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Retorno sobre investimento: como calcular na loja de móveis?

Todo lojista quer ter resultados ao vender móveis. Porém, não basta observar o andamento das ações para comprovar o sucesso ou fracasso do empreendimento. Antes de tudo, é preciso analisar dados importantes que apontem se determinado investimento está sendo efetivo.

Para isso, o cálculo de retorno sobre investimento pode ser a solução. Neste post, você vai entender como ele funciona e também dicas para aplicá-lo em sua loja de móveis!

O que é retorno sobre investimento?

Também chamado ROI (do inglês, Return on Investment), o retorno sobre investimento é um importante indicador de retornos financeiros. Ele mostra, por exemplo, as taxas de ganho em relação a um valor aplicado em determinada solução. Ao mesmo tempo, faz uma análise do que aconteceu e traz uma perspectiva sobre o futuro do negócio.

O ROI é um parâmetro que pode ser adotado em qualquer área do mercado. Empresários de diversos ramos costumam utilizá-lo na hora de avaliar a possibilidade de seguir com um processo de investimento. Nesse sentido, também é um cálculo essencial para os lojistas que buscam formas de obter lucros e um diferencial competitivo.

Qual sua importância para os negócios?

O ROI é o melhor índice para decidir se uma empresa deve ou não realizar determinado investimento. Além de apontar prováveis retornos, ele também pode ser usado como métrica para comparar diferentes investimentos dentro de uma carteira de projetos. De forma resumida, calcular o retorno sobre investimento é importante porque permite:

Por se tratar de um cálculo baseado em diferentes informações, o ROI pode ser melhor aproveitado com o auxílio de um software para loja de móveis. A ferramenta permite encontrar dados rapidamente e mantém tudo registrado para análise posterior.

Como calcular o ROI na loja de móveis?

Considerando que o ROI é valioso no planejamento de vendas, você também deve estar querendo calculá-lo, certo? Antes de fazer isso, é crucial entender as diferenças entre os termos rentabilidade e lucratividade. O esclarecimento é necessário para que você consiga analisar ambos os processos separadamente no momento de tomar decisões.

Lucratividade x rentabilidade

Enquanto a lucratividade diz respeito ao ganho de capital em relação a uma receita, a rentabilidade indica e dimensiona o retorno de um investimento.

Para entender melhor as diferenças, pense na seguinte situação: uma loja de móveis está apresentado muito lucro e, ao mesmo tempo, exigindo uma quantidade cada vez maior de investimentos. O que está acontecendo? Se você olhar somente para a lucratividade, a tendência é pensar que o negócio está indo bem.

Porém, se observar a rentabilidade, perceberá que o retorno não está acontecendo como deveria. Nesse caso, ela até aponta a necessidade de se fazer cortes, mesmo que estes passem a sacrificar parte da lucratividade da loja.

Cálculo do ROI

Existem diversos métodos para calcular o retorno sobre investimento de um negócio. Para uma loja de móveis, o resultado pode ser obtido a partir da seguinte equação: rentabilidade = (Lucro líquido / Investimento total) x 100

Nesse exemplo, se um empresário faz um investimento de R$ 250.000 para abrir uma loja e seu lucro mensal é de R$ 8.000,00; a rentabilidade vai ficar em torno de 3%. O cálculo do lucro líquido leva em consideração alguns fatores, como total de vendas, custo com insumos e matérias-primas e, ainda, as despesas fixas e variáveis.

Observações importantes

Como o ROI se trata de uma relação, ao dividir um valor por outro valor o resultado não terá uma medida específica. Entretanto, ao multiplicar o valor por 100, passamos a considerar a medida em percentual.

Nesse sentido, como o lucro líquido pode variar entre um número positivo e um número negativo, o intervalo esperado do ROI será algo entre -100% a infinito. Logo, um resultado positivo (como ROI = 25%) significa que os retornos superam os custos e o investimento é considerado lucrativo.

Por outro lado, um resultado negativo (como ROI = -10%) significa que os custos superaram os retornos e, portanto, o investimento gerou uma perda líquida. Assim, quando diferentes investimentos são comparados, podemos dizer que aquele com o maior ROI será sempre o melhor investimento.

Rentabilidade baixa

Nos momentos em que a rentabilidade se mostrar baixa, é preciso agir rapidamente. O primeiro passo é rever o planejamento de investimentos da loja e o planejamento financeiro a fim de encontrar oportunidades para melhorar o retorno e os resultados.

Também é crucial revisar processos, mapear e definir os pontos que serão cruciais para a rentabilidade, como, por exemplo, o aumento do ticket médio dos clientes e o número de vendas de móveis.

O que fazer para aumentar o retorno?

Há duas maneiras principais de aumentar o retorno sobre investimento: diminuir os custos da loja ou aumentar os ganhos. A medida ideal deve atacar nessas suas alternativas e vir sempre acompanhada de um excelente trabalho de atendimento e pós-venda. Veja alguns exemplos de boas ações a seguir.

Calcule seu retorno atual

Se quiser melhorar o retorno dos investimentos, você precisa conhecer o retorno que obtém atualmente com a venda dos produtos na loja. Assim, terá uma base de comparação para definir se determinado investimento será lucrativo.

Aumente sua receita

Outra forma de aumentar o retorno sobre investimento é gerar mais vendas e receitas por meio de um amento nos preços dos produtos. Com isso, você melhora as receitas sem sofrer com os custos extras. Essa estratégia merece alguns cuidados, visto que um aumento exagerado nos preços pode corroer o volume de vendas.

Analise os custos para reduzi-los

Procure criar um registro financeiro detalhado para saber onde sua loja mais gasta dinheiro. Essa tarefa ajuda a identificar onde estão possíveis problemas, afinal, requer números financeiros para o orçamento operacional do empreendimento.

Outra estratégia eficiente é reduzir despesas, pois assim não terá de trabalhar para aumentar vendas e nem aumentar preços para obter mais retorno sobre investimento.

Viu só como o cálculo do ROI pode ser benéfico para o seu negócio? Para mais conteúdos relevantes, assine a nossa Newsletter!