Blog da Linea

Saiba como calcular a área da sala para receber móveis novos!

Ao mobiliar a sala, as pessoas geralmente focam na estética, no conforto e na qualidade das peças. Realmente, esses aspectos são muito importantes. Porém, quando se trata de decoração, não basta pensar apenas nessas questões. É indispensável, também, considerar as dimensões do espaço e dos móveis.

Escolher itens de tamanho inadequado pode causar problemas na organização e na funcionalidade do ambiente: móveis pequenos demais podem ficar visualmente desproporcionais, enquanto móveis muito grandes sobrecarregam o cômodo, comprometem a área de circulação e correm o risco de simplesmente não caberem no ambiente.

Para que essas surpresas desagradáveis não aconteçam com você, listamos 6 dicas de como calcular a área da sala para receber os móveis novos. Confira:

Meça a sala primeiramente

Para começo de conversa, tire as medidas da sua sala. Utilize um metro ou uma trena para medir exatamente o comprimento e a largura do ambiente, afinal, isso vai nortear as suas escolhas. Também é fundamental medir o pé direito para escolher estantes e painéis de tamanho apropriado.

Desenhe a planta do ambiente

Não precisa ser desenhista ou arquiteto para fazer uma planta da sala. Rascunhe o cômodo no papel ou em aplicativos móveis, considerando o comprimento das paredes e a disposição dos móveis. Isso servirá de referência não apenas para o momento da compra da mobília, como também na decoração da sala.

Vale destacar que a planta precisa considerar a existência dos rodapés, das escadas e do sentido de abertura das portas. Anote tudo!

Preserve a área de circulação

Tome muito cuidado para não colocar muitos móveis nem objetos de chão na sua sala, pois isso acaba prejudicando a área de circulação e a funcionalidade do cômodo.

Procure otimizar o espaço e manter uma distância apropriada entre um móvel e outro, pois as pessoas devem caminhar tranquilamente sem esbarrar em nada. O ideal é deixar entre 90 centímetros e 1,30 metro de distância de um móvel para outro.

Considere a porta

Se nem mesmo desmontado o móvel passar pela porta, você terá um problema dos grandes para resolver. Evite esse tipo de transtorno medindo a largura da porta da sua sala antes de efetuar a compra dos móveis. Novamente, pegue sua trena e anote as dimensões do vão. Essa informação pode ser incluída na própria planta da sala de estar.

Marque o chão

Depois de determinar o espaço útil do seu cômodo, facilite a sua vida marcando no chão os locais onde você quer colocar cada móvel. A marcação deve ser feita com folhas de jornal ou fita crepe. Esse passo é fundamental porque vai permitir que você tenha uma melhor visualização de como a sala vai ficar.

Analise a medida dos móveis

Agora que você já sabe o tamanho da sala, já fez uma planta detalhada e estabeleceu a distância média entre as peças, é chegado o momento de escolher os móveis propriamente ditos.

Nas compras presenciais, leve o metro para medir as peças na loja, sempre analisando se o item cabe no local que você pretende colocá-lo. Nas compras on-line, por sua vez, é preciso ler atentamente a descrição, com atenção especial às dimensões de cada peça.

E aí, você gostou do nosso artigo? Se está em busca de belos móveis para a sua sala, não deixe de conferir a nova linha de produtos da Línea.