de uma loja, que são aonde os clientes efetivamente podem fazer suas compras –  seja na internet, stands de feiras especializadas ou na própria loja física – devem conter a identidade da empresa e também a mensagem clara do bom atendimento e qualidade dos produtos para poder vender mais.

O primeiro passo para vender mais é atrair clientes para o seu ponto de venda. Observe a região em que ela está localizada, quantas lojas têm a sua volta, quantos anúncios ou vendedores realmente estão lutando como você conseguir atrair mais pessoas.

A loja física precisa ter atrativos fundamentais para conseguir vencer essa “concorrência” no dia a dia e atrair a atenção dos consumidores que passam por ali todos os dias. Você sabe como realmente fazer isso?

Capriche na vitrine e disposição dos produtos

A vitrine é o primeiro contato que os possíveis clientes têm com a sua empresa. Trata-se da primeira impressão, e precisa ser trabalhada de forma a prender a atenção daqueles que estão passando pela porta da sua loja.

O primeiro passo para garantir o sucesso da sua vitrine e trabalhar na disposição dos produtos. Coloque os produtos chave da sua empresa para trazer a atenção para o que você realmente quer vender.

Estruture a vitrine para valorizar os produtos e, se possível, crie ambientes temáticos. Por exemplo, no dia dos namorados valorize um ambiente aconchegante e moderno para assistir televisão a dois, ou um belo jantar no natal e dia das mães. É possível criar vitrines com temas interessantes e que realmente destaquem os seus produtos de formas diferentes.

Estruture bem a ambientação da loja

A estrutura da loja também é fundamental para garantir que os seus clientes se sintam mais a vontade no seu ponto de venda. Estruture o interior da loja para que fique bem cômodo para as pessoas – nada de uma loja apertada e entulhada de mobílias que não terão serventia.

É preciso deixar a loja circulável, bem limpa e organizada e, ao mesmo tempo, com produtos bem dispostos no interior.

A ambientação da loja também é interessante. Invista em marketing sensorial, focando não só no visual, como na música ambiente (que estimule sensações boas para o seu cliente) e no odor, por exemplo.

Algumas empresas são conhecidas por terem um odor característico em seu PDV – Ponto De Venda. Isso faz com que, ao sentir aquele cheio específico, o cliente acesse sua memória olfativa e lembre-se da loja, podendo inclusive estimular uma nova compra.

Treine sua equipe para vender melhor

A chave do ponto de venda são os vendedores da sua loja. Ela pode estar maravilhosamente estruturada, mas se os vendedores não forem bem treinados, as vendas não irão acontecer.

Trabalhe com os vendedores o dia a dia, as situações e objeções mais comuns dos clientes e trace caminhos para lidar com cada uma delas.

A educação e atenção também são fundamentais para melhorar o número de vendas, mas não confunda atenção com “sufocar o cliente”. Conversar com o cliente, apresentar sugestões de produto são papéis de um bom vendedor, mas é preciso deixar que ele pense sozinho na solução, tenha seu tempo e espaço para decidir – muitas pessoas abandonam as lojas por se sentirem muito pressionadas por vendedores.

Como sua loja analisa o resultado de estratégias como estas quando elas são adotadas? Apenas com os números de vendas ou pelo fato de clientes fidelizados voltarem a comprar? Faça seu comentário com sua opinião do que é mais importante!